Em 2021, a Perfect World Games anunciou o desenvolvimento de Code Name: X, um RPG em turnos para dispositivos móveis baseado na "famosa franquia japonesa para consoles que já vendeu mais de 10 milhões de cópias"; posteriormente, com mais divulgações, foi confirmado que o jogo, até então sem nome oficial, teria como base o próprio Persona 5 e passou a ser chamado de Persona 5X (ou P5X).
A temática central do spin-off é "desejos" e traz personagens originais que despertam suas Personas, mas, aparentemente, os icônicos Phantom Thieves of Hearts farão aparições no mobage. Apenas quatro personagens foram revelados até o momento: o protagonista de codinome Wonder; sua colega de classe, Arai Suwa (Closer); Luffy (Cattle), uma estranha coruja cujo papel se assemelha ao de Morgana; e Merope, a assistente de Igor (abaixo).
Confira breve descrição do jogo e dos personagens (tradução livre da redatora).
História e desenvolvimento
O jogo foca no tema de "desejo", contando uma história de adolescentes que despertam suas habilidades de Persona. Eles se conhecem, tornam-se amigos, enfrentam dificuldades e crescem lado a lado. Um misterioso homem com um longo nariz em um estranho cômodo embaixo d'água, uma coruja capaz de falar a linga dos humanos e um mundo que é muito diferente da realidade... Todas essas coisas aparentemente desconexas estão conectadas por alguma coisa...
O designer Shigenori Soejima, que faz parte do Atlus Art Team e também elaborou os populares personagens de Persona 5, é o responsável pela arte do protagonista de P5X. Wonder foi desenvolvido com muito cuidado após Soejima pesquisar e consultar informações a respeito da temática de The Phantom X.
Jogabilidade
P5X reproduz a vida dupla já conhecida na série. O jogador assume o papel de um estudante colegial e, durante o dia, vai à escola e participa das atividades acadêmicas. Em seu tempo livre, ele pode jogar basebol, pescar ou convidar amigos para assistir a filmes juntos, experenciando ao máximo o cotidiano em uma cidade cheia de vida.
Seja na escola, seja fora dela, o protagonista conhecerá várias pessoas com personalidades distintas. Fazer amizade com elas e estabelecer uma relação cooperativa não apenas o ajuda a desbloquear habilidades, mas também entender as histórias não contadas dessas pessoas.
À noite, o mundo muda com diferentes temas e os jogadores invocam suas Personas para iniciar combates enérgicos contra inimigos. O mundo é representado pelo subconsciente do coletivo humano, cujo objetivo é corrigir desejos distorcidos.
Personagens
Protagonista (Wonder)
O protagonista do jogo. Um segundanista na Kiba Academy. Depois de um evento inesperado, sua Persona despertou. Como seus pais estão sempre viajando, ele tem vivido sozinho em Zoushigaya, Tóquio. Wonder vai à escola durante o dia e viaja para outros mundos depois das aulas. Por que ele vive essa vida dupla? Seus propósitos são...? Sua Persona inicial é Jánošík.
Arai Suwa (Closer)
Uma segundanista na Kiba Academy. Boa em esportes, é colega de classe de Wonder. Arai é direta, tem uma personalidade animada e também é bastante atenciosa com os outros, além de ser popular com homens e mulheres na escola. Ela costuma agir mais de acordo com sua intuição do que com a lógica e tem um desempenho acadêmico mediano. Depois de um evento inesperado, sua Persona despertou. Sua Persona inicial é Awilda.
Luffy (Cattle)
Uma criatura misteriosa que lembra uma coruja e que aparece para o protagonista. É capaz de falar a língua dos humanos e se transformar em uma van de entregas. Luffy possui um vasto conhecimento sobre os outros mundos, é calmo e confiável em todas as situações. Sua Persona inicial é Rob Roy.
Ainda não foram reveladas outras informações de Persona 5: The Phantom X, como sistema de microtransações e requisitos de sistema, mas uma fase de testes estará disponível a partir do dia 29 de março na China.