Overwatch 2 (Multi) – Dicas para iniciantes na função Dano – Parte 1

Aprenda o básico sobre cada um dos personagens desta função para melhorar seu desempenho.

em 19/11/2022

Overwatch 2
foi lançado em outubro e tem como principal destaque a migração para um formato gratuito para jogar. Desse modo, uma nova gama de jogadores agora tem acesso a um dos jogos competitivos mais populares do planeta para disputar batalhas com um dos elencos de personagens mais carismáticos de todos os tempos.

Pensando no público que está chegando agora ao game, trazemos esta série em quatro partes para dar dicas básicas sobre todos os heróis do game para ajudar você, novato, a se entender no campo de batalha. Na semana passada trouxemos a primeira parte do nosso especial falando sobre os heróis Tanque.
Confira a primeira parte de nosso especial para novatos em Overwatch 2
Nesta segunda parte, vamos começar a falar dos personagens da função Dano. Por ser a classe com o maior número de personagens, vamos dividir essa parte do especial em duas. Por isso, caso seu personagem favorito não esteja nesta lista, aguarde a terceira parte do especial na próxima semana, em que traremos o restante dos personagens desta classe.

Quem é o jogador de Dano?

O jogador que atua nesta função é responsável por buscar os inimigos e derrotá-los. Fazendo uma analogia ao futebol, o herói de dano é o atacante do time, o que precisa atuar sempre na vanguarda da equipe para garantir a conclusão dos objetivos no mapa. Seja na escolta, defesa ou conquista de pontos.

A principal característica em comum aos heróis da função Dano é sua ampla variedade de habilidades para criar oportunidades e estratégias para a equipe avançar. Entretanto, a maioria deles possui fragilidades, necessitando de um apoio constante de outros aliados, principalmente dos que jogam na função de Suporte.

Ashe

  • Nível: Básico
  • Prós: Ataques à curta e longa distância
  • Contras: Mobilidade

A líder da gangue Deadlock é uma personagem bastante versátil para atuação tanto em combates mais próximos quanto na cobertura à longa distância graças a versatilidade de seu Rifle semiautomático. De perto ele possui um dano baixo, mas uma taxa de disparo bastante rápida. Ao mirar, ele se torna uma ótima opção para ataques a longa distância, aumentando o dano, mas reduzindo drasticamente a taxa de disparo.

A Escopeta, sua arma secundária, além de causar um bom dano a curta distância, é ótima para ajudar a te livrar de algum apuro e auxiliá-lo na hora de escapar graças a seu alto recuo, que empurra tanto Ashe quanto o alvo atingido. Sua Dinamite é ótima para controle de multidões, e se você tiver uma boa mira, pode detoná-la no ar para surpreender o oponente e fazê-lo receber dano de queimadura por alguns segundos.

Seus armamentos a tornam uma escolha interessante para quem não curte muito entrar numa briga de perto, visto que mobilidade não é seu forte. A Escopeta, fazendo alguns truques, até ajuda a alcançar pontos mais difíceis, mas requer prática e treinamento.

B.O.B., seu fiel robô mordomo e segurança particular, é sua Suprema. Ao lançá-lo, o brutamontes metálico arremessa quem estiver no caminho para o alto e começa a disparar com seu canhão de braço. Ele tem pontos de vida à beça, por isso, se torna útil para ajudar a equipe dando cobertura na hora de uma investida para tomar um ponto, por exemplo. Seu uso combinado com um ataque coordenado da equipe pode ser vital.

Bastion

  • Nível: Básico
  • Prós: Alto poder de fogo, resistência
  • Contras: Alvo fácil ao usar a habilidade Suprema

Bastion, assim como Orisa, foi totalmente reformulado para Overwatch 2. Considerado um dos personagens mais apelões até então, ele continua sendo um combatente com muitas qualidades. A principal delas é seu alto poder de fogo.

Podendo alternar entre dois modos de ataque: Reconhecimento e Ataque, o jogador de Bastion pode tirar vantagem de alguns vacilos inimigos e fazer uma verdadeira limpa na área se souber tirar vantagem do que o robô tem a oferecer. No modo Ataque, ele se torna uma torreta móvel por alguns segundos, fazendo o som de sua metralhadora deixar um aviso para os adversários.

Sua Suprema, a Configuração: Tanque, permite que ele dispare três poderosos tiros que causam um grande dano de área, mas com um porém: Bastion fica imóvel e indefeso. Sendo assim, seja inteligente na hora de se posicionar para dar os disparos ou, no momento em que você trocar de forma para atacar, pode ser abatido antes mesmo de dar o primeiro tiro.

