Tivemos a chance de experimentar um pouquinho do jogo e escrevemos aqui alguns detalhes e primeiras impressões. Gostaríamos de destacar apenas que o jogo ainda está em desenvolvimento, o que significa que a versão jogada pode não refletir a qualidade do produto final, e alterações variadas podem ocorrer para melhorar a experiência.
Temos que pegar
Tudo começa com o personagem do jogador sendo chamado para começar a trabalhar em uma empresa chamada Lux Solis. Em um mundo habitado por criaturas chamadas Coromon, essa instituição realiza vários tipos de pesquisa e você foi contratado para ser um pesquisador/treinador a serviço dela.
Como parte de sua entrada na organização, você escolhe entre três opções para seu parceiro inicial, cada um com tipos diferentes, e parte em uma jornada. Na versão que pude experimentar, existem ao todo 13 tipos, mas seis deles são exclusivamente associados a ataques. A inexistência de criaturas com tipos duplos até onde joguei e a possibilidade de checar fraquezas e resistências ajuda a simplificar a experiência.
Vale destacar, primeiramente, que o jogo conta com opção de customizar o personagem. Não há uma seleção de gênero, mas a escolha de sua aparência inclui uma variedade de traços físicos. É possível mudar a cor da pele, formato e cor do cabelo, e as roupas com opção de óculos e acessórios.
Um aspecto curioso é que o jogo conta também com várias opções de barba, o que me permitiu fazer um protagonista que parece mais velho do que a própria mãe. Tendo em vista que ela e o irmão mais novo do protagonista existem na história, minha escolha de customização acabou levando a essa discrepância curiosa.
Em prol de uma experiência melhor
Pessoalmente, considero interessante o foco na qualidade de vida que o jogo possui, como deixar os textos em português e a possibilidade de alterar o esquema de cores para facilitar a acessibilidade a pessoas daltônicas. Na versão que experimentei, ainda há alguns detalhes que poderiam ser melhorados no texto, mas acredito que isso não deva ser um problema na versão final. Além disso, o menu de configurações também permite ajustar a velocidade do texto, criar atalhos e ajustar os controles, reduzir flashes e adaptar outros aspectos para melhorar a jogabilidade.
Um elemento importante é a possibilidade de escolher entre múltiplas dificuldades e até mesmo customizar quais aspectos te interessam vivenciar na jornada. A dificuldade Fácil inclui desconto na loja, restauração de PV quando os Coromon ganham níveis e a possibilidade de curar os bichos desmaiados com bolos de energia comuns.
Do outro lado, a dificuldade Insana inclui as regras de um desafio Nuzlocke, ou seja, os Coromon são liberados ao desmaiar e apenas o primeiro bicho encontrado em cada área pode ser capturado. Porém, ela também acrescenta a impossibilidade de fugir e de usar itens para retornar para os centros que curam as criaturas.
A customização da dificuldade permite escolher entre essas opções e ainda ajustar outros detalhes. Para tornar a jornada ainda mais difícil, é possível limitar os usos dos centros de treinadores e itens, desabilitar itens equipáveis. A regra de captura também pode ser alterada não apenas para restringir capturas estilo Nuzlocke, mas para incluir também os bichos de outros treinadores.
Outro fator interessante dessa customização é a possibilidade de fazer a randomização de alguns fatores, como itens, os traços (habilidades passivas dos Coromon), evoluções, quais criaturas são encontradas nos matos, etc. Já ter um randomizer embutido no jogo permite tornar a aventura ainda mais divertida, com um grande fator replay.
Um mundo de possibilidades
Quests também são um elemento importante do jogo. |
Dentro da versão que pude jogar tinha apenas uma parte da história, e o avanço para além de um determinado ponto era bloqueado. Porém, confesso que acho interessante que a ambientação tem determinados elementos tecnológicos e estou curioso para entender mais sobre a Lux Valis e os vilões que foram apresentados.
Também achei bem agradável o aspecto visual. É um jogo 2D charmoso e fofo, que faz uso de emoticons para apresentar as emoções dos personagens durante os diálogos. Em particular, porém, me chamou a atenção o uso de um ângulo diferente durante a batalha contra chefes. A luta contra o Titã me agradou bastante visualmente e foi um combate bem intenso.
Revisão: Juliana Paiva Zapparoli
Teste produzido com cópia digital cedida pela Freedom Games