Fabular: Once Upon a Spacetime é um roguelike ambientado no espaço, dentro de uma temática medieval. O seu combate entre naves utiliza elementos de soulslike para apresentar ao jogador intensos momentos de ação. Em sua atual versão, o jogo apresenta uma série de qualidades para diversificar seu gameplay, porém ainda é necessário uma maior diversidade de elementos para chamar a atenção dos jogadores.
Guerra nas estrelas
Em Fabular: Once Upon a Spacetime, estamos no controle do príncipe de um reino espacial escalado para enfrentar os diversos perigos daquele universo com objetivo de manter a segurança de seu povo. Durante nossa exploração, devemos enfrentar perigosos cavaleiros, ajudar os necessitados e garantir novos recursos para sua nave.
Fabular é ambientado em uma espécie de Idade Média espacial. Temos o conceito de reinos e cavaleiros mesclado com naves e outras tecnologias futurísticas. Nesta versão, temos disponíveis três mundos, cada um com suas diferenças visuais, e duas naves, com características de combate próprias.
Cada mundo é gerado proceduralmente e é composto por pontos interconectados. Cada ponto consiste em um evento aleatório, que podem ser inimigos para enfrentar, aldeões para ajudar, ferreiro para comprar itens etc., e movimentar entre eles consome combustível, um recursos escasso na aventura.
O objetivo em cada mundo é alcançar o ponto em que o chefe se encontra. Porém, o mapa é exibido à medida em que avançamos dentro do território, e como temos combustível limitado, nossa exploração precisa ser estratégica.
Antes de cada jornada, temos a opção de escolher nossa nave. As duas disponíveis possuem características distintas o suficiente para modificar o combate: a Paladino é equipada com um escudo e um par de espadas, melhor para um combate mais cauteloso; e a Manticora tem a capacidade de dar um dash, além de ser muito mais veloz para se locomover e ágil para atacar com suas espadas.
As seções de combate ocorrem em uma área aberta com visão de cima. Os inimigos são outras naves que aparecem em hordas e possuem movimentos de combate semelhantes ao seu. No entanto, são naves menores e mais frágeis.
A dinâmica é semelhante a jogos soulslike, de certa forma. Atacar de forma inconsequente costuma nos penalizar com muita perda de vida, principalmente quando estamos cercados de inimigos. O uso do escudo e do dash, dependendo da sua nave, é fundamental para perder a menor quantidade de vida possível. Logo, toda a sua movimentação deve ser planejada de acordo com as características do adversário.
Um roguelike divertido, porém limitado
Por ser um roguelike, a dinâmica de Fabular se baseia na repetição constante de nossa aventura enquanto coletamos recursos e compramos melhorias para a nossa nave. Para manter-se atrativo, o jogo possui alguns elementos de customização que trazem variedade ao gameplay.
Podemos customizar nossa nave com diferentes armas e equipamentos que são encontrados aleatoriamente durante a aventura. Além disso, há uma árvore de habilidades que trazem diferentes benefícios à nave, seja para abrir mais espaço de inventário ou dar mais dano com sua arma base. Como a escolha dessas habilidades consomem ouro, outro recurso escasso, deve-se escolher o que faz mais sentido para sua estratégia.
Outro ponto relevante são os eventos para os nódulos que visitamos. Como são aleatórios, em um primeiro momento nunca sabemos se algo irá nos beneficiar ou não. Os eventos ocorrem na forma de cenas estáticas com diálogos e um sistema de escolhas e envolve um modelo de risco e recompensa interessante, pois podemos conseguir recursos importantes para a aventura.
No entanto, é preciso destacar que a quantidade de elementos ainda é limitada, mesmo que apresente um bom potencial. A variedade de armamentos não me incomodou tanto, mas percebi uma repetição frequente de eventos. Esse problema torna a aventura um pouco previsível, visto que consigo definir quais eventos eu posso conseguir recursos e quais posso ignorar.
Um produto para ficar de olho
Fabular: Once Upon a Spacetime apresenta um grande potencial para se destacar em meios aos vários roguelikes que aparecem nos dias de hoje. A ideia de combinar um conceito medieval no espaço foi feita de maneira competente, principalmente levando em conta sua estética e ambientação. A experiência precisa ser aprimorada com a adição de novos elementos como naves, itens e eventos, mas já conta com um conteúdo divertido e envolvente.
Revisão: Vitor Tibério
Texto de impressões produzido com cópia digital cedida pela Prismatika