A proposta de combinar Neptunia e jogos de tiro não é nova, tendo sido iniciada como uma piada de primeiro de abril. Em 2019, a própria Idea Factory International produziu um shoot ’em up bastante básico chamado Neptunia Shooter para PC. Desta vez, com apoio da Frontier Works e da tiny cactus studio, a Idea Factory aposta em um jogo bem mais vibrante.
Um passeio dinâmico
Sem nenhuma enrolação com a história, Top Nep coloca o jogador no controle da tradicional protagonista da série, Neptune. Com a missão de salvar o mundo, ela terá que explorar cinco áreas baseadas nas nações da Gamindustri, enfrentando inimigos familiares pelo caminho.A personagem começa com seis corações, que vão sendo reduzidos ao tomar dano. Os inimigos vêm em direção à tela, dando uma perspectiva tridimensional às regiões apesar das artes 2D. Além de inimigos básicos, é possível encontrar vários objetos destrutíveis e moedas. Porém, ao invés de ter uma função financeira, esse item serve para encher uma barra de power-up que, quando completa, libera personagens auxiliares.
Apesar de apenas Neptune ser jogável, figuras clássicas como Blanc, Noir, Vert e Nepgear ajudam no combate dessa forma. Esses aliados são temporários, sendo possível liberar vários em uma mesma fase caso o jogador colete várias moedas.
Ao final de cada área, o jogador precisa enfrentar um chefe cujos padrões de ataque são mais elaborados. Apesar de possuírem vida maior que os inimigos comuns e os golpes poderem ocupar uma boa porção da tela, é importante mencionar que mesmo esses chefes não são muito complicados de enfrentar.
A dificuldade do jogo, de uma forma geral, é baixa para o gênero, sendo bem fácil lidar com o posicionamento, desvio e ataque. O resultado é uma boa recomendação para quem ainda é novato em shmups e teria mais dificuldade em lidar com títulos que exigem mais coordenação motora.
Para veteranos, o principal atrativo fica por conta da pontuação. Tentar dominar totalmente o jogo, derrotando o máximo possível de inimigos e batendo os rankings, é um desafio que pode consumir muito tempo. No entanto, vale destacar também que isso e os achievements são os únicos atrativos para rejogar, já que Top Nep é bastante curto e pode ser finalizado em questão de minutos.
Em termos gráficos, gostaria de destacar que os sprites 2D são belíssimos e a obra sabe se aproveitar de um estilo retrô que combina com a proposta e com a franquia. Tudo é bastante colorido e as cores e objetos específicos de cada área saltam aos olhos de forma única. Trata-se de um jogo bem vibrante e essa riqueza de detalhes é fundamental para o título.
Um experimento bem sucedido
Dimension Tripper Neptune: TOP NEP é um rail shooter vibrante e que consegue ser uma boa porta de entrada no gênero. Mesmo com baixa dificuldade e pouco incentivo para rejogar fora o sistema de pontuação, o título é competente no que se propõe e uma bela adição à Gamindustri.
Prós
- Sistema simples com controles descomplicados;
- Visual vibrante e bastante colorido;
- Baixa dificuldade e possibilidade de tentar novamente podem ser um bom atrativo para novatos no gênero;
- Sistema de power-up permite liberar personagens auxiliares para ampliar a área de alcance dos ataques.
Contras
- Poucos elementos que incentivem a rejogabilidade.
Dimension Tripper Neptune: TOP NEP — PC — Nota: 7.5
Revisão: Juliana Paiva Zapparoli
Análise produzida com cópia digital cedida pela Idea Factory International