Lançado em novembro de 2020, Kingdom Hearts: Melody of Memory trouxe uma encantadora aventura musical pelo universo único da série. Além de contribuir para a extensa mitologia da franquia e ajudar a revisá-la, o jogo rítmico se mostrou divertido e com muito conteúdo. Ou seja, uma ótima pedida para obter os famosos 100%, não é mesmo? Neste guia, vamos detalhar os passos necessários para conseguir a tão desejada platina.
Dados gerais
- Dificuldade: 4/10
- Tempo médio para obter todos os troféus/conquistas: 50-70 horas
- Total de troféus/conquistas: 44 (mais o troféu platina para os usuários do PlayStation)
- Número de troféus/conquistas perdíveis: 0
- Troféus/conquistas com possíveis bugs/glitches: 0
Considerações gerais
Troféus e Conquistas
World AdventurerComplete todas as músicas em um mundo.
Obtido automaticamente ao longo da campanha (existe um ponto da campanha que devemos completar Destiny Islands, que só tem duas músicas que são obrigatórias).
Confronting the Enemy
Ganhe um total de 250 níveis de herói com todo o elenco de heróis.
Como cada herói pode chegar até o nível 50, será preciso maximizar cinco heróis diferentes. Não é difícil, mas será bem demorado.
Connected TonesConsiga uma Full Chain.
Para obter uma Full Chain ao final da música, basta nunca perder nenhuma nota ao longo do caminho. Ou seja, não é necessários ter somente acertos excelentes, o que normalmente ocorre em games rítmicos semelhantes.
Prelude to BattleDerrote um oponente COM (computador).
O Versus Mode é liberado após o término do World Tour. Basta acessá-lo e derrotar a máquina em uma música.
Diverging PathsUtilize cada time pelo menos uma vez.
São quatro times diferentes disponíveis, todos eles inspirados em jogos da série. Basta jogar ao menos uma música completa com cada um deles para obter o troféu.
Memory CollectorLibere todos os filmes Story Archive.
Essa conquista é obtida ao completar o World Tour e todos os demais mundos que tenham um símbolo de vídeo. Basta vencer todas as músicas daquele mundo para obter o filme correspondente.
Melody's End
Termine o jogo e veja o final.
Obtido automaticamente ao longo da campanha. Atenção ao Final World, que é bastante extenso, não permite salvamento até ser terminado e traz a música mais difícil do game. Vença-o, assista aos créditos e veja as estatísticas para só então conquistar o troféu.
Beginner Player
Complete 50 músicas na dificuldade Beginner.
Autoexplicativo.
Standard Player
Complete 50 músicas na dificuldade Standard.
Autoexplicativo.
Proud Player
Complete 50 músicas na dificuldade Proud.
Autoexplicativo.
Beginner Chain Master
Complete 50 músicas com Full Chain na dificuldade Beginner.
Autoexplicativo.
Standard Chain Master
Complete 50 músicas com Full Chain na dificuldade Standard.
Autoexplicativo.
Proud Chain Master
Complete 50 músicas com Full Chain na dificuldade Proud.
Autoexplicativo. Por ser a maior dificuldade, vale a pena fazer uso da dica do One-Button Mode explicada nas Considerações Gerais.
Enemy Sweeper
Derrote 10.000 inimigos.
Autoexplicativo.
Enemy Breaker
Derrote 50.000 inimigos.
Autoexplicativo.
Enemy Buster
Derrote 100.000 inimigos.
Autoexplicativo. Vale frisar que o Museum do game tem um registro dos inimigos derrotados para conferência.
High Score Hunter
Alcance uma pontuação total de 500.000.000.
Autoexplicativo.
High Score Master
Alcance uma pontuação total de 2.000.000.000.
Autoexplicativo. A pontuação total considerada é o somatório de todos os High Scores de todas as músicas que o jogador já completou.
Rhythm Point Hoarder
Colete 50.000 Rhythm Points.
Autoexplicativo. Lembre-se que eles funcionam como pontos de experiência, então basta continuar jogando até conseguir.
That's My Jam
Jogue a mesma música 10 vezes.
Autoexplicativo. Mais uma vez, o Museum tem um registro de quantas vezes jogamos uma música.
Item Master
Use 100 itens.
Autoexplicativo, mas com ressalvas. É preciso terminar a música em que os itens foram usados, assim como oferecer condições para que eles sejam utilizados. Por exemplo, é preciso ter perdido parte da vida para usar um Potion ou Super Potion.
Treasure Hunter
Encontre 100 baús de tesouro.
Ao final de cada música, existe uma chance de encontrar um baú de tesouro. Como as demais conquistas exigem uma grande quantidade de partidas, eventualmente este troféu será obtido.
Item Hunter
Obtenha 10.000 itens das fases musicais.
Ao completar uma música, é possível obter itens como recompensas. Para turbinar o processo, vale a pena usar o item Boost para aumentar a quantidade de recursos obtidos.
Unbreaking Melody
Jogue 100 fases musicais.
Autoexplicativo.
Bonds of Friendship
Acerte 100 Friend Orbs.
Existem fases em que alguém do seu time é substituído por um personagem da Disney, tal qual visto nos jogos principais da franquia. Somente nessa situação as Friend Orbs aparecem durante a música. São eles: Hercules (Olympus Coliseum), Ariel (Atlantica), Peter Pan (Neverland), Aladdin (Agrabah), Beast (Hollow Bastion and Beast's Castle), Mulan (Land of Dragons), Simba (Pride Lands) e Stitch (Deep Space). Vale frisar que a presença do convidado só é garantida na primeira vez em que a fase é jogada; depois, ela se torna aleatória (basta sair e entrar até o convidado aparecer).
