Em 1997 chegou ao mundo uma nova saga literária que encanta até hoje milhões de crianças e adultos ao redor do mundo. A saga Harry Potter foi criada pela autora britânica Joanne Kathleen Rowling e após o primeiro livro da saga ter se tornado um sucesso, não demoraria muito para ela receber uma proposta milionária em relação aos direitos de sua obra em uma adaptação para as telonas. Em 1999, o estúdio Warner Brothers conseguiu adquirir os direitos de adaptação dos livros para os cinemas e assim foram produzidos 8 filmes que arrecadaram bilhões de dólares ao redor do mundo.
Durante os anos em que os livros estavam sendo adaptados para os cinemas, os fãs de Harry Potter não ficaram órfãos de jogos. A franquia teve vários jogos lançados para diversas plataformas, sendo alguns bons e outros que poderiam ter sido mais bem elaborados. J. K. Rowling conseguiu criar um mundo fantástico que não poderia ficar preso somente aos personagens de suas obras, e eis que em 2020 fomos apresentados a Hogwarts Legacy.
O nascimento de um jogo ambicioso
Em 2018 surgiram rumores de que um novo jogo baseado no mundo de Harry Potter estava em desenvolvimento. Imagens e um vídeo foram vazados na época dando mais burburinho a estes rumores e os fãs tiveram ali um vislumbre do que estava por vir. Naquela época, todos estavam muito ansiosos pelo anúncio do título que não chegou a ser feito.
Mas em 2020, mais especificamente no dia 16 de setembro, tivemos a surpresa de que o mesmo jogo que teve informações vazadas lá em 2018 finalmente havia sido anunciado em um evento da Sony focado no PlayStation 5. Muitos rumores apontavam para isso, mas ver ao vivo me deixou completamente extasiado. Fui completamente pego de surpresa e o primeiro trailer do jogo me deixou, como dizemos, no hype. Visitar Hogwarts novamente sem ser através da perspectiva de Harry Potter e de seus amigos é algo novo.
O título passou por diversos adiamentos em seu lançamento e finalmente chegará em 10 de fevereiro de 2023 para PlayStation 5, Xbox Series X e PC. Infelizmente, as versões de PlayStation 4 e Xbox One chegarão mais tarde, em 4 de abril de 2023, e a versão de Nintendo Switch apenas em 25 de julho de 2023.
Seja bem vindo novamente a Hogwarts
Hogwarts Legacy terá um enredo totalmente original. Sua trama irá se passar no final dos anos 1800, onde uma ameaça de rebelião de duendes contra bruxos está para acontecer e iremos controlar um personagem que teve sua magia despertada de forma tardia.
No jogo iremos criar um aluno que irá vivenciar o 5° ano na escola de Hogwarts. Através do modo de criação de personagem, poderemos personalizar características como: cor da pele, cabelo, voz, etc. Inclusive poderemos escolher em qual casa nosso personagem irá pertencer, dentre as opções temos as casas: Grifinória, Sonserina, Corvinal ou Lufa-Lufa. Além disso, nosso personagem irá aprender ou aprimorar habilidades como: poções, feitiços, herbologia e trato de animais fantásticos.
Por ser um RPG de mundo aberto teremos não só uma Hogwarts inteira, mas sim outras áreas presentes próximas à escola para explorar. O mundo do jogo contará com as quatro estações do ano e clima dinâmico.
Personagens conhecidos e presentes nos livros e filmes
O título não terá nenhum dos 3 protagonistas da saga literária e cinematográfica: Harry Potter, Ron Weasley e Hermione Granger. Sua linha do tempo se passa bem longe das histórias que foram apresentadas nos livros e filmes, mas isso não nos impede de rever ou conhecer personagens que já passaram ou foram mencionados na saga.
Pirraça, o travesso poltergeist, estará presente aqui e com certeza será para nos importunar. Os que jogaram o primeiro título de Harry Potter para PlayStation One devem saber o quão irritante era o poltergeist.
Cuthbert Binns, professor de História da Magia, e que inclusive deu aula para Harry e seus amigos, está de volta no jogo. Nos livros é contado que Binns morreu dormindo. Sim, ele morreu durante o sono e acordou indo dar aula como se nada tivesse acontecido, sem perceber que estava morto. Ele também é conhecido por dar aulas chatas e monótonas.
