A informação foi publicada com exclusividade pelo portal IGN e traz um verdadeiro balde de água fria para quem tinha grandes expectativas sobre o retorno do evento em formato presencial após a pandemia. Nintendo, Sony e Xbox, que sempre foram as responsáveis pelas principais atrações durante a E3, não participarão do evento deste ano.
A ausência do Xbox foi a mais impactante, visto que ela faz parte do conselho da Entertainment Sofware Association (ESA). Falando ao portal, Phil Spencer, chefe executivo de operações do Xbox, disse que a empresa está "em um momento conveniente para a imprensa e até para os consumidores que estão indo para a E3, e é isso que tentamos fazer agora”.
A ausência da Sony já era esperada, visto que a própria deixou de participar diretamente do evento em 2019 por conta de desentendimentos com a entidade à época. A Nintendo, que tradicionalmente já vinha realizando sua Direct sazonal durante o evento, não deve contar mais com a Nintendo Treehouse durante a feira, espaço dedicado a uma apresentação mais detalhada dos jogos anunciados que conta com a participação de membros das equipes de desenvolvimento.
Apesar das ausências, a temporada de anúncios durante o período da E3 deve continuar com força por meio das apresentações em formato digital, que vem ganhando cada vez mais força desde 2020, quando os eventos presenciais se tornaram inviáveis por causa da pandemia de Covid-19.
A ReedPop, nova empresa responsável pela organização do evento, emitiu uma nota sobre o assunto.
A E3 é um evento tão significativo para a indústria de jogos e ter a responsabilidade sobre um importante marco cultural não é uma responsabilidade que a ReedPop assume levianamente. Desde que a ReedPop assumiu o contrato para executar a E3 há seis meses, trabalhamos diligentemente com os membros da ESA com base em seus comentários para criar um novo tipo de E3 que apoie seus objetivos e necessidades.Este processo levou tempo devido à enorme quantidade de partes interessadas oferecendo contribuições, embora apreciemos que poderíamos ter sido mais transparentes com as perguntas para as quais ainda estávamos finalizando as respostas. Continuamos a trabalhar incansavelmente para criar um show que reúna a indústria global de jogos. Acreditamos ter criado um novo formato para o evento que atende às necessidades da indústria e de seus fãs, e estamos comprometidos em construí-lo e fazê-lo crescer nos próximos anos.Como passamos grande parte de 2022 refinando como a E3 2023 tomaria forma, refletindo sobre o feedback que solicitamos, não enviamos um único contrato a um expositor até o início deste mês. Recebemos um enorme interesse e compromissos verbais de muitas das maiores empresas do setor e, quando estivermos prontos para anunciar os expositores, estamos confiantes de que será uma programação que fará com que a viagem a Los Angeles valha a pena para a indústria e os consumidores.
A E3 2023 acontece de 13 a 16 de junho no Los Angeles Convention Center, nos Estados Unidos.
Fonte: IGN