A Valve anunciou recentemente o Steam Deck, uma plataforma mobile aberta que se propõe a rodar toda a biblioteca disponível no Steam. Recentemente a empresa chegou a anunciar que ainda não havia encontrado um jogo que não rode no dispositivo. Entretanto, segundo os sites PC Gamer e ProdtonDB, quase metade dos dez jogos mais populares do catálogo - Destiny 2, Apex Legends, PUBG e Rainbow Six Siege - não funcionarão no SteamOS.
Isto acontece porque o SteamOS é um sistema baseado em Linux. Para rodar jogos nativamente desenvolvidos para o Windows, ele utiliza uma ferramenta chamada Proton, que é uma derivação do Wine, uma camada de compatibilidade que permite que o sistema operacional Linux consiga executar comandos para Windows.
Aparentemente o maior desafio está no sistema anti-cheat que estes jogos utilizam. Na maioria dos casos o sistema anti-cheat entra em conflito com a camada de compatibilidade, impedindo que os jogadores se conectem aos serviços.
A Valve informa que está trabalhando em melhorias e atualizações no SteamOS, que poderão corrigir ou contornar estes problemas.