Google anuncia o encerramento do serviço de streaming de jogos Stadia

Serviços serão mantidos até 18 de janeiro de 2023 e as compras feitas na plataforma serão reembolsadas.

em 29/09/2022

O Google está encerrando o Stadia, seu serviço de jogos por streaming, que permanecerá ativo até o dia 18 de janeiro de 2023. A empresa fará o reembolso de todos os hardwares adquiridos através do Google Store bem como todos os jogos e conteúdos adicionais adquiridos no Stadia Store. A expectativa é que os reembolsos sejam concluídos até meados de janeiro de 2023.
“Alguns anos atrás, lançamos um serviço de jogos para o consumidor, o Stadia”, disse o vice-presidente e diretor geral do Stadia, Phil Harrison, em um post no blog. “Embora a abordagem da Stadia para streaming de jogos para consumidores tenha sido construída em uma base tecnológica forte, ela não conquistou os usuários da forma que esperávamos, então tomamos a difícil decisão de encerrar nosso serviço de streaming Stadia.”
O serviço foi lançado em 19 de novembro de 2019 nos Estados Unidos, com uma proposta que prometia revolucionar o mercado: a possibilidade de desfrutar de grandes jogos sem a necessidade de adquirir um console dedicado. Expandindo aos poucos apenas para "países selecionados", o Stadia só pode ser acessado por brasileiros através do uso de VPNs.

Durante seu curto tempo de vida o serviço foi  bastante criticado pela falta de exclusivos e pelo seu modelo de negócios, que embora ofereça um plano gratuito além da assinatura Pro, em muitos casos exige a compra dos jogos para poder acessá-los.

O Stadia já dava sinais de enfraquecimento quando anunciaram uma reestruturação e encerramento de estúdios internos além de perder talentos como a diretora de design Kim Swift, que deixou a empresa para liderar uma equipe focada em jogos nativos para streaming no Xbox Game Studios, e o diretor de jogos Jack Buser. Houve uma tentativa final por parte do Google de oferecer o Stadia como uma plataforma de distribuição de jogos para outras empresas, mas essa empreitada também não obteve êxito.

Phill Harrison afirmou ainda que há a possibilidade de aplicação das tecnologias desenvolvidas para o Stadia em outras plataformas como YouTube, Google Play e realidade aumentada, além de estarem abertos para disponibilizar a infraestrutura para "parceiros no setor". 

Fonte: The Verge

é engenheiro eletrônico e tem uma filha fofinha que tenta morder os controles do papai. Curte jogos de luta, corrida e ação.