2023 nem começou e já temos uma longa lista de jogos para ficar de olho. Temos o retorno de Final Fantasy, remakes de franquias grandes como Dead Space e Resident Evil, além de lançamentos aguardados como Starfield e Forspoken.
One Piece Odyssey
O novo jogo dos Chapéus de Palha traz o universo de Eiichiro Oda para o RPG de turno com um amplo mundo aberto explorável e a possibilidade de alternar entre cada um dos membros do bando.
Desenvolvido pela ILCA e distribuído pela Bandai Namco, Odyssey apresenta uma nova história em uma ilha desconhecida do Novo Mundo e a oportunidade de ter a party montada com cada habilidade especial dos integrantes, além de sistema de crafting como a cozinha de Sanji.
Lançamento previsto: 12 de janeiro (PC, PS4, PS5, XBO e Xbox Series X|S).
Persona 3
Juntando-se aos seus sucessores, Persona 3 Portable (Multi) chega ao PC e consoles de nova geração mais de 15 anos depois de seu lançamento original e também estará disponível no Xbox Game Pass em seu primeiro dia.
O JRPG apresenta gráficos remasterizados, melhoria na jogabilidade e diversos aprimoramentos de qualidade de vida. O game também contará com a opção entre as vozes em inglês e japonês já em seu lançamento.
Lançamento previsto: 19 de janeiro (PC, PS4, PS5, XBO e Xbox Series X|S).
Forspoken
O novo jogo da Luminous Productions e da Square Enix é um Action RPG com o pacote completo do gênero: magia, dragões e um mundo fantástico a ser explorado.
A história acompanha Frey, uma garota de Nova York que é transportada para o mundo mágico de Athia e ganha poderes especiais. O game tem diversas magias elementais para combate, inimigos diversos e um verdadeiro parkour mágico para se locomover por Athia.
Lançamento previsto: 24 de janeiro (PC e PS5).
Dead Space Remake
Um dos maiores jogos de terror está de volta em um remake pra lá de esperado. Dead Space (Multi) retorna ao mundo dos games em uma versão completamente nova para a nova geração.
A EA prometeu um remake fiel ao material original, mantendo a história idêntica e melhorando a parte técnica do jogo com tecnologias da atualidade. Uma alteração já esperada pelos jogadores é a adição de falas para o protagonista Isaac, que no jogo original não falava.
Lançamento previsto: 27 de janeiro (PS5, Xbox Series X|S e PC).
Hogwarts Legacy
Os Potterheads já começam o ano com conteúdo do mundo fantástico de J.K Rowling. O novo jogo do mundo bruxo é feito pela Avalanche Games e leva os fãs para o ano de 1800, como um aluno comum de Hogwarts com a possibilidade de explorar locais conhecidos da franquia e ter uma rotina clássica de um aluno bruxo.
O game é um RPG e traz para o combate as magias clássicas de Harry Potter, como Expelliarmus, Wingardium Leviosa (É leviôsa, não leviosá) e a temida Avada Kedavra, a maldição da morte. Outra possibilidade é voar pelo mundo em sua vassoura ou até mesmo num Hipogrifo.
Lançamento previsto:
10 de fevereiro (PS5, Xbox Series X|S e PC).
4 de abril (PS4 e Xbox One).
25 de julho (Nintendo Switch).
Atomic Heart
Um dos games mais aguardados de 2023, Atomic Heart (Multi) conta a história de uma União Soviética de 1950 em um mundo alternativo onde o avanço tecnológico foi tão grande que gerou uma verdadeira revolução robótica.
O jogo é um FPS com uma mistura de RPG, com combates acelerados, um mundo utópico lunático e inimigos com designs bizarros.
Lançamento previsto: 20 de fevereiro (PC, PS4, PS5, XBO e Xbox Series X|S).
