Que o serviço Xbox Game Pass é um grande sucesso entre os jogadores, disso não há dúvidas, porém conforme observado por Tweaktown, um longo relatório do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) do Brasil sobre a proposta de aquisição da Activision Blizzard pela Microsoft incluiu uma pequena tabela revelando informações sobre o quão lucrativo é o serviço por assinatura da Microsoft.
De acordo com a tabela, da qual o CADE diz que a fonte é a própria Microsoft, a empresa Xbox obteve uma receita de US$ 2,9 bilhões em todo o mundo com “serviços de assinatura de jogos para consoles”, ou seja, Xbox Game Pass. Vale ressaltar que o lucro real não é revelado no relatório do CADE, e o valor da receita não inclui o PC Game Pass.
Isso significa que o serviço Xbox Game Pass representou cerca de 18% da receita anual total do Xbox da Microsoft (US$ 16,28 bilhões) e quase 30% de suas receitas de jogos e serviços (US$ 12,581 bilhões) no período. A tabela também afirma que o Nintendo Switch Online teve receita de US$ 932 milhões no ano passado, enquanto o EA Play supostamente arrecadou US$ 356 milhões.
Não foi revelado nenhum valor a respeito dos serviços de assinatura de jogos da Sony, seja o extinto PlayStation Now ou o novo PlayStation Plus (que era presumivelmente novo demais para ter números enviados).
A informação foi fornecida como parte do relatório do CADE explicando por que havia aprovado a proposta de aquisição da Activision Blizzard pela Microsoft sem “restrições”. O CADE também afirmou que, em seu julgamento, caso a série Call of Duty se torne exclusiva do Xbox no futuro, a Sony ainda deve ter meios para se manter competitiva, como a Nintendo.
“Com a aquisição de uma editora como a Activision Blizzard, e considerando o risco (teórico) de o conteúdo da empresa se tornar exclusivo do Xbox, é provável que a eventual conclusão da transação dê à Microsoft uma vantagem competitiva considerável no setor de consoles.", disse o órgão regulatório brasileiro.
Fonte: VGC