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Análise: NVDA (PC) discute as dificuldades do fim do ensino médio em uma visual novel surpreendentemente sensível

Jogo do Studio Kraken trabalha com tópicos sensíveis enquanto retrata um momento complexo da adolescência.

Originalmente lançada no itch.io em 2021, NVDA é uma visual novel brasileira desenvolvida pelo natalense Studio Kraken. A obra conta a história de um grupo de amigos no fim do ensino médio, um período de grandes anseios e que também leva a eventos bastante pesados para esses adolescentes. Relançada no Steam no dia 28 de outubro de 2022, a nova edição conta com mais opções de final, conquistas do Steam e outros ajustes.

O futuro incerto do fim do ensino médio

NVDA conta a história de Hugo, um menino que está no fim do ensino médio, tentando ainda decidir o seu futuro. Ao contrário de outros adolescentes, ele já tem certeza da carreira que quer seguir, mas isso não é o suficiente. O seu sonho é fazer faculdade de Cinema, mas convencer os seus pais é difícil, afinal, eles se preocupam que essa escolha “não lhe daria futuro” e gostariam que ele escolhesse um curso mais ”seguro”.

Enquanto tenta convencer os seus pais de que a sua escolha pode dar certo, o menino descobre um festival para cineastas amadores. Ambicioso e sedento por reconhecimento, ele decide se esforçar para criar o filme ao mesmo tempo em que mergulha ainda mais nos estudos. Para poder fazer isso, ele conta com a ajuda de seus amigos do colégio, cada um com suas peculiaridades.

Em resumo, o trio principal é um grupinho de nerds que vivem grudados de uma forma que parece que eles são até uma pessoa só. Sempre juntos, eles podem até ser bons nos estudos, mas estão longe de serem anjinhos que não se metem em confusão.

Se Hugo é obcecado com cinema de uma forma que todos os seus amigos sabiam que esse seria o seu caminho, a grande paixão do seu melhor amigo, o gentil Teodoro (Téo), é a música. Enquanto isso, Heloísa (Helô) é a mais estudiosa e costuma puxar a orelha dos dois, mas está sempre por perto para o que for necessário. Os três são bastante carismáticos e é fácil vê-los como pessoas reais com uma dinâmica natural e rica em suas interações.

Junto a eles, temos também três outros personagens de grande importância: Tales, Karlos e Marina. Tales é um menino um pouco mais desligado do grupo, aparecendo de forma mais esporádica. Apesar de estar na mesma sala que o trio, ele falta às aulas com frequência, e ninguém sabe muito bem sobre a vida dele fora da escola, brincando que ele é filho de algum tipo de mafioso.

Já Karlos é um amigo mais velho que sempre anda com eles. Apesar de já ter saído da escola, ele decidiu não ir para a faculdade e ganha dinheiro com informática graças a vários cursos que ele fez online. Por fim, Marina é a namorada de Téo, tendo se juntado a eles apenas mais recentemente e tendo um clima bem óbvio de inimizade com Helô.

Chama a atenção em especial a construção dos personagens e a linguagem simples e coloquial utilizada na trama. Como o contexto é bem informal, o estilo é perfeito para a proposta, assim como a forma como os diálogos se mantêm mais simples de forma geral.

As asas de Ícaro

Apesar da escrita ser majoritariamente leve e descontraída, os temas abordados pela obra incluem tópicos como gravidez na adolescência, depressão e suicídio. A partir de um determinado ponto da trama, é possível ver como essa transição para a vida adulta também marca para eles momentos inesperados de suas vidas que se tornam muito turbulentas em poucos meses.

Há uma boa maturidade na abordagem dos tópicos que fortalece a sensação de naturalidade das reações dos personagens e aumenta a empatia com relação ao que está acontecendo com os personagens. Porém, vários pontos acabam sendo colocados de forma muito rápida, enfraquecendo o tom da narrativa e dando a sensação ora de resolução abrupta, ora de ignorância com relação ao seu peso.

Além disso, vários eventos de maior impacto da trama são fixos, o que acaba destoando um pouco da sensação de consequência desejada pelos criadores. Há variações na trama dependendo do que o jogador escolhe, incluindo nove finais possíveis, mas elas acabam parecendo pouco significativas em algumas ocasiões por conta dessa rigidez.

Fica a sensação de que seria importante um maior desenvolvimento de todas as subtramas, exceto pela que acaba se tornando o grande foco do final do jogo, pois até mesmo a premissa do filme acaba recebendo uma prioridade pequena. Porém, de forma geral, a trama é sólida e emocionante, envolvendo o jogador na vida desses jovens que estão passando por sérios problemas na passagem para a vida adulta.

Também chamam a atenção os aspectos visuais e sonoros do jogo. Em particular, o design de personagens e ambientes reflete muito bem a sua ambientação, seja pelo uso de uniformes escolares com os quais estudantes de escolas públicas muito provavelmente se identificarão ou pelas construções claramente inspiradas em ambientes brasileiros reais.

Já a trilha sonora é marcada principalmente pelo uso do violão com faixas focadas especificamente na melodia. São poucas músicas, mas o suficiente para reforçar o aspecto emocional de cada cena. O design de som do jogo em geral é bem simples, mas eficiente, com efeitos sonoros gratuitos usados com parcimônia apenas para complementar algumas cenas.

Um voo simples e sensível por uma realidade complexa

NVDA é uma visual novel brasileira que consegue oferecer uma trama sensível e madura com tópicos extremamente relevantes. Apesar de faltar um pouco de desenvolvimento em algumas subtramas, a obra é impactante e cumpre bem o seu papel social.

Prós

  • Trama sensível que aborda tópicos pesados de forma madura;
  • Escrita com uma linguagem simples e coloquial que reflete bem o contexto informal dos adolescentes;
  • Design de personagens e ambientes que remetem com muita clareza à ambientação brasileira;
  • Trilha sonora expressiva apesar da simplicidade geral do design sonoro.

Contras

  • Alguns pontos da trama precisavam de mais desenvolvimento para não ficar parecendo muito abruptos;
  • Pouca variação significativa para as escolhas e os finais.

NVDA — PC — Nota: 8.0

Revisão: Thais Santos
Análise produzida com cópia digital cedida pelo Studio Kraken


é formado em Comunicação Social pela UFMG e costumava trabalhar numa equipe de desenvolvimento de jogos. Obcecado por jogos japoneses, é raro que ele não tenha em mãos um videogame portátil, sua principal paixão desde a infância.
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