Destiny 2: Queda da Luz
A mais nova expansão de Destiny 2 (Multi) leva os guardiões para Netuno, mais especificamente na cidade de Neomuna, que tem uma vibe inspirada no estilo cyberpunk, que lembra bastante filmes como Blade Runner.
Além do novo destino, uma nova subclasse está a caminho. O Filamento permite os jogadores se locomoverem por Neomuna além de adicionar novas habilidades e ultimates.
Lançamento previsto: 28 de fevereiro (PC, PS4, PS5, XBO e Xbox Series X|S).
The Day Before
No melhor estilo DayZ (Multi), The Day Before (Multi) é um MMO de sobrevivência em mundo aberto infestado por zumbis, situado nos Estados Unidos pós-pandêmico.
O jogo terá mecânicas de PvP e PvE, focando na construção de colônia de sobreviventes, exploração e coleta de recursos em locais urbanos e florestais.
Lançamento previsto: 1° de março (PS5, Xbox Series X|S e PC).
Last of Us: Parte 1
A aclamada franquia da Naughty Dog chega finalmente aos PCs com a versão remasterizada de The Last Of Us: Parte 1 (Multi).
O game acompanha a jornada de Joel, depois que a América ruiu devido a uma mutação de um fungo que transformou milhões de humanos em infectados monstruosos.
Lançamento previsto: 3 de março (Steam e Epic Games)
Skull & Bones
Depois de incontáveis adiamentos, Skull and Bones (Multi) é um dos grandes lançamentos da Ubisoft em 2023.
Apostando no mundo pirata, o jogo segue o molde de explorar, atacar e pilhar, podendo ser jogado contra jogadores ou contra a IA. O foco é na exploração do Oceano Índico e na ascensão do seu personagem a uma lenda pirata.
Lançamento previsto: 9 de março (PS5, Xbox Series X|S e PC).
Star Wars Jedi: Survivor
E esperada sequência Star Wars Jedi: Fallen Order (Multi) chega para a nova geração mantendo os aspectos de gameplay que fizeram o primeiro game ser um sucesso, adicionando novas mecânicas e sabres.
A história segue Cal Kestis cinco anos depois dos eventos do jogo antecessor, tentando sobreviver ao Império sendo um dos únicos sobreviventes da Ordem 66.
Lançamento previsto: 17 de março (PS5, Xbox Series X|S e PC).
Resident Evil 4 Remake
Seguindo sua série de remakes, a Capcom lança, em 2023, Resident Evil 4 em uma nova versão com foco maior no survival horror e com gráficos e engine renovados.
A empresa afirmou que a duração do game será semelhante ao original, mas terá mudanças significativas em sua estrutura narrativa.
Lançamento previsto: 24 de março (PC, PS4, PS5, XBO e Xbox Series X|S).
Suicide Squad: Kill the Justice League
O novo jogo dos criadores da série Arkham traz a Força Tarefa X com Arlequina, Capitão Bumerangue, Pistoleiro e Tubarão-Rei contra Brainiac e a Liga da Justiça em um shooter em terceira pessoa. O game também conta com um cooperativo e apresenta um mundo aberto na cidade de Metrópolis.
Lançamento previsto: 26 de maio (PS5, Xbox Series X|S e PC).
Dead Island 2
Depois de seu anúncio no longínquo ano de 2014, Dead Island 2 (Multi) chega aos consoles de nova e antiga geração em 2023.
O game se passa na Califórnia, mais precisamente nas cidades de Los Angeles e São Francisco. O combate continua similar ao jogo anterior mas com algumas adições relevantes com a nova engine utilizada pela Deep Silver.
Lançamento previsto: 28 de abril (PC, PS4, PS5, XBO e Xbox Series X|S).
Street Fighter 6
O mais novo capítulo da famosa série de luta chega quebrando tudo no próximo ano. Street Fighter 6 (Multi) terá em seu lançamento os modos Fighting Ground, Battle Hub e World Tour, além de 15 lutadores e o novo sistema de luta chamado Drive.
