Um ídolo nacional
Minhas lembranças de infância, entre as décadas de 1980 e 1990, incluíam acordar cedo aos domingos, rotina que se repetia em muitos outros lares. É difícil imaginar o que seria tão incrível a ponto de tirar um garoto da cama bem cedo em pleno domingo, mas a resposta é igualmente maravilhosa: poder testemunhar um brasileiro vencendo, com extrema competência e habilidade.
Até hoje nosso país carece de pessoas exemplares, de quem podemos nos orgulhar, que projetam uma imagem positiva do brasileiro para o resto do mundo. Ayrton Senna era mais que uma pessoa pilotando um carro, era um exemplo de conduta, garra, dedicação, profissionalismo e competência.
Orgulho de ser brasileiro. |
Seu talento para corridas parecia um dom divino, mas era fruto de muito trabalho, dedicação e preparo. Enquanto outros pilotos habilidosos, como Nigel Mansell, ouviam os mecânicos por quinze minutos e depois saíam para jogar golfe, Ayrton Senna passava o dia todo junto com sua equipe, repassando feedbacks sobre detalhes mecânicos do carro e as condições da pista.
Senna conseguia superar situações impossíveis, como por exemplo largar a partir da décima terceira posição, num dia chuvoso, no complicadíssimo Circuito de Mônaco, e conseguir chegar em segundo lugar. Ou no GP do Brasil em 1991, quando todas as marchas quebraram, exceto uma. Ele conseguiu vencer assim mesmo, mal conseguindo sair do cockpit, totalmente esgotado pelo esforço físico insano de segurar um carro de Fórmula Um no braço, sem as marchas.
Durante os treinos do GP da Bélgica em 1992, o piloto francês Érik Comas sofreu um grave acidente em uma curva, ficando inconsciente. Havia um enorme risco de explosão por causa do vazamento de combustível. Senna não pensou duas vezes: saltou do carro e, mesmo com o enorme perigo, correu em direção ao carro de Comas para desligar a ignição, evitando a explosão e salvando a vida do rival.
Mais que um excelente piloto, Senna era uma figura inspiradora, um ser humano absolutamente admirável em termos de dedicação e competência. Quando Ayrton Senna vencia, seu ritual era diminuir a velocidade, pegar uma bandeira do Brasil e comemorar a vitória desfilando pelo circuito com o símbolo nacional em mãos, mostrando ao mundo todo o orgulho por ser brasileiro. Isso tocava fundo, algo que nenhum outro esportista, personalidade ou autoridade conseguiu repetir em meu coração. Quando Senna vencia, era como se cada brasileiro vencesse.
Você no cockpit
A expansão celebra a carreira de Senna, colocando o jogador no lugar do grande piloto. A jogabilidade se mantém a mesma de Horizon Chase, que já é excelente, mas possui algumas inovações exclusivas para este DLC. A começar por se tratar de corridas de Fórmula Um, algo inédito nesse jogo, com carros muito mais velozes, que dão uma sensação de jogabilidade ainda mais frenética, especialmente na visão do cockpit.
A emoção de ser Ayrton Senna |
Se por um lado o jogo principal é fortemente inspirado em Top Gear, a expansão Senna Sempre jogada em cockpit lembra bastante outro clássico dos 16-bits: Ayrton Senna’s Super Monaco GP II (Mega Drive), não por acaso outro título que presta homenagem ao piloto e que contou com sua participação na etapa de desenvolvimento.
Outra novidade bacana introduzida com Senna Sempre é a Estratégia de Corrida, em que antes de iniciarmos a prova podemos optar por uma de três estratégias: Pneus Aprimorados, que possuem maior aderência e são ótimos para dias de chuva, mas que aumentam o consumo de combustível; Aerodinâmica Avançada, que permite alcançar velocidades maiores, uma estratégia muito boa para pistas secas e com retas longas; e Combustível Especial, que permite que o carro carregue mais combustível e inicie a corrida com um nitro extra.
A nova mecânica de Estratégia de Corrida acrescenta ainda mais diversão |
Carreira de piloto
O modo Carreira é uma campanha single player, dividida em cinco capítulos, que reproduz a trajetória de Senna, cobrindo o período da sua estreia na Fórmula 1 em 1984 até o seu tricampeonato em 1991. À medida que avançamos na campanha, pilotamos seis veículos diferentes, acompanhando a passagem do piloto pelas escuderias Toleman, Lotus e McLaren (que no jogo aparecem com nomes fantasia).
Reviva a carreira do Senna, da estréia na F1 até o tricampeonato. |
Por questões de licenciamento, provavelmente, não foram utilizados nomes reais para pilotos, pistas e escuderias. Porém, isso não chega a incomodar: as referências são claramente reconhecíveis.
Outra novidade aqui são as Façanhas do Senna, três desafios para cada corrida que emulam as proezas do piloto. Esses desafios podem ser tarefas como fazer uma largada perfeita, pegar combustível em uma determinada volta ou vencer a corrida. Cumprir esses requisitos não é obrigatório para avançar na campanha, mas é muito legal tentar fazê-los, pois isso acrescenta uma camada extra de desafio e identidade com Senna.
Será que você consegue reproduzir os feitos do campeão? |
Campeonato Mundial, mas somente local
O segundo modo de jogo é o Campeonato Mundial, para um a quatro jogadores disputarem em tela dividida uma série de corridas contra carros pilotados pelo computador. Esse modo oferece três categorias com dificuldade progressiva: Estreante, Desafiante e Lenda, que são temporadas com seis, nove e doze corridas aleatórias, respectivamente.
Os objetivos aqui são os mesmos de um campeonato de Fórmula Um: terminar as corridas nas melhores posições para obter pontos. O piloto que tiver a maior soma de pontos ao final de uma temporada, vence.
Disputas acirradas em tela dividida |
Infelizmente só é possível realizar disputas em multiplayer local, pois não há um modo online nativo. No Steam o game é compatível com a ferramenta Remote Play Together, que permite que jogadores remotos conectem-se como se estivessem no mesmo computador. As versões para iOS e Android não oferecem multiplayer, nem mesmo local.
Se preferir, a tradicional visão em terceira pessoa também está disponível |
Parte das vendas em todas as plataformas será revertida para o Instituto Ayrton Senna, que desenvolve projetos educacionais e pesquisas voltadas para crianças e jovens por todo o Brasil. No PlayStation 4 é possível comprar cópias em mídia física, que trazem o jogo base completo acompanhado de um código para baixar a expansão e um cartão postal.
Parte das vendas é destinada ao Instituto Ayrton Senna |
É campeão!
Mais que uma homenagem, Horizon Chase: Senna Sempre é um complemento absolutamente imperdível. Além de trazer uma boa quantidade de conteúdos novos, possui uma jogabilidade diferenciada do jogo padrão, mantendo sua essência como um arcade acessível e gostoso de jogar. Ayrton Senna é um ídolo nacional e um dos maiores nomes da Fórmula Um, e essa expansão faz jus ao seu legado.
Ayrton Senna está uma volta à sua frente! |
Prós
- Reproduz façanhas reais da carreira de Senna, celebrando sua trajetória;
- Maior sensação de velocidade em relação ao jogo base;
- Nova mecânica de Estratégias de Corrida;
- Quinze novas pistas e seis novos carros, inspirados em modelos reais;
- Opção de câmera em primeira pessoa.
Contras
- Ausência de multiplayer online.
Horizon Chase: Senna Sempre - PS4/XBO/Switch/PC/Mobile — Nota: 9.5
Versão utilizada para análise: XBO
Análise produzida com cópia digital cedida pela AQUIRIS