Dezoito anos após seu lançamento original, Resident Evil 4 dará as caras novamente, só que desta vez em alta definição e reimaginado por uma nova equipe formada, também, por alguns dos responsáveis pelo remake de Resident Evil 2 (Multi). Kazunori Kadoi e Yasuhiro Anpo, diretores da reimaginação do segundo jogo, retomam o cargo de diretores após a excelente recepção da primeira reimaginação da Capcom. Que o jogo não será igual ao original nós já sabemos, principalmente pela forma como a Capcom tem tratado suas reimaginações. Porém, existem várias formas de especular as novidades que veremos em 2023.
Qual o antecedente dos diretores?
Kazunori Kadoi trabalha na série Resident Evil desde seu primeiro título. Desde então, há alguns trabalhos que são interessantes de citar para esta matéria. Kadoi trabalhou com a fotografia (posicionamento de câmera e afins) de Resident Evil, bem como com o level design de Resident Evil – Code: Veronica, o design de personagens em Resident Evil: Outbreak, a direção de cenários em Resident Evil: Outbreak – File #2 e o game design em Resident Evil: Revelations 2.
Diferente de Kadoi, que sempre esteve presente no pilar artístico/criativo, Yasuhiro Anpo é um programador e sempre esteve presente em cargos relacionados a programação/engenharia de software. Entre seus trabalhos na Capcom, vale a pena citar seus cargos de diretor em Resident Evil: Revelations 2 (como citado nesta matéria do Nintendo Blast sobre a influência da série spin-off Revelations), de planejador em Resident Evil: Revelations, de programador/engenheiro em Resident Evil 1, Resident Evil 2, Onimusha: Warlords e Onimusha 3: Demon Siege.
Diferente de Kadoi, que sempre esteve presente no pilar artístico/criativo, Yasuhiro Anpo é um programador e sempre esteve presente em cargos relacionados a programação/engenharia de software. Entre seus trabalhos na Capcom, vale a pena citar seus cargos de diretor em Resident Evil: Revelations 2 (como citado nesta matéria do Nintendo Blast sobre a influência da série spin-off Revelations), de planejador em Resident Evil: Revelations, de programador/engenheiro em Resident Evil 1, Resident Evil 2, Onimusha: Warlords e Onimusha 3: Demon Siege.
O que este remake herdará dos outros?
Uma das, senão a adição mais brilhante de Resident Evil 2, foi o Mr. X. Diferente do original, Mr. X te persegue em todas as campanhas, ao juntar a sua incrível I.A., character design, figurino e trilha sonora com o level design da delegacia. A Capcom conseguiu entregar uma experiência com um perseguidor que não víamos desde 2014 com Alien Isolation. Considerando essa mudança feita no remake de 2019, podemos imaginar como a Capcom pode reaproveitar a I.A. do Mr. X e aplicá-la no Bitores Mendez. Mesmo que Mendez esteja presente apenas no começo do jogo, é possível estender a parte da sua primeira aparição para que haja um perseguidor nessa reimaginação também. Apesar de incerto, tenho certeza de que isso foi cogitado durante o desenvolvimento.
Apesar de Resident Evil 2 ainda ser um survival horror, Resident Evil 4 misturou a essência da saga com diversos elementos de shooter. Sendo assim, acredito que esta reimaginação (assim como mostrado nos trailers) irá tender mais ao survival horror, seguindo a tendência atual da saga. Apesar disso ser um pouco óbvio, é importante apontar que isso resultará em exclusões de acontecimentos inteiros, algo que também é comum nas reimaginações da Capcom. A forma como os personagens jogáveis interagem também deve mudar, principalmente a Ashley. Dadas as grandes diferenças, nesse aspecto, com os remakes anteriores, fica difícil especular qual será a abordagem escolhida pela Capcom quanto à Ashley. Porém, é possível especular através da forma como Resident Evil 2 tratou a interação entre os personagens (como a Sherry Birkin, por exemplo).
Acredito que podemos esperar um sistema/interação mais simples/facilitado do que no original (até porque era uma interação que nem os jogadores gostam muito). Fico curioso em como ela vai se comportar enquanto segue o Leon, já que a Capcom já mostrou que sabe programar uma I.A. com Mr. X. Como será a I.A. da Ashley em Resident Evil 4?
Acredito que podemos esperar um sistema/interação mais simples/facilitado do que no original (até porque era uma interação que nem os jogadores gostam muito). Fico curioso em como ela vai se comportar enquanto segue o Leon, já que a Capcom já mostrou que sabe programar uma I.A. com Mr. X. Como será a I.A. da Ashley em Resident Evil 4?
Podemos hypar?
Mesmo que a equipe seja muito mais competente do que a responsável pela reimaginação de 2020, podemos aguardar uma obra mais coesa, principalmente pelo peso que Resident Evil 4 tem para a indústria. Apesar do grande foco em shooter, Resident Evil 4 dispõe de uma atmosfera incrível que conserva a essência da saga e traz o ar de Resident Evil que o 5 e o 6 abandonaram. Com isso, especulo que o remake pegará esse pouco de essência que o 4 carrega e aproveitará ao máximo, trazendo um survival horror digno da saga e uma reimaginação digna do original. Encontrando, então, o ponto de equilíbrio que Resident Evil sempre teve de survival horror com aquela pitada de ação.
Resident Evil 4 estará disponível em 24 de março de 2023 para Playstation 4 e 5, Xbox Series S/X e PC.
Revisão: Ives Boitano
Revisão: Ives Boitano