Glen Schofield, diretor de The Callisto Protocol e CEO/ fundador da desenvolvedora Striking Distance Studios, pediu desculpas ao seu time após uma postagem no Twitter comentando sobre o processo de crunch, termo usado para se referir a qualquer hora extra exaustiva, que o estúdio vem passando ao longo do desenvolvimento do jogo.
Em uma postagem na rede social, agora deletada, Schofield discutiu sobre a razão de não haver tanta promoção, exceto a participação em eventos, de The Callisto Protocol. “Eu só falo sobre o jogo durante algum evento. Nós estamos trabalhando 6 a 7 dias por semana e ninguém está nos forçando. Exaustão, cansaço, COVID, mas estamos trabalhando. Bugs, falhas, correções de desempenho, uma última passagem pelo áudio. Isso tudo entre 12 e 15 horas por dia.” Ele encerrou o seu comentário dizendo “É isso que significa o desenvolvimento de jogos. Trabalho duro. Almoçar e jantar trabalhando. Você faz isso porque ama isso.”
Após várias críticas de usuários sobre a sua visão sobre a produção do game, Schofield se pronunciou novamente pedindo desculpas. “Quem me conhece sabe o quanto sou apaixonado pelas pessoas com quem trabalho. Mais cedo eu twittei o quão orgulhoso eu estava do esforço e das horas que a equipe estava dedicando. Isso estava errado. Valorizamos paixão e criatividade, não longas horas. Lamento a equipe por ter dito isso.” afirmou ele.
Anyone who knows me knows how passionate I am about the people I work with. Earlier I tweeted how proud I was of the effort and hours the team was putting in. That was wrong. We value passion and creativity, not long hours. I’m sorry to the team for coming across like this.
— Glen A. Schofield (@GlenSchofield) September 3, 2022
A cultura de crunch em desenvolvimento de jogos não é nenhuma novidade. Presente desde dos primórdios da indústria, ganhou ênfase nos últimos anos devido a relatórios de situação abusivas dentro de grandes desenvolvedoras, como a Rockstar e CD Projekt Red. E sempre é dito pelos funcionários que passam por isso o esgotamento que é causado por essa situação, que vai do trabalho até o casamento.
A visão de Schofield não é isolada e é bem comum, principalmente entre veteranos da indústria, como é o caso dele. Em comentários recentes, Matt Botty, chefe da Xbox Game Studios e antigo funcionário da extinta Midway Games, se referiu a suposto crunch ao longo do desenvolvimento de Fallout 76 (Multi) como parte da cultura da indústria de jogos. “Eu literalmente dormi debaixo da minha mesa no início da minha carreira. E analisamos isso como um distintivo de honra.” afirmou ele no mesmo comentário.
Porém, mudanças em culturas internas foram registradas em vários estúdios para evitar ou diminuir exaustivas jornadas de trabalho. Podemos citar o exemplo da própria Rockstar, que diminuiu o escopo do Grand Theft Auto 6 para permitir ao máximo que não seja praticado o crunch na desenvolvedora. Comentando sobre esse tweet do Schofield, Josh Sawyer, diretor de Fallout: New Vegas (Multi) e de Pentiment (Multi), ele disse que faz o máximo para diminuir isso em seus projetos. “Eu nunca tenho sucesso completo e é sempre um fracasso da minha parte e da gerência quando isso acontece.” afirmou ele.
I have crunched a lot, especially early in my career, and it’s something I do my best to eliminate on the projects I direct. I never completely succeed and it’s always a failure on my/management’s part.
— Josh Sawyer (@jesawyer) September 3, 2022
When it happens occasionally and for short periods of time, it’s a fuck up.
The Callisto Protocol está em desenvolvimento pela Striking Distance Studios e publicado pela Krafton. Considerado como o sucessor espiritual de Dead Space, promete trazer uma experiência de survival horror no nível do clássico jogo da EA. O lançamento está planejado para 2 de dezembro.
Fonte: Game Industry