High Seas Havoc (Mega Drive): uma aventura em alto-mar cheia de estilo

Mais um excelente platformer dos anos 90 que vale a pena relembrar.

em 10/04/2023

Por diversas vezes, me senti grata por ter nascido no início dos anos 90. Embora meu contato com os videogames tenha sido cedo, com jogos de PC e algumas eventuais jogatinas no PlayStation dos meus primos, foi apenas em 1998 que ganhei meu Mega Drive e me esbaldei com Sonic e muitos outros títulos desse console que é uma baita de uma memória afetiva para mim.


Talvez seja culpa do ouriço azul que meu gênero favorito de jogos seja platformer, tanto faz se de ação ou não. High Seas Havoc é mais um excelente exemplo no gênero, e, mesmo que não traga tanta velocidade quanto os jogos de Sonic, é uma aventura caprichada e divertida que vale a pena ser relembrada.

Confusões em alto-mar

Seguindo os moldes de Sonic, Ristar e até mesmo Sparkster, High Seas Havoc traz em sua jogabilidade o "arroz com feijão" dos platformers: pular e correr. Neste título da extinta Data East, controlamos o leão-marinho Havoc em uma missão para deter o pirata Bernardo de colocar suas garras na Emeralda, uma joia capaz de garantir a seu possuidor poderes inimagináveis.

De fato, não é uma história muito original ou criativa, mas cumpre com seu propósito de entreter e garantir boa diversão. Se, por um lado, a aventura de Havoc peca em identidade, por outro, tem um level design excelente, com fases criativas e divertidas lutas contra chefes; além disso, a Data East fez questão de incluir tesouros escondidos nos estágios, adicionando uma camada extra de desafio durante a campanha e fazendo com que eles possuam mais de uma rota válida para chegar ao fim.

Um tesouro do Mega Drive

Outro grande destaque de High Seas Havoc é sua belíssima apresentação audiovisual, com gráficos e trilha sonora muito caprichados, quem explora toda a potência de hardware do console. Temos, desse modo, um game que salta aos olhos, com cores vivas e brilhantes, efeitos visuais diversos e músicas que grudam na cabeça.

Você chegou a jogar High Seas Havoc no Mega Drive? Qual foi sua experiência com o jogo?



Revisão: Thais Santos
Siga o Blast nas Redes Sociais
Juliana Paiva Zapparoli
Também conhecida como Lilac, é jornalista e atualmente trabalha com assessoria de imprensa. Fã de jogos de plataforma no geral, especialmente os da era 16-bits, com gosto adquirido por RPGs e visual novels ao longo dos anos. Fora os games, não dispensa livros e quadrinhos. Prefere ser chamada por Ju e não consegue viver sem música. Sempre de olho nas redes sociais, mas raramente postando nelas.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Você pode compartilhar este conteúdo creditando o autor e veículo original (BY-SA 3.0).