Governo do Reino Unido veta a compra da Activision pela Microsoft

A transação foi barrada pela alegação de "competição desleal" por parte da empresa americana.

em 26/04/2023
Em uma decisão bastante inusutada, a Competition and Markets Authority (CMA) bloqueou a negociação entre Microsoft e Activion, que já está se estendendo desde janeiro do ano passado. O parecer foi emitido nesta quarta-feira (26). O órgão governamental britânico alegou que isso iria tornar o mercado de cloud game desigual. A mensagem foi a seguinte:
"O CMA impediu a proposta de compra da Activision pela Microsoft devido às preocupações de que o acordo alteraria o futuro do mercado de jogos em nuvem que se encontra em rápido crescimento, levando a uma redução da inovação e a entrega de menos opções para os jogadores do Reino Unido nos próximos anos."

Vale ressaltar que há praticamente um mês, o mesmo CMA sinalizou positivamente para a o desfecho da negociação. A Microsoft ese pronunciou oficialmente, dizendo:

"Continuamos totalmente comprometidos com esta aquisição e iremos recorrer. A decisão da CMA rejeita um caminho pragmático para abordar questões de concorrência e desencoraja a inovação tecnológica e o investimento no Reino Unido. Já assinamos contratos para disponibilizar os jogos populares da Activision Blizzard em mais 150 milhões de dispositivos e continuamos comprometidos em reforçar esses acordos por meio de soluções regulatórias. Estamos especialmente desapontados porque, após longas deliberações, essa decisão parece refletir uma compreensão falha desse mercado e da forma como a tecnologia de nuvem relevante realmente funciona."

Mesmo em um curto espaço de tempo, o impacto da notícia já pôde ser sentido financeiramente. As ações da Activision Blizzard oscilaram de 87 para 76 pontos na bolsa de NASDAQ. É a maior queda da empresa nos últimos 50 dias. Ambas as empresas entrarão com recurso para revisão da decisão, mas isso só deverá ocorrer em 2024.

Fonte: Gematsu e Yahoo Finance

Siga o Blast nas Redes Sociais
Carlos França Jr.
é amante de joguinhos de luta, corrida, plataforma e "navinha". Também não resiste se pintar um indie de gosto duvidoso ou proposta estranha. Pode ser encontrado falando groselhas no seu twitter @carlos_duskman