Just Dance 2022, título da popular franquia de dança da Ubisoft, chega mais uma vez com a proposta de animar as festas de fim de ano e os fãs da franquia, e mostra que pode explorar novos caminhos futuramente.
Com uma nova seleção de músicas e coreografias inéditas, algumas incluindo o uso de captura de movimento, animação 3D e stop-motion, o título repete a fórmula já antes vista em edições recentes. Mas será que ainda vale a pena adquirir o título pelo preço exorbitante ofertado?
Isso é tão Just Dance!
Este ano o título foi anunciado de forma tímida durante o evento Ubisoft Forward na E3 e nem chegou a apresentar a lista inicial de músicas; lista esta que só foi apresentada durante a Nintendo Direct. Como eu disse na análise da edição do ano passado, o título tem como principal atrativo suas novas músicas e coreografias.
Rotina de Mr. Blue Sky foi feita utilizando a tecnologia de Stop-Motion. |
Rotina alternativa de Sua Cara. |
As coreografias também surpreendem, sendo que algumas delas usaram das tecnologias de captura de movimento, animação 3D e stop-motion, técnicas pouco exploradas em jogos anteriores. Dá para ver o carinho com a qual foram criadas: elas são acompanhadas de backgrounds coloridos, detalhados e únicos. O título continua trazendo coreografias alternativas apenas em músicas específicas.
Rotina de good 4 u. |
E claro que como um bom fã de música pop e da franquia tenho de dizer quais são as minhas favoritas presentes na edição. São elas: “Last Friday Night [T.G.I.F.]” de Katy Perry, “Save Your Tears” de The Weeknd e Ariana Grande, “China” de Anuel AA, Daddy Yankee e KAROL G, “Boss Witch” de Skarlett Klaw, “good 4 u” de Olivia Rodrigo, “Buttons” de The Pussycat Dolls, “GIRL LIKE ME” de The Black Eyed Peas e Shakira, “Judas” de Lady Gaga, “Flash Pose” de Pabllo Vittar e Charli XCX e outras mais.
Last Friday Night [T.G.I.F.] era uma das músicas mais pedidas pelos fãs da franquia. |
Mesmo menu e modos de jogo
O menu permanece o mesmo já visto desde o Just Dance 2019 (Multi), só que com uma skin visual da nova edição, absolutamente nada de novo. O tema da vez é multiverso, novamente um tema relacionado a super-heróis. As músicas que fazem referências ao tema são Save Your Tears e Rock Your Body.
Menu do título é o mesmo já visto em edições anteriores. |
Temos a volta dos modos Kids, Quick Play, Sweat, Playlist, Co-op e World Dance Floor, os mesmos presentes em Just Dance 2021 (Multi). Irei detalhar sobre cada um brevemente para os que não tiveram contato com a edição anterior.
O modo Kids, como o nome já indica, é feito para as crianças; têm coreografias fáceis com personagens fofos e temáticos, por exemplo, personagens da Disney. Ele não teve novas músicas e coreografias adicionadas e traz as mesmas presentes em edições anteriores.
Para ativar o modo Sweat basta o jogador pressionar o botão indicado abaixo; no PlayStation é o botão triângulo. |
Rotina de GIRL LIKE ME com o Modo Co-op ativado; ela é uma das rotinas feitas utilizando a captura de movimento. |
O World Dance Floor é o modo online do título, no qual os jogadores competem entre si a fim de alcançar rankings. Eles enfrentam chefes, participam de torneios e fazem votação de músicas.
O jogo continua compatível, em todas as versões, com os celulares pelo aplicativo Just Dance Controller, Joy-Cons no Switch, controles do PlayStation Move ou PS Câmera no PlayStation 4 e Kinect no Xbox One. No PlayStation 5 e Xbox Series X ainda é obrigatório usar apenas o celular como controle.
Franquia traz novas músicas e coreografias, porém se esqueceu do resto
O título me surpreendeu ao trazer uma boa lista de músicas e coreografias diferentes do convencional já existente em edições anteriores, porém faltou algo mais. A franquia parece estar entrando num novo rumo, explorando ainda mais coreografias feitas a partir de captura de movimento, animação 3D e stop-motion; foram quatro rotinas usando as tecnologias citadas. Todas são muito bem feitas e possivelmente devem retornar em jogos futuros.
Rotina de Think About Things traz um treinador carismático feito em animação 3D. |
Just Dance 2022 nada mais é que um DLC da edição anterior. É um jogo com carisma, porém sem personalidade. Se não fosse por esse ponto, poderia ter sido épico. São quatro edições reciclando o mesmo menu e trazendo poucas inovações com relação aos seus modos.
Espero que a equipe que for desenvolver Just Dance 2023 se permita ousar ainda mais como aconteceu este ano em relação às coreografias, porque se continuar do jeito que está, é mais fácil fazer como o eFootball (Multi) e cobrar apenas por uma atualização e pronto, nos poupa de gastar. E se você está disposto a comprar o título, te recomendo esperar por uma promoção: ele não vale o preço exorbitante pelo qual está sendo vendido atualmente.
E você, o que espera do futuro da franquia? Diga aí nos comentários e conta também o que achou da nossa análise.
Prós:
- De longe a melhor seleção de músicas em anos na franquia, incluindo músicas de sucesso cantadas por brasileiros;
- Coreografias divertidas, ousadas e muito bem feitas;
- Backgrounds coloridos, detalhados e com uma direção de arte únicas;
- A presença do serviço Just Dance Unlimited ajuda na longevidade do título.
Contras:
- Título traz de volta os mesmos modos presentes em sua edição anterior;
- Não há nenhuma mudança visual significativa em relação ao design do menu e HUD;
- Nova geração continua sem suporte a controles ou sensores de movimento, limitado apenas ao Just Dance Controller.
Just Dance 2022 — PS4/PS5/XBO/XSX/Switch/Stadia — Nota: 8.0Versão utilizada para análise: PS4
Revisão: Thais Santos
Análise produzida com cópia digital cedida pela Ubisoft