Impressões: Street Fighter 6 (Multi) está chegando com a renovação que a série tanto precisa

Participamos do Beta fechado, e a alta qualidade do título é uma bela injeção de ânimo para quem está ansioso pelo game.

em 14/10/2022

Anunciado oficialmente em fevereiro, Street Fighter 6 vem ganhando novas informações com uma certa periodicidade e com isso estamos cada vez mais interessados e ansiosos pela nova entrada do jogo de luta mais popular do planeta. No último fim de semana tivemos a oportunidade de experimentar o game pela primeira vez para sentir que novidades o sexto capítulo de Street Fighter trará para os jogadores.

O teste beta fechado de Street Fighter 6 aconteceu de 7 a 10 de outubro no PC (via Steam), PlayStation 5 e Xbox Series X, e a seguir você confere nossas impressões sobre o que experimentamos durante o período e nossas expectativas para este grandioso e importante projeto para renovar o nome da franquia.
O Beta fechado aconteceu entre os dias 7 e 10 de outubro de 2022.

Mais social do que nunca

O Beta fechado disponibilizou acesso a apenas um dos três modos de jogo que estarão disponíveis no jogo completo. A Central de Batalha (Battle Hub) é a área social do game e foi o foco deste teste que englobou a interação entre os jogadores das três plataformas em que ocorreu durante o fim de semana. A área, que é tematizada como um gigantesco fliperama, proporciona a interação social e direta entre os membros da Capcom Fighters Network (CFN) de diferentes regiões do mundo.
Com a estética de um gigantesco fliperama, a Central de Batalha é o ponto de encontro entre os membros da CFN.
O jogador precisa criar um avatar que será sua representação no game e, principalmente, atuará como uma ferramenta interativa para acessar as diversas atividades desta área do jogo. No local, a principal atividade é jogar partidas com outros jogadores que também estão no mesmo servidor.

Um ponto que me surpreendeu bastante foi o nível de detalhes que podem ser ajustados na criação do seu boneco para deixá-lo o mais original possível. A ferramenta foi um dos maiores destaques nas redes sociais com diversos memes sobre as criações únicas que os jogadores criaram para interagir nos servidores. A maioria é bizarramente engraçada, enquanto outros são cabulosamente assustadores.
São muitos detalhes para deixar seu avatar com aparência e personalidade únicos.
Para jogar com quem está no local, basta se sentar em uma das máquinas ali disponibilizadas e esperar que alguém se sente ao lado para jogar algumas partidas ou apenas assistir as que estão rolando, tal qual em um fliperama de verdade. O ambiente foi livremente inspirado em outros tipos de lobby online, como já vem sendo feito nos jogos da Arc System Works como Guilty Gear –Strive– e Dragon Ball FighterZ.

Enquanto esperava por uma partida ranqueada ou casual dando um rolê pelo recinto, também pude acessar as máquinas disponíveis no prédio para usar o modo de treinamento do jogo. A área dispõe ainda de uma lojinha onde o jogador pode gastar seus Drive Tickets, obtidos por meio da conclusão de objetivos semanais, para comprar itens cosméticos para personalizar ainda mais seu personagem.
O modo de treinamento traz ferramentas de análise para ajudar os jogadores mais dedicados a melhorar ainda mais seu gameplay.
Há também gabinetes com jogos clássicos da empresa que estarão disponíveis por meio de um sistema de rotação. Durante o período de testes, Magic Sword e Super Street Fighter II Turbo estavam disponíveis. Há rumores de que Final Fight, que é uma das principais inspirações para a ambientação de SF6, será fixo, mas resta esperar para ver como vai ser. Foi legal gastar algumas fichas virtuais — e gratuitas — me divertindo com o legado da Capcom.
Curtindo umas partidas de Street Fighter, no Street Fighter.
Este tipo de experiência deixou minha interação com outros jogadores mais fácil, intuitiva e, por que não dizer, divertida. Por meio do avatar é possível fazer gestos para trocar uma ideia com outros jogadores, além de um chat de texto para mandar aquele GG para um brother com quem tirou umas partidas. As esperas por partidas online se tornaram menos monótonas e isso ajudará muito.

Veteranos, novatos e novidades

Durante o Beta oito personagens estavam disponíveis para jogar: os veteranos Ryu, Ken, Chun-li, Guile e Juri; Luke, o último lutador adicionado a Street Fighter V; e os novatos Kimberly e Jamie. A jogabilidade continua trazendo seu formato clássico, com três intensidades de socos e chutes, golpes especiais que consomem uma ou mais barras de especial, e a característica Critical Art, que traz uma apresentação mais elaborada e consome todos os níveis da barra de especial.
Ryu, Ken, Chun-Li, Guile, Juri, Luke, Jamie e Kimberly foram os lutadores disponíveis para jogar durante o período de testes.
No lugar das skills e habilidades únicas proporcionadas pelo V-System de SFV, Street Fighter 6 traz como novo núcleo de sua jogabilidade o Drive Gauge, uma nova barra que proporciona a execução dos ataques especiais aprimorados — os ataques EX — e duas técnicas únicas para todos os lutadores: o Drive Impact e o Drive Parry.

O Drive Impact (DI) é um ataque carregado que lembra muito o Focus Attack em Street Fighter IV. Ao pressionar um botão dedicado para a ação, ou os botões de soco e chute forte simultaneamente, o lutador desfere um poderoso golpe carregado que pode atordoar o inimigo, caso seja defendido, ou deixá-lo totalmente exposto para novos ataques caso acerte em cheio o oponente.

