Desde dezembro de 1994, a marca PlayStation vem consolidando um importante legado no mercado de games mundial. Com diversos consoles nestes quase 28 anos de história, jogos memoráveis foram lançados para suas plataformas e se tornaram verdadeiros clássicos que ficaram imortalizados na memória de jogadores ao redor do mundo.
Entretanto, diferente da Microsoft, que tem um grande cuidado com sua vasta biblioteca de títulos lançados para os consoles da família Xbox, os jogadores da comunidade PlayStation carecem com a disponibilidade de um serviço que ajude a mantê-los conectados com os títulos que tanto amam, deixando-os como única opção a necessidade de manter seus consoles antigos e cópias de seus jogos.
Desde o fim de 2021, rumores sobre um novo serviço de assinatura circularam pela internet, com a grande maioria afirmando que a Sony estaria planejando lançar um plano de assinatura semelhante ao de sua principal concorrente. O plano funcionaria de forma parecida ao já consolidado Xbox Game Pass, oferecendo acesso a um vasto catálogo de jogos ao custo de uma mensalidade. Depois de vários meses de notícias sobre o suposto serviço, que atendia pelo codinome ‘Spartacus’, a Sony oficializou a história e apresentou o novo PlayStation Plus.
O que é o novo PS Plus?
O novo serviço, que será lançado em junho de 2022, consistirá em diferentes categorias para atender necessidades específicas dos usuários. Cada uma contará com benefícios exclusivos, partindo dos já conhecidos jogos gratuitos mensais e a funcionalidade de multiplayer online, até o acesso a um catálogo com diversos jogos de diferentes gerações do PlayStation, tanto via download quanto streaming. Conheça um pouco mais sobre eles:PlayStation Plus Essential
O plano de entrada é o que já está disponível, mas com um novo nome, e os benefícios e valores permanecem os mesmos que já são praticados atualmente. Resumindo, quem não quiser mais regalias e já está satisfeito com o que tem disponível hoje pode continuar com o mesmo plano de sempre.PlayStation Plus Extra
A categoria intermediária contará com os mesmos benefícios do plano Essential, mas contará com o acesso a um catálogo de até 400 jogos populares para PS4 e PS5, com a promessa de também trazer grandes sucessos do PlayStation Studios. Esses títulos estarão disponíveis para download e poderão sofrer alterações com o passar do tempo.PlayStation Plus Premium
A categoria Premium é a mais completa. Além dos benefícios das categorias Essential e Extra, os assinantes terão acesso a jogos das gerações passadas do PlayStation (PS3, PS2, PSP e PS) via download e streaming. O acesso poderá ser feito via PS4, PS5 ou PC.Outro benefício será a experimentação de jogos por um tempo limitado antes de efetuar a compra. É um ótimo plano, porém só os mercados que contam com suporte ao PlayStation Now terão acesso a ele; ou seja, não será lançado no Brasil.
PlayStation Plus Deluxe
O plano Deluxe é uma alternativa ao Premium para os mercados em que o serviço de streaming não está disponível, e é esta a opção mais completa que estará disponível no mercado brasileiro. Ele é, basicamente, a mesma coisa que o Premium, mas sem a opção de streaming e dos jogos do PS3. Os títulos de PS, PS2 e PSP estarão disponíveis para download para serem jogados no PS4 ou PS5, e a experimentação de jogos antes de comprar também estará disponível.Resumindo, os quatro planos oferecem:
Quem não pode ficar de fora do rolê
Agora que temos a certeza de que a Sony vai começar a disponibilizar jogos das gerações passadas do PlayStation aos novos planos da Plus, juntamos alguns títulos consagrados de suas antigas plataformas que não podem ficar de fora do catálogo. Contudo, estabelecemos dois critérios para fundamentar nossas escolhas:- Notoriedade: jogos que são naturalmente associados ao PlayStation, seja por terem sido lançados exclusivamente para seus consoles ou que as versões para eles sejam as mais conhecidas e lembradas;
- Disponibilidade: jogos que não tenham recebido ports, relançamentos via coletâneas, remasterizações ou remakes para plataformas atuais ou que tenham sua disponibilidade atual limitada a alguma plataforma que não seja PlayStation, como o PC.
Por fim, uma última observação: para deixar a lista menos inflada, também limitei alguns títulos ao principal jogo de cada série que possui várias entradas para determinado console, mas que fique subentendido que o ideal é que todos os jogos da franquia citada que foram lançados para ele estejam disponíveis.
PlayStation
O primeiro PlayStation foi lançado em 3 de dezembro de 1994, no Japão, e foi descontinuado em 24 de março de 2006. Mundialmente, vendeu 102,5 milhões de unidades, ocupando a sexta posição entre os consoles de videogame mais vendidos da indústria. Apesar de não ser o primeiro console a usar discos ópticos para reproduzir jogos, foi o PlayStation que popularizou o uso dessa mídia. Essa tecnologia, juntamente com a explosão do 3D, principal salto tecnológico da época, fez dele o videogame mais popular da segunda metade da década de 1990.
