Overwatch 2 foi lançado em outubro e tem como principal destaque a migração para um formato gratuito para jogar. Desse modo, uma nova gama de jogadores agora tem acesso a um dos jogos competitivos mais populares do planeta para disputar batalhas com um dos elencos de personagens mais carismáticos de todos os tempos.
Pensando no público que está chegando agora ao game, trazemos esta série em quatro partes para dar dicas básicas sobre todos os heróis do game para ajudar você, novato, a se entender no campo de batalha. Nesta primeira parte, vamos falar dos personagens da função Tanque.
Quem é o jogador de Tanque?
O jogador que atua nesta função tem a responsabilidade de receber a maior parte do dano da equipe inimiga, assim permitindo que seus aliados possam avançar para cumprir os objetivos do mapa. Alguns deles possuem um foco maior em repelir e/ou anular ataques adversários ou realizar controle de área.A principal característica em comum a todos os heróis Tanques é ter um número de pontos de vida mais alto que o habitual e habilidades que os permitam aguentar o tranco nos momentos decisivos da partida. Na primeira temporada de Overwatch 2, o elenco conta com dez personagens nesta função. São eles:
D.Va
- Nível: Básico
- Prós: Mobilidade, anulação de ataques
- Contras: Dano a distância, alvo fácil
O imenso tamanho de seu Meka a torna um alvo fácil para qualquer jogador. O fato de sua cabeça estar no ponto central do corpo do robô também favorece que ela receba muito dano crítico, mesmo em ataques menos potentes. Quando ele é destruído, a garota fica à mercê da sorte e só tem uma pistola para se defender até que possa chamar outro robô de batalha.
Sua habilidade suprema, Autodestruir, é uma faca de dois gumes. Se usada de forma correta, numa jogada bem combinada pela equipe, pode aniquilar o time inimigo inteiro; se não for o caso, pode ser um belo desperdício de um elemento poderoso do time, deixando-o vulnerável por ter perdido sua esponja de dano.
Doomfist
- Nível: Avançado
- Prós: Dano à curta distância, resistência
- Contras: Velocidade de ataque
Doomfist é uma escolha interessante para quem gosta de agir de forma mais ofensiva. Diferentemente de outros Tanques, o nigeriano não possui nenhuma habilidade defensiva que favoreça a equipe, melhorando apenas sua própria capacidade de resistência.
Com foco no ataque a curta distância, Doomfist pode disparar projéteis que causam dano moderado, mas seu ás na manga é seu Soco Foguete, que pode ser carregado antes do golpe. Caso o impacto do soco faça o inimigo bater em uma parede, o dano é elevado.
Em contrapartida, por serem muito poderosos, os ataques de Doomfist são lentos e levam preciosos segundos para recarregar, tornando-o vulnerável caso o jogador não saiba dosar a forma como vai atacar os oponentes. Fique atento para não usar tudo de uma vez durante um combate.
Sua habilidade suprema, Impacto Meteoro, sofre do mesmo problema que a D.Va, sendo realmente útil se usado de forma inteligente e certeira, mas com um agravante: caso o ataque não derrube ninguém, ou muitos oponentes estejam próximos da área de impacto, Doomfist ficará totalmente exposto e sujeito a um contra-ataque feroz.
Orisa
- Nível: Avançado
- Prós: Dano a curta distância, resistência
- Contras: Velocidade de movimento
Totalmente reformulada para Overwatch 2, Orisa deixou seu lado defensivo e se tornou extremamente ofensiva. Suas novas habilidades favorecem o combate mano a mano, principalmente quando é necessário tomar o controle da situação.
Sua metralhadora de fusão ainda é uma boa arma para atacar a distância sem muita dispersão, com a vantagem de causar dano elevado se o oponente estiver mais próximo dela. O Dardo Energético é ótimo para deixar um inimigo atordoado e tirar sua atenção para que ela possa realizar um contra-ataque mais eficiente.
A técnica Fortalecer permite que ela aguente até mesmo ataques de habilidades supremas inimigas, além de favorecê-la ofensivamente. Esse movimento muito valioso se usado no momento certo, assim como a Suprema da Orisa, o Rompante Terrano, que é bem útil para controle de área por bagunçar a formação inimiga durante sua execução, além de causar um montante expressivo de dano.
