Foque na liberação das Landmarks
Um ponto importante de Ryza 3 é o fato de que o mapa é recheado de pontos de referência, chamados de Landmarks. Essas “marcas” são importantes para a exploração, melhorando a visibilidade do mapa global e servindo para viagem rápida. Como os mapas do jogo são bem amplos, essa deve ser a sua primeira prioridade durante a exploração.Entenda os tipos diferentes de quests disponíveis
Em Ryza 3, podemos encontrar várias quests durante a exploração. Elas seguem padrões diferentes, sendo importante saber diferenciá-las. Além das mais importantes, ligadas à história principal, temos também as World Quests, que expandem um pouco a ambientação, e outras missões que podem ser encontradas vasculhando todos os cantinhos.
Outros tipos relevantes incluem Normal, Character e Party. Essas são missões únicas, relacionadas a conversar com certas pessoas, alcançar uma Landmark ou concluir um pedido de um membro da equipe. Cada tipo de quest é identificado por uma cor diferente, sendo um fator importante para se guiar pelo mapa caso você não queira apenas seguir em frente com a história a todo custo.
Explore a Skill Tree
Em Ryza 3, temos acesso a uma árvore de habilidades (Skill Tree). Assim como a Sphere Grid de Final Fantasy X e sistemas similares de outros RPGs, a ideia aqui é gastar pontos para desbloquear novos nós. No caso da Skill Tree, esses pontos correspondem a habilidades passivas e novas receitas para a alquimia.Uma opção interessante para começar é aumentar o ganho de SP, que é a moeda necessária para desbloquear mais nós da árvore. Quanto mais cedo essas habilidades forem liberadas, mais fácil será abrir as outras opções. Por conta disso, vale a pena começar investindo na ramificação que vai em direção ao canto inferior da tela.
Também é possível melhorar a coleta de itens para obter materiais em maior quantidade e melhor qualidade. Também há nós para aumentar o limite superior de qualidade da síntese, permitindo criar itens melhor avaliados. Outras escolhas vão variar de acordo com a preferência do jogador, mas esses são alguns dos mais indicados para começar.
Faça sínteses sempre que tiver materiais e experimente criar receitas alternativas
Como usual de Atelier, nem toda receita é necessária para chegar ao final do jogo. Porém, é interessante brincar com o sistema de síntese para conseguir mais itens úteis e porque as receitas, especialmente aquelas de alto nível, geram SP que pode ser usado na Skill Tree.Além de criar novos itens, é bom ficar de olho no que cada nó da receita gera de impacto. Embora algumas vezes seja necessário usar um item específico, há vários momentos em que o jogador possui liberdade de escolher entre vários materiais diferentes de uma mesma categoria. As opções podem variar significativamente a sua afiliação elemental, gerando efeitos que melhoram a qualidade dos itens ou adicionam funcionalidades específicas, como “mais dano” ou “capacidade de queimar” em uma bomba.
Além de fazer itens melhores dependendo dos materiais utilizados, é importante avaliar a receita como se fosse um mapa. Uma vez concluída a escolha dos ingredientes básicos, o jogador pode explorar as ramificações para vários cantos e elas podem abrir nós específicos que transformam a receita em outra coisa, levando a mais opções para o seu repertório de síntese.
Abuse das chaves
Uma mecânica adicionada em Ryza 3 são as chaves, um item especial que pode ser usado para múltiplas funções, mas tem um número limitado de ativações. Os efeitos incluem melhorar os atributos dos personagens, coletar itens em pontos especiais do mapa, remover barreiras, melhorar os efeitos liberados em síntese e ganhar buffs em batalha.Um bom uso dessa mecânica pode fazer bastante diferença, especialmente na hora de sintetizar itens mais poderosos, então compensa muito dominar a criação de chaves. Existem duas formas de criá-las: durante a batalha e nas Landmarks. Contra inimigos mais poderosos, é possível criar chaves melhores, mas a criação em combate nem sempre funciona.
Alternando entre posições de combate
A trilogia Ryza possui um combate de turnos com elementos de tempo real, seguindo uma estrutura similar ao ATB da série Final Fantasy. Durante as batalhas, o jogador pode controlar apenas um personagem por vez, deixando os outros dois aliados simultâneos sob as ordens da inteligência artificial. Porém, é possível coordenar as ações através de um sistema de posturas dividido entre os modos Suporte e Agressivo.Em todas as batalhas, começamos com o modo Suporte, que faz com que os personagens foquem em ataques básicos. Com isso, coletamos AP, uma energia necessária para usar habilidades mais poderosas. Uma vez com o grupo já tendo muitos pontos para usar esses poderes, pode valer a pena alternar para o modo Agressivo, que permite aos aliados controlados por IA usar as suas técnicas também, gastando essa energia que é compartilhada entre todos os membros da equipe.
Um mundo vasto para explorar
Atelier Ryza 3: Alchemist of the End & the Secret Key é um RPG vasto com muito a se fazer e ver, além de ser uma bela conclusão para a mais nova trilogia da série. Estas são apenas algumas dicas simples que podem ser úteis para explorar melhor o que o jogo tem a oferecer. Boa viagem às Kark Isles e demais territórios de Ryza 3.
Revisão: Davi Sousa