Cassidy

  • Nível: Avançado
  • Prós: Mobilidade, dano crítico alto
  • Contras: Requer boa mira, alvo fácil ao usar a Suprema

O caubói é outro favorito dos jogadores, mas possui uma exigência, que é uma boa mira. Seus tiros, quando certeiros, possuem uma alta taxa de dano crítico, por isso é bom fazer com que cada tiro valha a pena.

A mobilidade e a ofensividade de Cassidy é favorecida por sua habilidade Rolamento, que além de fazê-lo ganhar um pouco de terreno, recarrega totalmente sua pistola no processo. O jogador que sabe fazer um bom uso combinado dessa técnica não tem dificuldades em abater, mesmo que sozinho, um oponente.

Sua Suprema, Tiro Certeiro, é uma das mais poderosas do jogo, pois pode derrubar todos os cinco integrantes do time adversário em uma só jogada se a sorte estiver a seu favor. Entretanto, ao usar a técnica, Cassidy fica extremamente exposto. Sua movimentação chega a quase zero e ele brilha, quase que pedindo para tomar um tiro. Se você conseguir travar a mira no máximo de inimigos antes que te vejam, é sucesso. Caso contrário, é caixão e vela preta para você, “hombre”.

Echo

  • Nível: Avançado
  • Prós: Mobilidade, alto poder ofensivo
  • Contras: Habilidade Suprema

Echo é outra que chegou a pouco tempo em Overwatch e é uma personagem para quem gosta de criatividade na hora de atacar graças a seu variado arsenal de armas. São tiros concentrados, bombas aderentes e até um feixe concentrado de energia que é altamente eficiente em inimigos que já estejam com menos da metade da vida.

Sua mobilidade é outro ponto alto, graças a sua habilidade em voar e planar, permitindo que alcance pontos de vantagem no mapa para emboscar os inimigos e dar cobertura para os aliados. Apesar de ser ofensivamente excelente, sua Suprema é única se comparada com as demais do jogo por depender da configuração do time inimigo.

Duplicar faz com que Echo copie um dos adversários e tire vantagem das habilidades do alvo por alguns segundos. Caso o jogador consiga atuar bem enquanto é um “clone”, pode até mesmo usar a Suprema dele. Mas claro, isso depende muito da habilidade do jogador em saber jogar bem com o alvo que copiou, senão a habilidade de Duplicar não tem nenhuma serventia.

Genji

  • Nível: Avançado
  • Prós: Mobilidade, anulação de ataques
  • Contras: Vida baixa

O caçula dos irmãos Shimada é um dos personagens mais perigosos do jogo, visto sua grande versatilidade em campo. Capaz de transpassar sem muitas dificuldades muitos obstáculos graças a seu salto duplo e a capacidade de escalar paredes, Genji é formidável na mão de um jogador habilidoso.

Seus ataques com shurikens, quando certeiros, causam um bom dano em um combate 1x1. Seu Golpe Veloz, quando usado para finalizar um oponente, tem sua recarga zerada, permitindo seu reuso imediato, e um estrago no meio do time inimigo. Sua Suprema, a Lâmina do Dragão, é uma poderosa aniquiladora quando o assunto é combate corpo a corpo. Quando ouvir Genji invocando-a, o conselho é correr, e muito!

Sua maior vantagem está em sua habilidade de defletir projéteis, que o permite devolver ataques poderosos como foguetes e até mesmo a flecha do Golpe do Dragão de seu irmão Hanzo, se repelida antes do ápice do ataque. Em contrapartida, sua vida baixa é seu maior ônus. Caso o jogador não saiba a hora de escapar e tirar proveito da mobilidade de Genji para tal, ele é facilmente derrubado.

Hanzo

  • Nível: Avançado
  • Prós: Mobilidade, alto dano crítico
  • Contras: Recarga de habilidades demorada

Hanzo é ótimo para realizar coberturas e atuar como um batedor. Suas flechas o permitem causar um considerável dano crítico, podendo derrubar facilmente qualquer oponente que seja uma vítima certeira de um jogador com boa mira e noção de tiros com flechas. Quase tão versátil quanto seu irmão Genji, Hanzo só não possui a habilidade de dar saltos duplos, mas consegue realizar pequenas investidas aéreas para alcançar alguns locais e o favorecer no quesito mobilidade.