O PlayStation foi inicialmente desenvolvido para ser um add-on, um acessório, para o Super Nintendo, proporcionando a capacidade de rodar jogos em CD-ROM, algo como um “Sega CD para o SNES”. O projeto em conjunto da Sony com a Nintendo acabou não vingando por conta de conflitos internos e, com o rompimento do acordo, a Sony alterou o projeto para o que se tornou o PlayStation.
Metal Gear Solid
- Publicadora: Konami
- Lançamento: 21 de outubro de 1998 (EUA)
- Gênero: Ação/Stealth
Tekken 3
- Publicadora: Namco
- Lançamento: 29 de abril de 1998 (EUA)
- Gênero: Luta
Gran Turismo 2
- Publicadora: Sony Computer Entertainment
- Lançamento: 11 de dezembro de 1999 (EUA)
- Gênero: Corrida/Simulador
Silent Hill
- Publicadora: Konami
- Lançamento: 31 de janeiro de 1999 (EUA)
- Gênero: Survival Horror
Heart of Darkness
- Publicadora: Interplay Entertainment
- Lançamento: 31 de julho de 1998 (EUA)
- Gênero: Aventura
Tomb Raider
- Publicadora: Eidos Interactive
- Lançamento: 15 de novembro de 1996 (EUA)
- Gênero: Ação/Aventura
Rival Schools
- Publicadora: Capcom
- Lançamento: 30 de setembro de 1998 (EUA)
- Gênero: Luta
Vagrant Story
- Publicadora: SquareSoft
- Lançamento: 15 de maio de 2000 (EUA)
- Gênero: RPG
Twisted Metal 2: World Tour
- Publicadora: Sony Computer Entertainment
- Lançamento: 31 de outubro de 1996 (EUA)
- Gênero: Ação
Parasite Eve
- Publicadora: SquareSoft
- Lançamento: 9 de setembro de 1998 (EUA)
- Gênero: Ação/RPG
Tenchu: Stealth Assassins
- Publicadora: Activision
- Lançamento: 31 de agosto de 1998 (EUA)
- Gênero: Ação/Stealth
Valkyrie Profile
- Publicadora: Enix
- Lançamento: 29 de agosto de 2000 (EUA)
- Gênero: RPG
Xenogears
- Publicadora: SquareSoft
- Lançamento: 20 de outubro de 1998 (EUA)
- Gênero: RPG
PlayStation Portable (PSP)
O PSP foi o primeiro portátil da Sony e foi lançado em 12 de dezembro de 2004, no Japão, sendo descontinuado em julho de 2014. Mundialmente, vendeu 81 milhões de unidades e ocupa a décima primeira posição no ranking de vendas de consoles. O portátil tinha como principal destaque a capacidade de reproduzir jogos com uma qualidade jamais vista num dispositivo móvel até então, além de um ótimo reprodutor de mídia, como vídeos e músicas. Sua biblioteca extremamente variada foi o que o popularizou ao redor do mundo.
Uma das principais críticas que o PSP recebeu foi o uso de um cartão de memória proprietário da Sony que era requerido para que jogos, atualizações e dados salvos fossem instalados. Insistindo no erro, a empresa manteve a mesma estratégia com o PS Vita, achando que a qualidade dos jogos compensaria o investimento, assim como foi com seu antecessor. O erro foi fatal, e o Vita foi a última investida da Sony no mercado de portáteis. O PSP continua sendo lembrado como uma das melhores apostas da Sony no mercado de portáteis, dominado pela Nintendo até hoje.
God of War: Chains of Olympus
- Publicadora: Sony Computer Entertainment
- Lançamento: 4 de março de 2008 (EUA)
- Gênero: Ação/Aventura
God of War: Ghost of Sparta
- Publicadora: Sony Computer Entertainment
- Lançamento: 2 de novembro de 2010 (EUA)
- Gênero: Ação/Aventura
Castlevania: The Dracula X Chronicles
- Publicadora: Konami
- Lançamento: 23 de outubro de 2007 (EUA)
- Gênero: Aventura
Grand Theft Auto: Chinatown Wars
- Publicadora: Rockstar Games
- Lançamento: 20 de outubro de 2009 (EUA)
- Gênero: Ação
Final Fantasy Tactics: The War of the Lions
- Publicadora: Square Enix
- Lançamento: 9 de outubro de 2007 (EUA)
- Gênero: RPG/Estratégia
Crisis Core: Final Fantasy VII
- Publicadora: Square Enix
- Lançamento: 24 de março de 2008 (EUA)
- Gênero: Ação/Aventura
Metal Gear Solid: Peace Walker
- Publicadora: Konami
- Lançamento: 8 de junho de 2010 (EUA)
- Gênero: Ação/Stealth
Mega Man Powered Up
- Publicadora: Capcom
- Lançamento: 14 de março de 2006 (EUA)
- Gênero: Aventura
Valkyrie Profile: Lenneth
- Publicadora: Square Enix
- Lançamento: 18 de julho de 2006 (EUA)
- Gênero: RPG
Dissidia 012: Duodecim Final Fantasy
- Publicadora: Square Enix
- Lançamento: 21 de março de 2011 (EUA)
- Gênero: Luta
Killzone: Liberation
- Publicadora: Sony Interactive Entertainment
- Lançamento: 31 de outubro de 2006
- Gênero: Ação
PlayStation 2
O PlayStation 2 foi lançado em 4 de março de 2000 e se tornou um dos consoles mais bem-sucedidos da história da Sony, sendo descontinuado em janeiro de 2013, ano de lançamento do PlayStation 4. Atualmente, é o líder no ranking de vendas de consoles, com 157,6 milhões de unidades vendidas, detendo também o título de maior sucesso comercial da Sony desde sua entrada no mercado de games em 1994 com o primeiro PlayStation.
