MangaGamer abre a pesquisa anual de licenças de visual novels para 2023

Formulário é usado anualmente pela empresa para avaliar o mercado

em 14/01/2023
A publicadora MangaGamer abriu a sua pesquisa anual de licenças de visual novels. Através desse formulário, que estará disponível até o dia 20 de janeiro, a empresa busca entender um pouco melhor o seu público. Três pessoas que responderem a pesquisa também serão selecionadas para ganhar qualquer jogo da empresa à sua escolha.

O formulário é dividido em três páginas. A primeira delas inclui dados demográficos como idade, gênero, país e línguas que o jogador usa. Também é questionado quantas visual novels o respondente adquiriu no último ano e o uso da loja online deles na qual vendem todo o seu catálogo. Ao contrário da loja da JAST, Steam, GOG e Epic, não há precificação regional, com os valores sendo cobrados em dólar.

Outras questões da primeira página incluem a visual novel favorita jogada em 2022, a ida a eventos de anime e o uso do blog da MangaGamer. Nesse blog, a empresa divulga novas informações, anúncios e ocasionalmente textos da própria equipe explicando o que torna algum de seus títulos especial.

Na segunda página, a empresa pergunta:

  • o sistema operacional utilizado;
  • plataforma preferida para jogar visual novels (incluindo opções de console, portátil e celular);
  • o impacto da presença de vozes e conteúdo adulto na compra;
  • a preferência de gênero do protagonista e de interesses românticos presentes na obra;
  • a resolução mínima aceitável;
  • gêneros de visual novel de interesse;
  • preferências por formatos digitais ou físicos;
  • mercadorias que interessariam para compras (por exemplo, em edições físicas limitadas);
  • o consumo de outras mídias (mangá, anime, light novels, jogos que não são VN, etc).

Por fim, a terceira página começa com uma avaliação da experiência do usuário com a MangaGamer e finalmente permite ao jogador escolher as licenças desejadas. É possível solicitar que a empresa analise a aquisição de três visual novels específicas, assim como o investimento em adquirir obras de produtoras com as quais ela já tem contato (obras já publicadas) ou não. Dentro de alguns meses, ela irá divulgar os resultados, destacando os vinte jogos mais solicitados e comparando o resultado com o do ano passado.

A MangaGamer é uma das empresas mais tradicionais do mercado de localizações no PC. Caso queira conhecer um pouco mais sobre as licenças que ela já anunciou previamente, confira a parte 1 da nossa lista de expectativas do mercado.

Fonte: MangaGamer (Twitter)


é formado em Comunicação Social pela UFMG e costumava trabalhar numa equipe de desenvolvimento de jogos. Obcecado por jogos japoneses, é raro que ele não tenha em mãos um videogame portátil, sua principal paixão desde a infância.