Durante a execução do movimento o atacante recebe armadura, e se receber algum dano durante a animação do golpe, dano residual é adicionado à barra de vida, e pode ser restaurada caso ele não sofra dano por alguns segundos. Caso o defensor consiga romper a armadura, o atacante fica totalmente exposto e poderá sofrer um contra-ataque furioso do adversário.
O uso certeiro do Drive Impact pode ser crucial para virar a partida a seu favor.
O Drive Parry (DP) é uma mecânica bem semelhante à usada em Street Fighter III, em que o lutador assume uma postura defensiva capaz de defender golpes e ainda restaura a barra de Drive no processo. Dominar esta técnica é essencial para pegar o inimigo desprevenido e manter sua barra de Drive sempre abastecida. Durante o DP, executar um comando de dois toques para frente executa um movimento chamado Drive Rush, que como o nome já diz, permite que o lutador avance de forma bastante rápida em direção ao oponente para manter uma postura mais ofensiva e criar combos espetaculares.
Quase um Daigo, só que não...
Saber administrar o uso da barra de Drive é um ponto que se tornará crucial na jogabilidade em Street Fighter 6. Diferente do V-System do jogo anterior, que é abastecido no decorrer da luta, a barra de Drive já começa totalmente cheia para os dois lutadores. Receber dano de ataques básicos, especiais, arremessos e, principalmente, de um Drive Impact, consome barras da Drive Gauge, e se ela for totalmente exaurida, o lutador fica em uma grande desvantagem por não poder mais usar mais as técnicas de Drive até que um demorado tempo de cooldown passe e a barra possa ser usada novamente.

Qualidade e renovação

Uma outra novidade diz respeito aos controles e promete ser uma importante porta de acesso para jogadores menos experientes e aos novatos em jogos de luta. O jogador poderá escolher entre duas predefinições: clássico e moderno. O método clássico, como o nome já implica, é a forma como já conhecemos Street Fighter há muitos anos. O moderno já exige menos habilidade do jogador na hora de executar comandos, como o do Hadoken, para algo como pressionar apenas o direcional para frente e o botão de especial para executar a mesma técnica.
O gameplay ficou ágil, e o novo sistema de Drive dá mais liberdade para os jogadores criarem estratégias de combate.
Visualmente é onde temos outro grande destaque do game, com um visual menos cartunesco dos personagens para a versão mais realista já feita pela própria Capcom para os World Warriors. Os cenários também estão cheios de cor e detalhes. Tudo graças à versatilidade e qualidade da RE Engine, motor gráfico proprietário da Capcom, também usado nos atuais jogos da série Resident Evil, como os remakes de RE2 e RE3, e nas coletâneas Capcom Arcade Stadium e Capcom Arcade 2nd Stadium.

Somando à experiência, a trilha sonora casa muito bem com a vibe mais urbana que a Capcom está dando ao jogo, com composições que flertam muito com o hip-hop e o pop. Assim como nos jogos anteriores, há temas tanto para os personagens quanto para as localidades, todas muito bem animadas e que trazem mais adrenalina para os combates.
A direção de arte traz uma vibe mais urbana e contemporânea.
Por falar em adrenalina, o sistema de narração e comentários da partida traz a vibe de que a luta está acontecendo em um torneio oficial. Foi bem legal jogar algumas partidas com essa opção ativada, mas depois de umas dez lutas já estava começando a me distrair um pouco demais. Por isso decidi desativar para que eu pudesse ficar mais focado durante as diversas batalhas online que travei com outros jogadores.

O ponto de maior atenção da Capcom com o Beta foi a performance dos servidores na hora de realizar o matchmaking, principalmente com o cross-play ativado e com uma nova plataforma fazendo parte da comunidade: o Xbox Series X. Nosso teste foi feito no PS5, e raramente tive problemas para encontrar partidas. Também só tenho elogios quanto ao estado da conexão. Graças ao rollback netcode, a qualidade da jogatina online em Street Fighter 6 será o que os fãs da série finalmente desejaram desde o último ano de atualizações no antecessor.
Encontrar partidas, tanto casuais quanto ranqueadas, foi uma das coisas mais fáceis de se fazer durante o beta.
Ao encontrar uma partida, diferente do antecessor, em pouco menos de um minuto já estamos na tela de versus que antecede a batalha. Ter várias partidas de modo fácil e ágil foi algo que me animou muito, o que rendeu muitos combates e a experimentação de todos os personagens disponíveis. Ter prazer em jogar Street Fighter novamente me deixou animado com o que o SF6 terá para oferecer quando for lançado.

A expectativa já excede a realidade

O teste Beta fechado em Street Fighter 6 me ajudou a elucidar muitas dúvidas sobre a qualidade do game, além de mostrar que em meio a tantas novidades, elas realmente são inovadoras e, principalmente, necessárias para manter o nome Street Fighter sempre no topo quando falamos em jogos de luta. Estou ansioso para saber que outras novidades a Capcom planeja para o game e, principalmente, quando será finalmente lançado.
As expectativas subiram bastante após a ótima experiência durante o Beta fechado.
Street Fighter 6 tem previsão de lançamento para 2023 no PC, PlayStation 5, PlayStation 4 e Xbox Series X. Confira também nossas impressões sobre o game durante a BGS 2022.

Revisão: Heloísa D’Assumpção Ballaminut
Texto de impressões produzido com chave de acesso cedida pela Capcom

Fã de Castlevania, Tetris e jogos de tabuleiro. Entusiasta da era 16-bit e joga PlayStation 2 até hoje. Jogador casual de muitos e hardcore em poucos. Nas redes sociais é conhecido como @XelaoHerege
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