Foi lançado oficialmente na loja da Valve o RetroArch. Bastante conhecido no cenário da emulação, o aplicativo é uma interface multiplataforma que permite acessar em um único lugar diferentes emuladores de consoles e portáteis, amplamente conhecido por permitir a execução de jogos clássicos em uma grande variedade de computadores e consoles por meio de uma interface gráfica. As configurações também são unificadas para que ela seja feita apenas uma vez para todos os sistemas.
Os emuladores, aqui chamados de núcleos, podem ser adicionados individualmente pelo usuário de acordo com suas necessidades. Futuramente o RetroArch também permitirá a execução de discos de jogos originais nos PCs mais modernos. A missão do Libretro, equipe de desenvolvimento do RetroArch, é preservar a história dos videogames. A emulação conta ainda com recursos extras como shaders (filtros visuais), jogo em rede, rebobinagem, tempos de resposta do próximo quadro e execução antecipada.
Diferente da forma como era distribuído anteriormente, a função de download de núcleos não está disponível nesta versão. Eles serão disponibilizados no formato de DLC para atender as políticas de distribuição do Steam. Na ocasião do lançamento dez núcleos estão disponíveis:
- Mupen64 Plus Next (Nintendo 64)
- Kronos (Saturn)
- PCSX ReARMed (PlayStation)
- Stella (Atari 2600)
- SameBoy (Game Boy, Game Boy Color e Super Game Boy)
- mGBA (Game Boy Advance)
- Mesen (NES)
- Mesen S (Super Nintendo)
- Genesis Plus GX (Mega Drive)
- Final Burn Neo (Arcade e Neo-Geo MVS)