Análise: Inertial Drift: Twilight Rivals Edition (PS5/XSX) é uma grande homenagem ao anime Initial D

Belos gráficos, trilha sonora Eurobeat e oponentes muito desafiadores.

em 29/11/2022

Inertial Drift: Twilight Rivals Edition
é um jogo de corrida arcade com visual estilo retrô futurista, focado em utilizar a técnica de derrapagem controlada, conhecida como drift entre os entusiastas de automobilismo, para dominar os sinuosos circuitos de uma região fictícia nos anos 1990.

A edição Twilight Rivals é exclusiva para consoles de nova geração e oferece novas pistas bastante desafiadoras e um modo história inédito, apresentando quatro novos veículos e quatro novos pilotos bastante habilidosos.



Initial D

O Japão é um país bastante montanhoso e com geografia bastante complicada para a construção de rodovias. Por conta disso os engenheiros nipônicos constroem estradas de montanha com diversas curvas em S, para assim reduzir a necessidade de inclinação e possibilitar o tráfego de veículos comerciais.

Correr em um circuito assim é bastante desafiador, exigindo muita perícia ao volante. Isso acabou criando um gênero específico de corridas de montanhas chamado Touge Racing, que ficou bastante popular nos anos 1990 graças ao anime e mangá Initial D, criado pelo mangaka Shuichi Shigeno.


Inertial Drift homenageia esse anime e as clássicas disputas de Touge, com circuitos sinuosos em que o domínio das técnicas de derrapagem controlada é essencial para fazer as curvas em altíssima velocidade. O jogo tem um grande foco nessa técnica, e para isso apresenta um sistema único de controles, bastante diferente do padrão que vemos em jogos de corrida.

Duplo comando

Em Inertial Drift usamos os dois analógicos para controlar o carro. A alavanca esquerda controla a direção, enquanto a alavanca direita faz o controle do drift. Embora leve um tempo para se acostumar, depois que você domina as técnicas de derrapagem, a jogabilidade torna-se deliciosa, com o carro domando curvas impossíveis com um balé controlado e sincronizado.


Sem dúvida nenhuma a beleza gráfica é outro ponto alto do game. Os belos gráficos em cel shading são extremamente fluidos, com configurações específicas de taxas de quadros em até 120 fps para consoles de nova geração. A estética dos anos 1990 inclui muito neon e belos ambientes noturnos. A edição Twilight Rivals oferece 14 modelos de pistas, indo de ambientes urbanos como o City Skylink a ambientes naturais como a Snow Mountain e o Lakeside Loop.

Outro ponto alto nessa edição e que certamente fará os fãs de Initial D se agitarem ao volante é a trilha sonora Eurobeat, que deixa o jogo ainda mais similar à atmosfera do anime. Singrar as curvas de montanha ao som das batidas em estilo europeu é pura adrenalina.


Twilight Rivals oferece também uma boa variedade de carros, com 24 veículos bastante distintos, divididos em categorias Sport, Performance e Race. Cada modelo possui suas próprias nuances de dirigibilidade, aderência e potência, oferecendo variações para todos os gostos.

Gente nova no pedaço

Os personagens são estilizados em um formato cartunizado, com boa representatividade de gêneros, etnias e estilos de vida. A edição Twilight Rivals apresenta quatro personagens inéditos, com diferentes estilos de pilotagem, e quatro carros novos.


Kyle é um jovem e impetuoso piloto, que confia muito na tecnologia e na inteligência artificial para ajudá-lo nas disputas. Seu carro é um Terra R.A.I, um modelo esportivo com grande estabilidade.

Lex é o piloto do Eurus Hyperia, um modelo esportivo exótico que não é muito rápido, mas acelera bem e tem um incrível controle nas curvas. Ele não é muito fã do estilo drift, preferindo controlar as curvas com aderência ao invés de derrapagens.


Brooke é uma piloto extremamente competente, que privilegia força sobre o controle. Seu King Bison é um muscle car de alta performance, com uma aceleração absurda e velocidade final impressionante. É preciso dominar muito bem as curvas para conseguir derrotá-la.

Ahmed é um piloto excepcional e praticamente imbatível, extremamente habilidoso em curvas e muito rápido nas retas. Seu carro, um XX2-133, é um modelo experimental customizado que além de ser rápido, possui um controle de curvas invejável.

Eu achei todos os pilotos e pistas novos introduzidos na campanha Twilight Rivals muito mais desafiadores que aqueles que enfrentamos no modo história padrão de Inertial Drift. Bater esses desafios exige muito treinamento e memorização das novas pistas, mas por outro lado você é recompensado com os maravilhosos novos carros que poderão ser usados nos modos Arcade, Grand Prix e Multiplayer.



Disputa fantasma

Um dos pontos que não gostei em Inertial Drift é que os carros desbloqueados nas campanhas não podem ser usados em outros capítulos, obrigando o jogador a usar o carro e o personagem predeterminados pelo game ao fazer os desafios Twilight Rivals.

Outro ponto que poderia melhorar é que não existem colisões entre carros. Todas as corridas, mesmo aquelas em que competimos contra outro piloto, estão com o “modo fantasma” habilitado, com um carro atravessando o outro. Isso impossibilita estratégias sujas como prensar o seu oponente contra a parede ou empurrar seu carro em uma ultrapassagem mais apertada. Isso faz com que, na prática, todas as corridas transmitam a sensação de ser uma disputa solo contra o relógio, sem interferência de oponentes ou de tráfego local.



Curvas alucinantes

Inertial Drift: Twilight Rivals Edition é um divertido jogo de corrida arcade que expande o que o jogo base já fazia com competência, com seu sistema único de controles usando os dois analógicos, belos gráficos em cel shading, e agora contando com novas pistas e rivais muito mais desafiadores. 

A trilha sonora Eurobeat é outro diferencial que nos transporta diretamente ao universo de Initial D enquanto dirigimos freneticamente pelas serpenteantes curvas dessa região fictícia. A ressalva fica apenas pela impossibilidade de escolher o seu veículo no modo Twilight Rivals e a ausência de colisões entre carros, o que tira um pouco a sensação de rivalidade que o título sugere.

Prós

  • Sistema de controles único;
  • Gráficos muito bonitos;
  • Trilha sonora Eurobeat extremamente empolgante;
  • Jogabilidade arcade, frenética e acessível;
  • Boa variação de pilotos, carros e pistas.

Contras

  • Corridas não transmitem a sensação de competição entre pilotos;
  • Modo Twilight Rivals não permite escolher carros ou pilotos;
  • Botões do controle não podem ser remapeados.
Inertial Drift: Twilight Rivals Edition — XSX/PS5 — Nota: 7.5
Versão utilizada para análise: XSX
Revisão: Heloísa D'Assumpção Ballaminut
Análise produzida com cópia digital cedida pela PQube Games

é engenheiro eletrônico e tem uma filha fofinha que tenta morder os controles do papai. Curte jogos de luta, corrida e ação.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.