Orisa peca por não ter uma boa velocidade de movimento, salvo quando usa Fortalecer. Isso a faz ser dependente de uma companhia para incursões para não se tornar alvo fácil de ataques do time inimigo ou cair em armadilhas.
Rainha Junker
- Nível: Básico
- Prós: Dano a curta distância, técnicas de suporte
- Contras: Suprema com dano baixo
A Rainha Junker é uma das novatas em Overwatch e uma das melhores Tanques para quem quer causar dano, mas ainda tem a disciplina de jogar em equipe. O jogador que assume o papel da majestade de Junkertown pode se virar sozinho em algumas situações, além de ser uma peça central para ataques em grupo.
O motivo são as habilidades de ataque individuais da personagem, que causam boa quantidade de dano, e sua passiva, que a faz recuperar vida ao longo do tempo com base no dano causado aos inimigos.
O Grito de Guerra não tem esse nome à toa: além de inspirar e alertar os aliados para um ataque combinado, a habilidade fornece um boost temporário de vida e velocidade de movimento para si e os aliados, dando uma vantagem tática para jogadas coletivas.
Sua suprema, Chacina, causa dano ao longo do tempo aos adversários atingidos pela investida e impede que se curem, permitindo que os aliados tirem proveito dessa situação lançando um ataque combinado ou executando alguma outra habilidade suprema, visto que os inimigos não conseguirão se curar imediatamente por causa do ataque da Rainha.
Reinhardt
- Nível: Básico
- Prós: Dano a curta distância, resistência
- Contras: Velocidade de movimento, alvo fácil
Uma verdadeira locomotiva viva, Reinhardt é outra boa pedida para quem está começando no jogo agora por ser um personagem fácil de jogar e muito útil para momentos de avanço da equipe. Seu imenso martelo propulsor é ótimo para dispersar inimigos e causar dano a vários deles ao mesmo tempo.
Seu escudo de energia pode auxiliar no avanço do time rumo à tomada de um objetivo ou até mesmo salvar a vida de aliados durante um ataque inimigo fulminante. O problema é que ele pode ser facilmente transpassado por projéteis de energia, como o orbe da Moira ou o Golpe do Dragão de Hanzo, e também não impede que adversários atravessem ele e ataquem cara a cara.
A Investida é sua técnica mais poderosa, mas pode ser um problema se usada de forma imprudente. Reinhardt se lança como um foguete e, se pegar um inimigo, ao acertar uma parede causa uma quantidade massiva de dano. Caso erre, o grandalhão terá problemas, pois provavelmente ficará vulnerável em campo aberto. ele não tem freio!
O Abalo Sísmico é ótimo para controlar multidões, mas só é realmente útil se usado em um ataque combinado com a equipe. No meio-tempo em que os adversários estão atordoados e caídos no chão por causa da martelada, a equipe aliada pode eliminar boa parte deles em um ataque bem organizado após Reinhardt mostrar seu poder.
Roadhog
- Nível: Básico
- Prós: Dano a curta distância, resistência
- Contras: Dano a longa distância, alvo fácil
O Porco é outra boa pedida para iniciantes por trazer técnicas ofensivas básicas, mas bem eficientes, e uma alta resistência graças à sua imensa capacidade de cura. Roadhog tem como principal característica seu gancho, que pode trazer inimigos para perto à la Scorpion e finalizá-los rapidamente com um tiro certeiro de sua arma de sucata.
Por causa de seu tamanho, Roadhog é um alvo fácil, mas difícil de derrubar; enfrentá-lo sozinho é certeza de problemas. Sua habilidade suprema é boa para causar uma quantidade moderada de dano e dispersar grupos de oponentes. Mapas que possuem buracos são uma boa pedida para trazer o porcão para a partida e usar o cenário a seu favor na hora de disparar o gancho ou sua Suprema.
Sigma
- Nível: Avançado
- Prós: Dano a média distância, resistência
- Contras: Velocidade de ataque
O gênio louco Sigma é outro personagem que, se bem usado em ataques combinados, pode dar trabalho ao time inimigo. Seus ataques baseados em gravidade causam uma quantidade de dano moderada e sua habilidade Punho Cinético permite que ele avance absorvendo projéteis inimigos e convertendo essa energia em escudo pessoal, tornando-o uma ponta de lança para investidas em grupo.
