Super Robot Wars 30 marca a primeira vez em que um jogo com toda a regalia dos crossovers é lançado no Ocidente. Os trâmites de licenciamento sempre fizeram com que essa marca parecesse impossível, mas finalmente temos em mãos um dos títulos. Vale destacar que o lançamento por aqui é exclusivo de PC (Steam), mas, como no caso de seus antecessores, as versões de PS4 e Switch foram lançadas em inglês na Ásia.
Uma celebração para fãs de mecha
Em Super Robot Wars 30, o jogador comanda a equipe da nave Dreisstrager durante um período turbulento cheio de conflitos. Após escolher entre Az ou Edge Sainklauz como pilotos protagonistas, o jogador logo é colocado a par dos eventos recentes da New Space Era. De forma bem resumida, em apenas 10 anos, a esfera de influência da Terra passou por circunstâncias combinadas das várias obras representadas no jogo.
Graças a tudo isso, diferentes grupos ameaçam a paz e tentam obter a dianteira em uma corrida por poder. Apesar de tudo ser uma espécie de desculpa para misturar universos, considero que a obra faz isso de forma bem orgânica. Como fã de Victory Gundam, por exemplo, curti bastante a forma como a obra pegou vários eventos de Gundam, Code Geass, Mazinger, entre outros, como justificativa para a ascensão do Zanscare Empire.
Por outro lado, vale destacar que ainda há alguns momentos em que são usados recursos narrativos mais simples, como viagem interdimensional, para introduzir títulos como Knight’s & Magic e personagens DLC. Contudo, diria que o esforço geral de conectar as obras em uma história comum é muito bem-vindo.
Desconsiderando-se os DLCs, Super Robot Wars 30 conta com representantes de 22 obras. Estão inclusos múltiplos Gundams (original, Zeta, Char’s Counterattack, Victory, NT), Code Geass: Lelouch of the Re;surrection, Mazinger Z: Infinity, GaoGaiGar FINAL, Getter Robo Armageddon, SSSS.Gridman, Rayearth, Majestic Prince, Combattler V, L-Gaim, entre outros. Conforme o jogador avança pelas fases, novas unidades são liberadas para seu grupo.
Apesar de combinar séries de períodos bem diferentes, a obra oferece ilustrações e animações bem fluidas. Isso já é uma característica tradicional da série, que sempre deu ênfase para ataques com animações detalhadas acompanhadas por diálogos de efeito. Em alta definição, a qualidade das animações se destaca e é divertido ver as pequenas variações das falas dependendo dos personagens envolvidos no combate.
Gerenciando os seus recursos
Como um RPG estratégico, é importante que o jogador gerencie e fortaleça suas unidades adequadamente. Primeiramente, em missão é fundamental prestar atenção no posicionamento dos robôs e naves. Os mapas são formados por grids quadrados simples e cada tipo de ataque possui uma área de efeito diferente. Há também outras restrições específicas, como não se movimentar ou ter uma quantidade X de moral para que a unidade possa usar um ataque específico. Aprender a gerenciar esses fatores é fundamental para aproveitar ao máximo o combate.
Porém, vale destacar que Super Robot Wars 30 conta com várias opções de dificuldade, sendo fácil que mesmo jogadores pouco experientes no gênero aproveitem o jogo. Essa opção é bem-vinda, tendo em conta que há vários pequenos fatores de gerenciamento na base que podem demorar um tempo para que o jogador realmente entenda. Porém, jogadores mais experientes no gênero podem se sentir um pouco incomodados com a simplicidade dos mapas. Além de muitos deles serem basicamente planos de fundo vazios, seu impacto estratégico na jogabilidade é praticamente nenhum.
Em termos de upgrades e equipamentos, há uma série de fatores para levar em consideração, sendo aqui o ponto mais complexo do jogo. Primeiramente, é possível adicionar partes secundárias que melhoram atributos e até contam com efeitos especiais (como poderes de cura, bônus para recompensas, barreiras, etc). Algumas unidades, como o Narrative Gundam de Jona, podem alterar formas ou trocar de piloto e é possível designar apoiadores cujos poderes podem auxiliar qualquer unidade de formas variadas durante o combate mediante o pagamento de S-SP.
Por fim, o AOS Update permite obter uma variedade de benefícios que podem ser muito úteis ao custo de uma terceira moeda chamada MxP. Inclui-se aqui aumentar a experiência, créditos, SP e o próprio MxP ganhos ao fim das missões. Bônus para os atributos de todos os aliados e vários outros fatores também estão inclusos, sendo interessante aproveitar esse sistema sempre que possível.
De forma geral, todos esses detalhes a serem gerenciados ajudam a formar uma experiência sólida de administração. Ao mesmo tempo, mesmo pessoas que não têm tanto costume com o gênero não precisam se sentir intimidadas, pois os sistemas básicos de combate são simples.Vale destacar também a trilha sonora, que consegue representar muito bem as obras. Para quem é muito fã das franquias, há um DLC com os temas licenciados dos animes, com trilhas como Tobe! Gundam, Stand Up to the Victory e UNION. É possível também adicionar suas próprias trilhas colocando uma música à sua escolha em formato mp3 em uma pasta do jogo.
Um jogo de robôs gigantes feito com muito carinho
Super Robot Wars 30 é um jogo que qualquer fã de jogos estratégicos e robôs gigantes precisa experimentar. Com uma bela quantidade de obras representadas, uma história bem escrita e muito carinho em suas animações de combate, ter finalmente um lançamento ocidental da série é um sonho realizado.Prós
- Grande variedade de robôs e personagens advindos de diferentes séries;
- História bem escrita que não exige do jogador conhecimento prévio, mas valoriza a compreensão dos enredos combinados;
- Gameplay estratégico sólido com múltiplos níveis de dificuldade;
- Animações de combate fluidas e empolgantes;
- Boa trilha sonora com opção para alterar as músicas e DLC com trilhas clássicas.
Contras
- Mapas de missão muito simples.
Super Robot Wars 30 — PC — Nota: 9.0
Análise produzida com cópia digital cedida pela Bandai Namco