Apesar do funcionamento similar, o GeForce Now traz uma abordagem um pouco diferente do serviço de jogos em nuvem da Microsoft. Enquanto no xCloud é oferecida uma seleção de jogos dentre a biblioteca do Game Pass, no GeForce Now os usuários têm a possibilidade de jogar games que compraram em lojas como Steam, Epic Games, GoG, Ubisoft Connect e outras, simplesmente conectando essas contas à sua conta da Nvidia.
Além disso, a plataforma da Nvidia também oferece um plano gratuito, o que torna a jogatina via streaming acessível a um número maior de usuários, mas que conta com algumas limitações gráficas, limite de tempo nas sessões de jogo e filas de espera para entrar nas sessões. O plano gratuito permite que o usuário jogue por até 30 minutos por sessão. Após esse tempo é preciso voltar à fila caso queira jogar mais. Nesse plano, o serviço utilizará placas gráficas inferiores, que não oferecem as tecnologias e recursos das modernas RTX.
Existem também os planos mensal e o semestral, nos valores de R$44,99 e R$243,00, respectivamente. Esses dois planos oferecem os mesmos recursos: sessões de até 6 horas de jogo sem interrupções e suporte garantido aos recursos das placas RTX, como Ray Tracing e DLSS, o que permitirá uma qualidade de imagem e desempenho superiores aos oferecidos no plano gratuito.
Para desfrutar do que o GeForce Now tem a oferecer será preciso uma conexão de pelo menos 15MB/s para jogar em 720p e 60fps. Para quem deseja jogar com uma qualidade maior, o serviço permitirá uma resolução de 1080p com 60fps para quem tiver uma conexão acima de 25MB/s de download.
O serviço poderá ser utilizado em diversos dispositivos, como computadores com Windows, MAC OS, navegadores de internet e dispositivos com Android ou iOS, e dará suporte a vários modelos de controles e também a teclado e mouse, o que com certeza será um atrativo a mais para quem gosta de jogar no PC.
No momento em que este artigo está sendo produzido o serviço ainda não está disponível no Brasil, mas deverá ser liberado nas próximas horas. Já é possível acessar a página do serviço e fazer um pequeno cadastro para ser avisado por e-mail assim que a plataforma estiver disponível para uso.
A ideia do GeForce Now é bem interessante para quem já possui jogos comprados nas lojas do PC, como a Steam e a Epic Store. É como se a Nvidia te emprestasse um computador bem poderoso para rodar os jogos que você já possui, com a opção de poder jogar em qualquer dispositivo de sua escolha.
Agora só precisamos testar o GeForce Now para ver na prática como os servidores de nossa região irão responder à demanda e se conseguirão entregar uma jogatina de qualidade.
Fonte: Adrenaline, Nvidia