Enduro é um jogo de corrida produzido pela Activision e desenvolvido pelo programador Larry Miller em 1983. O jogo, que acaba de completar 40 anos, é um dos mais amados e lembrados jogos do Atari 2600, presente em toda lista de melhores jogos do console e ganhou o prêmio de melhor jogo de esporte no Arkie Awards de 1984.
Uma prova de resistência
O game representa uma corrida de longa duração na qual o piloto precisa ultrapassar uma certa quantidade de carros dentro de um limite de tempo, que corresponde a um dia dentro do jogo.
O objetivo do jogo é ultrapassar a cota de 300 carros no intervalo de um dia. |
O jogo recomeça ciclicamente com dificuldade progressiva até que o jogador não consiga cumprir a cota de ultrapassagens. A título de curiosidade, o jogo termina no 103⁰ dia, mas essa é uma tarefa praticamente impossível de cumprir sem usar truques.
A partir do quinto dia, o jogador é premiado com um troféu, exibido ao lado da meta de carros a ultrapassar. À época de seu lançamento, se o jogador tirasse uma foto da tela com esse troféu e enviasse à Activision, receberia pelo correio um emblema para costurar na roupa e provar sua perícia para todos.
Lanternas na escuridão
Uma das características mais impressionantes de Enduro é sua mecânica de alterar dinamicamente a hora do dia e clima, fatores que afetam a jogabilidade. Isso é algo raro de se ver mesmo em jogos de corrida modernos.
Nos cenários cobertos com neve, além do visual com paisagens brancas, o carro tende a deslizar mais nas curvas e os freios são muito menos eficientes. À noite a visibilidade fica comprometida e só podemos ver as lanternas traseiras dos oponentes, Mas o maior desafio está no cenário noturno com neblina, em que a visibilidade fica reduzida à metade, exigindo reflexos rápidos do piloto.
Enduro é surpreendentemente sofisticado para seus 4kb de memória, não só nos visuais, mas também no áudio. O som do motor imita o efeito de aumento de rotação e troca de marchas e fica abafado quando corremos no cenário com neve.
Meu primeiro carro
Enduro foi o meu primeiro jogo de corrida, aquele que me preparou para dirigir à noite e com neblina. Naquelas estradas sinuosas, enfrentando os desafios da natureza, eu ficava pensando em quão incrível era o poder dos videogames em simular situações da vida real e quanto os jogos de corrida evoluiriam nos próximos anos.
Dirigindo à noite, muito antes de Need for Speed Underground. |
Revisão: Thais Santos