Final Fantasy XVI, título desenvolvido e publicado pela Square Enix, atingiu sua fase gold de desenvolvimento, ou seja, o desenvolvimento principal do jogo foi concluído antes de seu lançamento em 22 de junho.
O título também recebeu detalhes sobre seus recursos ao ser jogado no DualSense. Hiroshi Takai disse que o jogo utiliza os gatilhos adaptativos do controle e feedback tátil na batalha e durante a exploração.
“Há certas seções em que o jogador terá que abrir portas pesadas ou levantar portas levadiças, e usamos os gatilhos adaptativos para transmitir essa sensação de esforço e resistência”, disse ele. “Eles também são usados para montar chocobos.
“O feedback háptico pode produzir vibrações extremamente sutis, que usamos para criar uma maior sensação de presença nas cenas”, continuou Takai. “Convertemos os efeitos sonoros usados em cada cena em dados hápticos, que nos permitem retratar detalhes que nunca conseguimos antes, como os movimentos do ar.”
O produtor do título, Naoki Yoshida, disse em entrevista que gostaria de ver uma versão para PC do jogo lançada “eventualmente”. “Antes de tudo, é verdade que Final Fantasy XVI é um exclusivo por tempo limitado de seis meses na plataforma PS5”, disse ele ao PlayStation Blog japonês. “No entanto, é uma história completamente diferente que a versão para PC seja lançada em meio ano. Vou deixar claro, mas a versão para PC não sairá em meio ano.
“Isso ocorre porque gastamos muito tempo e dinheiro otimizando a plataforma PS5 para oferecer a melhor experiência de jogo. Claro, eu gostaria de lançar uma versão para PC em algum momento para que todos possam jogar o máximo de jogos possível.
“No entanto, mesmo se começarmos a otimizar a versão para PC após o lançamento da versão PS5, não conseguiremos otimizá-la em meio ano, portanto, não será lançada em um curto período de meio ano. Eu gostaria de lançá-lo eventualmente, e acho que o farei, mas não estou no estágio em que posso dizer quando.”
Final Fantasy XVI está programado para ser lançado exclusivamente para PlayStation 5 em 22 de junho de 2023.
Fonte: VGC