Resident Evil 4 (Multi): as diversas possibilidades para a reimaginação de um clássico

Depois de anos de rumores e vazamentos, como a Capcom pode modernizar um de seus títulos mais aclamados?

em 23/12/2022


Dezoito anos após seu lançamento original, Resident Evil 4 dará as caras novamente, só que desta vez em alta definição e reimaginado por uma nova equipe formada, também, por alguns dos responsáveis pelo remake de Resident Evil 2 (Multi). Kazunori Kadoi e Yasuhiro Anpo, diretores da reimaginação do segundo jogo, retomam o cargo de diretores após a excelente recepção da primeira reimaginação da Capcom. Que o jogo não será igual ao original nós já sabemos, principalmente pela forma como a Capcom tem tratado suas reimaginações. Porém, existem várias formas de especular as novidades que veremos em 2023.

Qual o antecedente dos diretores?

Kazunori Kadoi trabalha na série Resident Evil desde seu primeiro título. Desde então, há alguns trabalhos que são interessantes de citar para esta matéria. Kadoi trabalhou com a fotografia (posicionamento de câmera e afins) de Resident Evil, bem como com o level design de Resident Evil – Code: Veronica, o design de personagens em Resident Evil: Outbreak, a direção de cenários em Resident Evil: Outbreak – File #2 e o game design em Resident Evil: Revelations 2.

Diferente de Kadoi, que sempre esteve presente no pilar artístico/criativo, Yasuhiro Anpo é um programador e sempre esteve presente em cargos relacionados a programação/engenharia de software. Entre seus trabalhos na Capcom, vale a pena citar seus cargos de diretor em Resident Evil: Revelations 2 (como citado nesta matéria do Nintendo Blast sobre a influência da série spin-off Revelations), de planejador em Resident Evil: Revelations, de programador/engenheiro em Resident Evil 1, Resident Evil 2, Onimusha: Warlords e Onimusha 3: Demon Siege.

O que este remake herdará dos outros?

Uma das, senão a adição mais brilhante de Resident Evil 2, foi o Mr. X. Diferente do original, Mr. X te persegue em todas as campanhas, ao juntar a sua incrível I.A., character design, figurino e trilha sonora com o level design da delegacia. A Capcom conseguiu entregar uma experiência com um perseguidor que não víamos desde 2014 com Alien Isolation. Considerando essa mudança feita no remake de 2019, podemos imaginar como a Capcom pode reaproveitar a I.A. do Mr. X e aplicá-la no Bitores Mendez. Mesmo que Mendez esteja presente apenas no começo do jogo, é possível estender a parte da sua primeira aparição para que haja um perseguidor nessa reimaginação também. Apesar de incerto, tenho certeza de que isso foi cogitado durante o desenvolvimento.

Apesar de Resident Evil 2 ainda ser um survival horror, Resident Evil 4 misturou a essência da saga com diversos elementos de shooter. Sendo assim, acredito que esta reimaginação (assim como mostrado nos trailers) irá tender mais ao survival horror, seguindo a tendência atual da saga. Apesar disso ser um pouco óbvio, é importante apontar que isso resultará em exclusões de acontecimentos inteiros, algo que também é comum nas reimaginações da Capcom. A forma como os personagens jogáveis interagem também deve mudar, principalmente a Ashley. Dadas as grandes diferenças, nesse aspecto, com os remakes anteriores, fica difícil especular qual será a abordagem escolhida pela Capcom quanto à Ashley. Porém, é possível especular através da forma como Resident Evil 2 tratou a interação entre os personagens (como a Sherry Birkin, por exemplo).

Acredito que podemos esperar um sistema/interação mais simples/facilitado do que no original (até porque era uma interação que nem os jogadores gostam muito). Fico curioso em como ela vai se comportar enquanto segue o Leon, já que a Capcom já mostrou que sabe programar uma I.A. com Mr. X. Como será a I.A. da Ashley em Resident Evil 4?

Podemos hypar?

Mesmo que a equipe seja muito mais competente do que a responsável pela reimaginação de 2020, podemos aguardar uma obra mais coesa, principalmente pelo peso que Resident Evil 4 tem para a indústria. Apesar do grande foco em shooter, Resident Evil 4 dispõe de uma atmosfera incrível que conserva a essência da saga e traz o ar de Resident Evil que o 5 e o 6 abandonaram. Com isso, especulo que o remake pegará esse pouco de essência que o 4 carrega e aproveitará ao máximo, trazendo um survival horror digno da saga e uma reimaginação digna do original. Encontrando, então, o ponto de equilíbrio que Resident Evil sempre teve de survival horror com aquela pitada de ação.

Resident Evil 4 estará disponível em 24 de março de 2023 para Playstation 4 e 5, Xbox Series S/X e PC.

Revisão: Ives Boitano

Graduando em Geografia, fotógrafo e colecionador de retrogames. Depois de ser introduzido aos JRPGs em 2021, tem desbravado as fantasias nipônicas da Square Enix, Nintendo, Falcom, entre outras. Alguns jogos me chamam atenção pelos motivos mais aleatórios possíveis (como o chocobo na cover art de FFV), enquanto outros apenas por ter menos 30h de duração. Acompanho o trabalho de artistas como Fumito Ueda, Miyazaki, Shimomura, entre outros. Fotografias virtuais, clipes e screenshots de quase tudo o que jogo podem ser encontrados no meu Twitter; Alguns ensaios e prévias podem ser checados no Medium; Tudo o que jogo, joguei e vou jogar (bem como várias listas) está disponível no Backloggd.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.