Quando vi o trailer de UnMetal pela primeira vez, fiquei muito intrigado com a audácia de terem feito uma paródia de um jogo tão clássico e icônico como Metal Gear. Isso me deixou muito interessado em saber qual seria o resultado e, para minha surpresa, a experiência foi muito além do que esperava com um dos jogos mais divertidos que joguei em 2021. Vamos ver os detalhes na análise a seguir.
A fuga mais improvável da história
Jesse Fox é um homem que foi preso por um crime que não cometeu. Capturado por um grupo terrorista, consegue escapar de sua cela e inicia uma desesperada fuga do complexo militar inimigo para sobreviver. Fazendo uso de sua inteligência, ou a falta dela, Jesse deve passar pelas situações mais inacreditáveis que a imaginação humana pode criar em busca da tão cobiçada liberdade.Viram? Eu disse! |
Qualquer semelhança é propositalmente uma coincidência
UnMetal é uma aventura 2D de ação e stealth inspirado — Não gente! Copiado mesmo! Na cara dura! — do clássico Metal Gear, originalmente lançado para o MSX em 1987. A estética e a jogabilidade é bastante chupinhada do título de Hideo Kojima em praticamente tudo, tomando as devidas liberdades com sutis toques de modernidade, como a versatilidade de usar um controle com vários botões e funções para deixar a jogabilidade mais fluida, com controles mais responsivos e atalhos para seleção de itens.As semelhanças são várias e não se limitam apenas ao primeiro jogo de Hideo Kojima. Elas vão se mostrando durante a campanha principalmente na interpretação dos personagens, com destaque para o papel do protagonista Jesse Fox, em que o ator imita a voz rouca de Solid Snake.
Fox tem um auxílio do insuportável Coronel Alan Harris |
Jesse tem à sua disposição qualquer coisa, literalmente falando, que conseguir encontrar em seu caminho, e a forma como esses itens são utilizados são um dos alicerces da experiência de UnMetal. A grande maioria dos objetos que o rapaz coleta no jogo precisam ser combinados para se tornarem ferramentas úteis em sua jornada. Em dado momento, você encontra algo que aparenta ser lixo, mas acredite, ele terá sua utilidade e poderá salvar sua vida quando você menos esperar.
Jesse Fox vai arrumar muita encrenca e se meter em altas confusões! |
Sempre que Jesse incapacita um inimigo de forma não letal, ou seja, nocauteando-o com socos ou dopando-o com clorofórmio, e de forma sorrateira, pontos de experiência são obtidos. Cada vez que subimos de nível, podemos escolher uma de duas melhorias aleatórias para as habilidades do nosso herói que irão ajudá-lo em sua fuga, como aumento nos pontos de vida, capacidade maior de munição ou melhor camuflagem.
Jesse só ganha pontos de experiência neutralizando os inimigos na surdina |
A espetacular fuga de Fox é recheada de momentos de tirar o fôlego, seja pela ação dos embates contra os chefes ou de tanto rir com as situações mais hilárias jamais vistas em um videogame. Sério! A comédia rouba a cena todas as vezes em que o foco do roteiro necessita de graça.
É... errado não tá! |
Como a narrativa ocorre durante o depoimento de Jesse ao ser preso pelo governo após sua fuga, — sim, a história começa no final, depois da fuga, e o jogo se dá com os detalhes da aventura do rapaz — em determinados momentos temos que ajudá-lo a lembrar de algum detalhe, e isso pode adicionar algum perrengue extra no caminho do nosso intrépido herói caso escolhamos alguma resposta “errada”.
Perrengues de ser um personagem em 2D |
Câmbio e desligo!
Com a mesma audácia dos desenvolvedores que mandaram um “copia, mas não faz igual”, digo que UnMetal é, de longe, um dos melhores jogos que tive o prazer de experimentar em 2021: divertido de sobra, desafiante na medida certa e com o melhor roteiro que jamais será exibido em um filme ou série de TV. Uma medalha de honra para este verdadeiro herói de guerra.UnMetal é a melhor sequência não oficial de Metal Gear que existe! |
Prós
- Arte em pixel art muito bem animada e apresentada, principalmente nas cutscenes;
- Roteiro traz uma excelente narrativa com destaque para o bom humor;
- A mecânica de combinações de itens tem execução interessante e inteligente;
- Características de stealth muito bem implementadas e utilizadas;
- Embates contra os chefes com ótima curva de desafio.
Contras
- Impossibilidade de atacar na diagonal cria situações de desvantagem nos combates;
- Excesso de itens sem uso durante boa parte da campanha causa desconforto na gestão do inventário;
- Textos em português com erros grosseiros de tradução.
UnMetal — PC/PS4/XBO/Switch — Nota: 8.5Versão utilizada para análise: PlayStation 4
Revisão: Juliana Paiva Zapparoli
Análise feita com cópia digital cedida pela Versus Evil