Lançamento previsto: 2 de junho (PC, PS4, PS5, XBO e Xbox Series X|S).
Diablo 4
Os portões do inferno se abrem novamente com a chegada de Diablo 4 (Multi). A batalha interminável entre o Paraíso e o Inferno continua com muitos demônios e forças nefastas para serem aniquiladas.
Bárbaro, Druida, Necromante, Renegada e Maga são algumas das classes disponíveis no lançamento do game.
Lançamento previsto: 6 de junho (PC, PS4, PS5, XBO e Xbox Series X|S).
Final Fantasy XVI
Outra grande franquia que dá as caras no novo ano é Final Fantasy. O 16° título principal traz o gênero de RPG de ação com uma pitada de brutalidade com mais violência e sangue, destoando um pouco do tom fantasioso de seus antecessores.
Lançamento previsto: 22 de junho (PS5)
S.T.A.L.K.E.R. 2: Heart of Chornobyl
Desenvolvido e publicado pela empresa ucraniana GSC, S.T.A.L.K.E.R. 2 (Multi) chega com a Unreal Engine 5 com todo o charme que fez a fama de seu antecessor.
O shooter em primeira pessoa tem elementos de horror com foco na sobrevivência e se passa num mundo pós-apocalíptico nuclear no leste europeu.
Lançamento previsto: dezembro (PC e Xbox Series X|S)
Warhammer 40,000: Space Marine 2
Ainda não estamos no 40° milênio, mas uma coisa nunca muda: na escuridão sombria do futuro distante, há apenas guerra.
Depois de mais de 10 anos do primeiro Warhammer 40,000: Space Marine, chega a sequência que ninguém esperava. Mais soldados super humanos do Imperium com armaduras fodas contra hordas de alienígenas Tyranids? Claro, porque não?
Lançamento previsto: 2023 (PS5, Xbox Series X|S e PC).
Starfield
Starfield é a maior promessa da Bethesda desde o lançamento de Fallout 4. O mais novo universo da empresa em 25 anos promete planetas inteiros exploráveis, viagens intergalácticas, além de muitas quests e narrativas únicas, marcas registradas da desenvolvedora.
Lançamento previsto: 2023 (PC, XBO e Xbox Series X|S)
Redfall
Redfall (Multi) é o novo jogo dos estúdios de Prey (Multi) e Dishonored (Multi). O estilo é de tiro em primeira pessoa com cooperativo em mundo aberto recheado de vampiros e ameaças animalescas.
Jogando com um dos quatro personagens possíveis, matar seus oponentes em partidas cooperativas enquanto tenta sobreviver aos dentuços é o objetivo do jogo.
Lançamento previsto: 2023 (PC, XBO e Xbox Series X|S)
Avatar: Frontiers of Pandora
O projeto ambicioso da Ubisoft é um game em primeira pessoa de ação e aventura. A empresa firmou uma parceria com a Lightstorm e a Disney na ideia de recriar Pandora e toda sua magia para os games.
Pouco se sabe sobre o jogo no momento, mas foi confirmado que a história faz parte do cânone dos filmes e mostrará a jornada de um Na'vi pela fronteira oeste do planeta, em uma parte que nunca foi vista até então.
Lançamento previsto: 2023 (PS5, Xbox Series X|S e PC).
Armored Core 6: Fires of Rubicon
Armored Core VI: Fires of Rubicon (Multi) marca o retorno da aclamada FromSoftware para a franquia de mechas depois de 10 anos.
O jogo conta a história da guerra por uma substância desconhecida do planeta Rubicon 3, que promete avançar a tecnologia humana com suas propriedades únicas.
Lançamento previsto: 2023 (PC, PS4, PS5, XBO e Xbox Series X|S).
Ainda tem dezenas de jogos que chegarão aos consoles em 2023, mas resolvemos nos ater a estes títulos. E para você, qual a lista de mais esperados do ano que vem?
Revisão: Thais Santos