Phineas Nigellus Black é o diretor de Hogwarts na época em que o jogo se passa. Como o sobrenome entrega, ele é um dos ancestrais dos Black e pertenceu à casa Sonserina. Seu temperamento é um pouco difícil de lidar e ele não irá facilitar a vida de nosso personagem. Nos livros ele está eternizado num dos quadros dos antigos diretores de Hogwarts.
A Mulher Gorda estará guardando a porta do salão comunal da Grifinória, porém não se sabe se teremos alguma missão onde teremos que procurar a senha para assim adentrar o recinto. Mais personagens conhecidos devem estar presentes no jogo, exemplo são os fantasmas das outras casas, os personagens dos quadros e ancestrais de personagens conhecidos.
Personagens criados para o jogo
Iremos ao longo da narrativa conhecer novos personagens antes não vistos nos filmes ou livros. Há missões para realizar com eles a fim de conhecê-los melhor. Além das missões, todos eles terão uma história própria, que serve como uma forma de criarmos afinidade com cada um deles. O título terá muitos personagens, por isso darei uma breve descrição dos que já apareceram em trailers de divulgação:
Matilda Weasley, como o sobrenome entrega, é uma ancestral dos Weasley, pertenceu à casa Grifinória quando estudante e leciona Transfiguração. Severa e imparcial, Matilda é vice-diretora de Hogwarts, um cargo visto pelos alunos como “um pouco intimidante”.
Nossos companheiros Poppy, Sebastian e Natsai. |
A doce Poppy Sweeting pertence à casa Lufa-Lufa e tem um grande apreço por criaturas mágicas. Quando criança ela conviveu com os pais, que são descritos como caçadores furtivos, e em algum momento ela se perdeu deles e passou a ser criada por sua avó.
Sebastian Sallow pertence à casa Sonserina e é visto como o aluno problema. Ele e sua irmã gêmea, Anne, perderam os pais quando ainda eram crianças e acabaram sendo acolhidos pelo tio Solomon Sallow. Porém outra desventura abateu os Sallow: Anne foi atacada e amaldiçoada pelo duende Ranrok e seus seguidores, impossibilitando-a assim de frequentar Hogwarts. Sebastian tem a habilidade de usar as artes das trevas e possivelmente será o nosso catalisador para fazer uso de tal magia.
Natsai Onai é uma bruxa africana que pertence à Grifinória. Antes ela estudava na escola de magia e bruxaria de Uagadou, porém sua mãe recebeu a proposta de lecionar Adivinhação em Hogwarts. Ela possui a habilidade de se transformar em um animal, ou seja, é um animago e prefere conjurar magia com as mãos.
Os vilões Ranrok e Victor Rookwood. |
Ranrok é um dos grandes vilões de Hogwarts Legacy. Ele busca reivindicar um poder mágico que havia visto e que até os bruxos escondem de si mesmos. Ele odeia os bruxos, porém possui uma aliança com uma facção de bruxos das trevas liderada por Victor Rookwood.
Victor Rookwood é o líder de uma facção de bruxos das trevas, facção que antes era liderada por seu pai, e com a expansão e sucesso de seu negócio, mais ladrões e caçadores se aliaram à sua facção. Seus aliados roubam residentes de Hogsmeade, caçam e contrabandeiam animais mágicos raros, vendendo-os ou exigindo pagamentos de proteção a lojistas de Hogsmeade.
Lugares conhecidos
Dois dos lugares que aparecem em trailers e imagens do jogo são o Gringotes, o banco dos bruxos, e a loja de varinhas Olivaras. Estes lugares foram apresentados pela primeira vez no primeiro livro da saga e inclusive já chegaram a ser mostrados em jogos da saga. Não há detalhes do porquê Gringotes ou o Olivaras estarem no jogo, quem sabe teremos uma área inicial onde passaremos pelo Beco Diagonal.