A popularidade do console, principalmente nos Estados Unidos, se deu por conta da sua capacidade de reproduzir DVDs. O aparelho, inclusive, foi considerado o aparelho de DVD mais barato da época, o que foi uma das principais “desculpas” para quem queria comprar um PS2. O fato de ser retrocompatível com o PS de forma nativa, sem a necessidade de um adaptador, também facilitou e estimulou a migração dos jogadores para a nova geração. O console também foi um dos primeiros com a capacidade de oferecer multiplayer online pela internet.
God of War
- Publicadora: Sony Interactive Entertainment
- Lançamento: 22 de março de 2005 (EUA)
- Gênero: Ação/Aventura
God of War 2
- Publicadora: Sony Interactive Entertainment
- Lançamento: 13 de março de 2017 (EUA)
- Gênero: Ação/Aventura
Metal Gear Solid 3: Snake Eater
- Publicadora: Konami
- Lançamento: 17 de novembro de 2004 (EUA)
- Gênero: Ação/Stealth
Castlevania: Lament of Innocence
- Publicadora: Konami
- Lançamento: 21 de outubro de 2003 (EUA)
- Gênero: Ação/Aventura
Silent Hill 3
- Publicadora: Konami
- Lançamento: 5 de agosto de 2003 (EUA)
- Gênero: Survival Horror
Need for Speed Underground 2
- Publicadora: Electronic Arts
- Lançamento: 9 de novembro de 2004 (EUA)
- Gênero: Corrida
Burnout 3: Takedown
- Publicadora: Electronic Arts
- Lançamento: 7 de setembro de 2004 (EUA)
- Gênero: Corrida
Gran Turismo 4
- Publicadora: Sony Interactive Entertainment
- Lançamento: 22 de fevereiro de 2005 (EUA)
- Gênero: Corrida/Simulação
Marvel vs. Capcom 2: New Age of Heroes
- Publicadora: Capcom
- Lançamento: 18 de novembro de 2002 (EUA)
- Gênero: Luta
Capcom vs. SNK 2: Mark of the Millennium 2001
- Publicadora: Capcom
- Lançamento: 6 de novembro de 2001 (EUA)
- Gênero: Luta
SoulCalibur III
- Publicadora: Namco
- Lançamento: 25 de outubro de 2005 (EUA)
- Gênero: Luta
Urban Reign
- Publicadora: Namco
- Lançamento: 13 de setembro de 2005 (EUA)
- Gênero: Beat 'Em Up
God Hand
- Publicadora: Capcom
- Lançamento: 10 de outubro de 2006 (EUA)
- Gênero: Beat 'Em Up
Sly 2: Band of Thieves
- Publicadora: Sony Interactive Entertainment
- Lançamento: 14 de setembro de 2004 (EUA)
- Gênero: Aventura
Prince of Persia: Warrior Within
- Publicadora: Ubisoft
- Lançamento: 30 de novembro de 2004 (EUA)
- Gênero: Ação/Aventura
Onimusha 3: Demon Siege
- Publicadora: Capcom
- Lançamento: 27 de abril de 2004 (EUA)
- Gênero: Ação/Aventura
Star Wars: Battlefront II
- Publicadora: Electronic Arts
- Lançamento: 1 de novembro de 2005 (EUA)
- Gênero: Ação
Valkyrie Profile 2: Silmeria
- Publicadora: Square Enix
- Lançamento: 26 de setembro de 2006 (EUA)
- Gênero: RPG
Obviamente, ficaram muitos de fora. Então deixe nos comentários qual jogo não pode faltar no catálogo do novo PlayStation Plus, além de sua opinião sobre esse novo serviço. E para saber mais sobre o tema, continue nos acompanhando aqui no GameBlast.
Revisão: Ives Boitano