Pela primeira vez desde o lançamento do PlayStation Plus, um considerável declínio no número de assinantes foi registrado pela Sony. A informação faz parte de um relatório sobre o desempenho de vendas durante o primeiro trimestre do ano fiscal de 2021. O déficit de assinantes registrado no documento é de 1,3 milhão.
Apesar da perda, a empresa não apresenta preocupação com a queda. O número de usuários ativos também caiu, de 109 milhões para 104 milhões. Em conversa para um webcast, Hiroki Totoki culpou o declínio no quantitativo de assinantes nas restrições impostas pela pandemia no ano passado e no aumento que elas tiveram na atividade de jogos.
A distribuição de jogos de forma gratuita, como da iniciativa Play At Home, também contribuiu para o aumento no número de usuários. Com o relaxamento das restrições, com menos pessoas ficando mais tempo em casa, a queda na demanda foi considerada natural.
"Claro, 104 milhões não é um número forte, mas estamos olhando para isso como uma tendência de declínio? Nós não pensamos assim. ""Estamos tentando analisar diferentes elementos, mas não há tendências visíveis que possamos capturar. Talvez neste mês ou no próximo mês teremos que continuar a observar e fazer uma análise.""Correndo o risco de repetição, posso dizer que no ano passado a demanda de ficar em casa foi tão significativa em retrospectiva, então em comparação com o período do ano passado como uma tendência, é claro [diminuiu]. [Mas] em comparação com o ano fiscal de 2019 há um aumento. "
No Brasil, a assinatura do PlayStation Plus sofreu reajuste em julho e também foi motivo para usuários repensarem a possibilidade de manter ou adquirir o serviço. O serviço é necessário para que os jogadores do PS4 e PS5 possam fazer uso do multiplayer online e também oferece jogos gratuitos mensalmente, armazenamento de dados salvos em nuvem, descontos exclusivos na PlayStation Store e um seleção de jogos exclusivamente para os jogadores no PlayStation 5.
Fontes: Push Square e VGC