Os salões comunais descritos nos livros estarão em Hogwarts Legacy, incluindo muitos detalhes. O salão comunal da Grifinória transmite aquele ar aconchegante visto nos filmes. O salão comunal da Corvinal, o mais arejado dentre os 4, é cercado de livros e ainda proporciona aos alunos uma vista bem ampla de Hogwarts. O salão comunal da Lufa-Lufa se encontra próximo às cozinhas de Hogwarts, possui uma arquitetura de madeira rústica e é repleto de plantas. O salão comunal da Sonserina se encontra no subsolo de Hogwarts, próximo ao lago negro onde vive uma criatura misteriosa.
Teremos acesso à Floresta Proibida, porém não há detalhes do que iremos encontrar nela, mas já é esperado que encontremos criaturas mágicas hostis e missões relacionadas à história principal. A Floresta Proibida também terá uma arena de batalha de artes das trevas, mas ela só estará disponível para aqueles que adquirirem a versão Deluxe do jogo. Ao que tudo indica, ela servirá mais como uma arena de batalha, onde enfrentaremos ondas de inimigos e poderemos praticar as maldições imperdoáveis.
Outras áreas do castelo presentes nos livros ou filmes aparecerão no jogo e poderão ser exploradas como a cozinha de Hogwarts, o banheiro dos monitores, a biblioteca, a estufa de Herbologia, o salão principal, etc.
A vila de Hogsmeade, apresentada em Prisioneiro de Azkaban, estará no jogo de uma forma muito mais participativa. Missões principais e secundárias estarão disponíveis nos arredores da vila, além de podermos fazer compras de itens e equipamentos. Os que adquirirem a versão de PlayStation do título terão acesso a uma missão exclusiva relacionada a uma loja assombrada de Hogsmeade.
O mundo aberto de Hogwarts Legacy poderá ser explorado em cima de uma vassoura, criaturas mágicas ou a pé. Haverá outros vilarejos bruxos ao redor do mapa e muitos segredos para serem desvendados em certas áreas, segredos estes criados por Merlim.
Duelo e combate
A ação estará presente em Hogwarts Legacy. O Clube de Duelos está de volta e Lucan Brattleby será nosso anfitrião, organizando encontros com outros personagens como meio de treinarmos os feitiços e assim estarmos preparados quando encontrarmos inimigos.
Também iremos aprender e realizar feitiços. Muitos deles serão conhecidos, mas outros ainda não foram revelados. As 3 maldições imperdoáveis poderão ser conjuradas, e os trailers dão a entender que usá-las de um certo modo definirá o caráter de nosso personagem em ser do bem ou do mal.
Teremos aqui uma certa variedade de inimigos a enfrentar, dentre eles: humanos, trasgos, inferi, criaturas mágicas controladas por magia do mal, duendes, etc. Além do uso de varinha, poderemos variar usando poções ou plantas em combate. Exemplo: estamos em combate e ao tomar uma poção nosso personagem fica com a pele coberta por pedras como meio de defesa, ou podemos simplesmente usar uma mandrágora como forma de atordoar os inimigos
Uma nova forma de explorar o universo de Harry Potter
A WB Games finalmente percebeu que Harry Potter é uma marca muito forte a explorar no segmento de jogos e com isso criou o selo Portkey Games. Hogwarts Legacy está sendo feito com uma proposta totalmente diferente de tudo que já vimos antes em relação aos jogos passados da saga. É prazeroso ver um jogo grande da franquia aos moldes do que já vimos com os universos de Senhor dos Anéis, Mad Max e Batman, por exemplo.
O título está perto de ser lançado e mostra a cada gameplay e trailer revelado o quão acertada foi a escolha da Avalanche Software à frente de seu desenvolvimento. Infelizmente muitas coisas estarão de fora, exemplo são os jogos de quadribol ou o uso do feitiço do Patrono, porém o que este jogo promete é o início de algo que pode ser maior no futuro. Quem sabe ele seja tão grande e se torne o que é Star Wars Jedi: Fallen Order (Multi), canônico no universo de sua franquia.
Hogwarts Legacy — PS4/PS5/XBO/XSX/Switch/PCDesenvolvimento: Avalanche SoftwareGenêro: RPG de açãoLançamento: 10 de fevereiro de 2023Expectativa: 5/5
Revisão: Heloísa D'Assumpção Ballaminut