Master Crafter
Sintetize 100 itens.
Por meio do personagem Moogle, um dos tantos “herdados” da franquia Final Fantasy, é possível sintetizar toda sorte de itens. Basta possuir os materiais necessários — obtidos como recompensas nas fases — e criar novos itens repetidamente até cumprir a meta.
Moogle Master
Leve o Moogle para o nível máximo.
O carismático Moogle pode chegar até o nível 8. Para isso, basta ganhar pontos de experiência com ele por meio da sintetização de itens até obter o troféu.
Legendary Battler
Derrote 20 oponentes COM.
Autoexplicativo.
Shining Platinum
Alcance o ranque Platinum 1 na COM Battle.
Para alcançar esse ranque, é preciso começar no Bronze e subir para Silver, Gold e finalmente Platinum, frisando que cada nível vai do 3 ao 1. Portanto, é preciso subir 12 ranques. O COM vai ficando mais difícil à medida que avançamos, então é importante prestar atenção nos Tricks (habilidades disponíveis duas vezes por luta) e não ter medo de reiniciar a partida se necessário.
EXP Hunter
Ganhe 2.000 ou mais pontos de experiência.
Autoexplicativo. Fique de olho nas fases que naturalmente renderem mais de 1.000 pontos. Jogue-as novamente com o item Experience Boost para obter o troféu mais facilmente.
Enemy Juggler
Ataque o mesmo inimigo 19 vezes ou mais em uma mesma música.
Somente possível na dificuldade Proud, pois nela os inimigos têm mais vida. Em particular, a fase Crossing to Neverland oferece uma boa oportunidade. Não perca o combo após iniciá-lo ou então será necessário recomeçar a música.
Master Glider
Gaste um minuto ou mais flutuando em uma Field Battle Music Stage.
Basta usar a habilidade Glide em qualquer fase possível, jogando na dificuldade Beginner para facilitar. Destiny Islands é um bom exemplo de fase para isso.
By the King's Side
Lute ao lado do Rei Mickey por uma hora.
É possível invocar o camundongo com o item Summoning Star, então basta fazer isso logo no começo da fase (de preferência uma longa) e repetir o procedimento até que o tempo total seja de 60 minutos (lembre-se sempre de terminar as músicas).
Technician
Conclua todas as cinco Today's Tunes com Full Chain.
Melody of Memory todos os dias determina cinco músicas escolhidas como destaque. Basta procurar na lista as canções marcadas com “Today’s Tune” e completá-las com Full Chain para obter o troféu.
Mission Hunter
Complete todas as missões em 10 mundos.
Além das fases, cada mundo conta com desafios extras na forma de missões. Elas exigem que o jogador realize alguma tarefa específica, como derrotar um determinado número de inimigos, acertar um número estipulado de Excelent, ganhar um certo número de pontos, etc. Algumas, inclusive, são acumulativas e exigem jogar as músicas várias vezes, então fique de olho.
Leveled Out
Alcance o nível máximo com o Team Classic.
Basta jogar bastante com esse time e atingir o nível 99 de experiência.
Open the Door
Complete todas as músicas em 10 mundos.
Autoexplicativo.
Follow the Path
Complete todas as músicas em 30 mundos.
Autoexplicativo.
Light the Darkness
Complete todas as músicas em 50 mundos.
Autoexplicativo.
World Tourist
Complete todas as músicas em todos os mundos.
Autoexplicativo. São 80 mundos e é preciso completar mais de 280 missões (cada uma delas gera uma Star) para liberar todos e acessar as novas músicas.
Beginner Maestro
Complete todas as músicas em todos os mundos.
Complete todas as 150 músicas na dificuldade Beginner.
Standard Maestro
Complete todas as músicas em todos os mundos.
Complete todas as músicas na dificuldade Standard.
Proud Maestro
Complete todas as músicas em todos os mundos.
Autoexplicativo. É importante ressaltar que completar as músicas em uma dificuldade não conta para as outras duas, que precisam ser completadas separadamente. Além disso, o modo One-Button não funciona aqui. A maior dica é ter várias Potion e Super Potion disponíveis, evitando que a vida do grupo acabe em meio à fase.
Melomaniac
Jogue todas as músicas.
Autoexplicativo. Você vai conseguir esse troféu na busca dos três anteriores. É importante avisar que existem 24 músicas que são liberadas fora do World Tour. Para obtê-las, é preciso sintetizar 21 delas com o Moogle. Os materiais necessários para isso são obtidos ao longo do World Tour, com a exceção de um que exige atingir 22.500 Rhythm Points. As três últimas aparecem após obtermos 280 Stars (uma para cada missão). O Museum do game tem um registro do número de músicas desbloqueadas.
Melody of Memory Complete Master (exclusivo PlayStation)
Ganhe todos os demais troféus.
Se você chegou até aqui, parabéns! O troféu de platina e os 100% do jogo são seus!
E aí, leitor? Curtiu o nosso guia de troféus e conquistas para Kingdom Hearts: Melody of Memory? Faltou alguma dica? Deixe o seu comentário.
Revisão: Raquel Nascimento Everton