Sigma Possui um escudo semelhante ao de Reinhardt, mas com a comodidade de poder lançá-lo à frente e em locais onde dificilmente seria possível de forma convencional. É ótimo para anular ataques como a Suprema da Pharah ou outros baseados em projéteis.
Sua Suprema, Fluxo Gravitacional, tem como desvantagem um breve momento de atraso na hora de sua execução, mas ao capturar os inimigos que caíram no campo de gravidade, é certo que uma boa quantidade de dano será causada, além de abrir uma janela de ataque para seus aliados finalizarem os que conseguirem sobreviver.
Winston
- Nível: Avançado
- Prós: Mobilidade, controle de multidões
- Contras: Dano baixo
Winston é um personagem que ilustra bem aquela expressão “oito ou oitenta”. Na mão de jogadores experientes, o gorilão é um herói que participa dos momentos decisivos da partida; já se você não tem muita visão de jogo, melhor evitar usá-lo, pois ele foi feito para agir em grupo na maior parte do tempo.
Sua mobilidade é seu ponto alto. Graças aos jatos em suas costas, Winston pode avançar com facilidade pelo mapa, causando dano a quem estiver próximo do local de sua aterrissagem. O Canhão de Tesla é útil para danificar escudos e outros apetrechos de inimigos, mas sozinho ele não tem muita serventia quando a ideia é finalizar algum oponente que ainda tenha uma boa quantidade de vida.
Sua Barreira, mesmo que não aguente tanto quanto os escudos dos demais Tanques, é útil para forçar uma mudança na ofensiva inimiga, e pode salvar vidas se colocada na hora certa, como quando D.Va lança um Meka para ser autodestruído. Sua Suprema o transforma em uma verdadeira esponja de dano, concentrando o ataque em si e ainda dispersando o time rival de forma eficiente, podendo tirar vantagem de elementos do cenário para finalizá-los.
Wrecking Ball
- Nível: Avançado
- Prós: Mobilidade, controle de multidões, resistência
- Contras: Dano baixo, eficiência a curta distância
O pequeno Hammond tem como destaque a mobilidade. Seu veículo em formato de bola permite que ele se desloque de forma ágil pelo cenário e ainda consiga aproveitar o momento de sua movimentação a seu favor para executar ataques e manobras.
Seu ataque básico é útil para finalizar inimigos que já estejam bem machucados ou que tiveram a infelicidade de ser acertados por seu impacto após um acerto da técnica Bate-Estaca ou do movimento de pêndulo de seu robô.
Caso esteja em apuros, o Escudo Adaptativo é proporcionalmente eficiente ao número de inimigos ao seu redor; ou seja, quanto mais adversários próximos a si, mais escudo é gerado para ajudá-lo a escapar de um apuro ou realizar alguma outra ação.
Sua Suprema, Campo Minado, é inútil se usada ao acaso. É preferível que seja combinada com alguma outra técnica que cause restrição de movimento dos inimigos, como as Supremas de Zarya, Reinhardt, Sigma ou Orisa.
Zarya
- Nível: Avançado
- Prós: Resistência, técnicas de suporte
- Contras: Dano variável
Zarya tem como particularidade a capacidade de gerar escudos de proteção para si ou para um aliado. O dano recebido pelos escudos é recompensado com o aumento no dano de seu canhão de partículas; ou seja, quanto mais você faz uso dos escudos e eles são avariados, maior é seu dano.
Quando está com energia máxima, o canhão de Zarya é uma das armas mais poderosas de Overwatch. Por conta disso, ao jogar com ela, tenha como prioridade o uso constante dos escudos para manter seu dano alto.
A Suprema da atleta russa é outra que se torna inútil quando lançada sozinha. O Surto de Grávitons captura e prende os inimigos por vários segundos, deixando-os extremamente expostos para receber ataques. Supremas como a de D.Va, Hanzo, Pharah ou Moira são boas pedidas para ser combinadas quando Zarya estiver pronta para usar este ataque. Ter visão de jogo nesse tipo de oportunidade é a linha tênue entre a vitória e a derrota.