Sua Flecha Sônica é bem útil para revelar a posição de inimigos, mas assim como as Flechas da Tempestade, seu tempo de recarga é alto, exigindo um comportamento um pouco mais regrado do jogador para que não fique com opções de ataque limitadas.

O Golpe do Dragão, sua Suprema, é um poderoso ataque capaz de atravessar superfícies sólidas, como paredes, e desafia a criatividade do jogador na hora de usá-lo. Pode fazer uma verdadeira limpa na arena e anular por alguns segundos a presença de inimigos em um determinado setor do mapa enquanto o majestoso dragão atravessa o mapa. É bem útil se usado com técnicas que anulam o movimento, como as Supremas de Reinhardt ou Zarya.

Junkrat

  • Nível: Básico
  • Prós: Dano alto, jogabilidade simples
  • Contras: Suprema pode ser anulada facilmente

Junkrat é outro personagem divertido de usar e não muito complexo. Outra escolha ideal para quem está começando em Overwatch 2. O negócio dele é causar caos no combate, espalhando bombas e armadilhas pelo mapa para bagunçar a formação inimiga e causar boas quantidades de dano quando suas bombas acertam alguém.

Caso você esteja prestes a morrer, uma alternativa é se jogar no meio dos inimigos. O motivo é que Junkrat deixa cair um punhado de bombas ao ser morto, causando uma boa quantidade de dano em quem estiver perto. O famoso “cair atirando” sendo levado ao pé da letra.

Sua Suprema, Pneu da Morte, é outra poderosa arma de destruição em área que pode ser guiada pelo jogador até a área onde será detonada. Entretanto, o pneu pode ser facilmente destruído caso os inimigos percebam rapidamente que ele está em sua direção, o que causa uma bela frustração para o jogador que esperou para usar a técnica.

Mei

  • Nível: Avançado
  • Prós: Dano crítico alto, controle de área, regeneração de vida
  • Contras: Requer boa mira, Suprema com dano baixo

Mei é útil quando o assunto é causar dano mas se manter na defensiva. Seu Aniquilador Endotérmico pode desacelerar inimigos até os congelar totalmente e deixá-los vulneráveis para receber dano. Além disso, a arma é capaz de disparar potentes Pingentes de Gelo que causam um considerável dano crítico.

Quando em apuros, Mei pode se congelar para anular qualquer dano recebido enquanto regenera sua própria vida. Muralhas de Gelo completam seu arsenal, ajudando o time na hroa de defender posições, ou mesmo ajudando a garota, e seus aliados, a alcançar algum ponto elevado.

Sua Suprema, Nevasca, cria uma gélida área que desacelera e congela qualquer inimigo que esteja na área de atuação da técnica. Enquanto congelam, os inimigos recebem um pouco de dano, mas por si só esta técnica não tem poder para derrubar ninguém, tornando-a dependente de uma interação com a equipe para que seja melhor aproveitada.

Pharah

  • Nível: Básico
  • Prós: Dano alto, mobilidade
  • Contras: Alvo fácil ao usar a Suprema

Pharah pode voar livremente pelo cenário, o que faz dela uma ótima pedida para atuar como batedora e atacar inimigos a qualquer distância com seu Lançador de Foguetes. Só tome cuidado para não atirar à queima-roupa, pois o raio de explosão dos foguetes também causa dano à ela.

A Explosão Concussiva é útil para controlar multidões, ou mesmo lançá-los para armadilhas do cenário, como buracos. É bem útil para livrar não só a si, mas também aliados que estejam com algum problema contra os inimigos.

Quando “a Justiça vem de cima” com seu ataque de Bombardeio, sua Suprema, Pharah pode causar um belo estrago a um grupo de inimigos, mas também fica totalmente exposta para receber um contra-ataque que pode tirá-la de ação facilmente. Essa é mais uma técnica que cai bem com um combo de restrição de movimento de algum aliado.

Na próxima semana…

A terceira parte da nossa série de dicas para iniciantes em Overwatch 2 vai abordar os personagens restantes da função Dano. Até lá, não deixe de conferir e participar com suas dicas de jogo nos comentários para ajudar outros novatos no game. Até semana que vem!

Revisão: Camila Cerineu
Siga o Blast nas Redes Sociais
Alexandre Galvão
Fã de Castlevania, Tetris e jogos de tabuleiro. Entusiasta da era 16-bit e joga PlayStation 2 até hoje. Jogador casual de muitos e hardcore em poucos. Nas redes sociais é conhecido como @XelaoHerege
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Você pode compartilhar este conteúdo creditando o autor e veículo original (BY-SA 3.0).