O caso foi registrado na delegacia de polícia de Kamata, em Tóquio. Um homem de aproximadamente 50 anos de idade identificado como Fuyuki Minemura foi preso sob a acusação de desviar aproximadamente 200 itens. Entre eles jogos, consoles PlayStation 5 e Switch. O valor aproximado da carga chega 5,8 milhões de ienes (aproximadamente R$ 287 mil, em conversão direta).
O homem trabalhava prestando serviço de frete para a uma empresa cuja identidade não foi divulgada e foi pego tentando revender a mercadoria por cerca de 50% de seu valor original para lojistas que trabalham com produtos usados na metrópole. Após a prisão, Minemura admitiu o crime e confessou que fez isso por conta de problemas financeiros oriundos de apostas em corridas de cavalos.
O caso é mais um agravante para o já conhecido problema de abastecimento que a indústria de eletrônicos enfrenta desde 2018 por conta da crise de escassez de componentes eletrônicos, agravada no ano passado com a pandemia de COVID-19. Recentemente, a Nintendo anunciou que a produção do Switch pode ser reduzida em até 20% por conta da crise, e a Valve também precisou adiar o lançamento do Steam Deck, antes previsto para dezembro deste ano, para fevereiro de 2021 pelo mesmo motivo.
Fonte: Siliconera