Segundo alguns relatos surgidos nas redes sociais, jogos adquiridos digitalmente em plataformas como o PlayStation 3, PlayStation Portable e PlayStation Vita estão se tornando injogáveis por conta de uma data de validade definida para 31 de dezembro de 1969. Segundo apurou o Kotaku, o que aparentava ser apenas uma inutilização do port de Chrono Cross (à luz do relançamento da remasterização), afetou, na verdade, bibliotecas inteiras de certos usuários.
Até o momento da redação desta notícia (10 de abril), a Sony ainda não se pronunciou sobre o ocorrido. Acredita-se, entretanto, que ele se deu por causa de um bug, e não por má fé da Sony ou das distribuidoras envolvidas. No caso, a especulação é que o problema está relacionado a algum problema no Horário Unix, que é um tipo de sistema de relógio interno utilizado por uma série de sistemas operacionais e que teve início justamente em 1970, batendo com a data de validade registrada nas screenshots.
So did @PlayStation expire the PSOne Classics versions of #ChronoCross and #ChronoTrigger by setting the date on new downloads to 12/31/1969? This is preventing me from playing my purchased copies on Vita and PS3. @ModernVintageG @dark1x pic.twitter.com/wxRebNIZWh
— Christopher Foose (@FooseTV) April 8, 2022
Pelo Reddit, uma das soluções encontradas pelos usuários foi refazer o link da conta PlayStation Plus aos consoles cujos títulos constam como vencidos, sugerindo desfazer a ligação, formatar a memória, linkar novamente e então baixar novamente os jogos.
Nota-se também que esses problemas coincidem não só com a polêmica de alguns meses atrás, quando a Sony ameaçou desligar os servidores dos seus consoles antigos, como também com o anúncio da nova PlayStation Plus, que inclusive disponibilizará games clássicos desses mesmos aparelhos do passado para os usuários que pagarem as categorias mais altas no novo serviço.