Hidetaka Miyazaki: revista TIME elege o criador de Elden Ring e Dark Souls entre as 100 pessoas mais influentes em 2023

Vencedor de múltiplos prêmios, Miyazaki representa a indústria de games na lista da TIME.

em 14/04/2023
Todos os anos, a conhecida revista norte-americana TIME elenca uma lista com o que considera as 100 pessoas mais influentes naquele momento. Um criador jogos entrou na categoria Inovadores: Hidetaka Miyazaki, o criador da trilogia Dark Souls e do aclamado Elden Ring, entre outros jogos no subgênero que ganhou muito espaço na última década, apropriadamente chamado "soulslike".

Miyazaki compartilha a lista com escritores, como Neil Gaiman e Salman Rushdie; cantoras, como Beyoncé; chefes de Estado, como Lula, Biden e Charles; atores, como Pedro Pascal,  Zoe Zaldaña, Michael B.Jordan, e Drew Barrymore; e esportistas, como Messi.

Cada pessoa é descrita por um par em seu campo de atuação e, para Miyazaki, temos as palavras de Neil Druckmann, criador de The Last of Us
A primeira vez que joguei um dos jogos de Hidetaka Miyazaki, fiquei infeliz. Eu continuei morrendo no primeiro inimigo vez após vez. Porém, quando fui mais devagar, prestando atenção aos detalhes, de repente deu um clique. Consegui derrotar o inimigo e avançar ainda mais no jogo. Conquistei meu progresso e senti a adrenalina! À medida que avançava no jogo, fui muito mais deliberado e cuidadoso na forma como explorei aquele mundo. Em troca, o mundo me recompensou com tensão, beleza e surpresas.

É por isso que Elden Ring - seu enorme sucesso de 2022 - é um grande embaixador dos videogames e dos sentimentos únicos que eles podem causar no jogador, sentimentos que um meio passivo como a TV nunca poderia recriar. Os jogos de Miyazaki fazem o jogador se sentir realizado e inteligente - e tudo graças à abordagem intransigente dele e de sua equipe. Ele se recusa a explicar demais a mecânica ou a lore, preferindo confiar no jogador para descobrir por conta própria.
Em 2021, o Golden Joystick elegeu Dark Souls como o Ultimate Game of All Time, o que não necessariamente significa "melhor jogo", mas está aberto à polêmica, é claro.

Fonte: TIME

Admiro videogame como uma mídia de vasto potencial criativo, artístico e humano. Jogo com os filhos pequenos e a esposa; também adoro metroidvanias, souls e jogos que me surpreendam e cativem, uma satisfação que costumo encontrar nos indies.