O BIG Festival 2021 anuncia a lista de vencedores das 17 categorias do Festival, eleitos por um júri composto por 53 pessoas de diversos países. O vencedor da categoria Melhor Jogo foi Curious Expedition 2, do estúdio alemão Maschinen-Mensch. O prêmio de Melhor Jogo Brasileiro foi para Retro Machina, da Orbit Studio
Curious Expedition 2 é uma aventura narrativa com elementos de roguelike ambientada em uma versão reinventada do final do século XIX.
Retro Machina, da Orbit Studio, foi eleito como Melhor Jogo Brasileiro. Trata-se de um jogo single-player de ação, puzzle e exploração, ambientado em um universo retrô futurista. Outro brasileiro premiado foi Vamos Brincar de Cozinhar, do Akom Studio, eleito o Melhor Jogo Infantil.
Outros dois jogos brasileiros foram destaque na premiação: Do Not Disturb, do Estúdio Hollow Harpy, que venceu a GameJam+ e o jogo em VR Gravitational, do estúdio Electric Monkeys, que foi selecionado como o Melhor Jogo por voto popular.
Os vencedores de Melhor Jogo, Melhor Jogo: América Latina e Melhor Jogo: Brasil levam um prêmio de R$ 5.000, enquanto que o Melhor Jogo: Voto Popular leva um prêmio de R$ 3.000.
A Xsolla, empresa de serviços de monetização de videogames que ajuda desenvolvedores, editores e parceiros da plataforma a comercializar, vender, conectar e otimizar seus produtos globalmente, dará US$ 500 em serviços a todos os indicados ao Festival. No total, haverá mais de US$ 115 mil em serviços e dinheiro para os finalistas e vencedores do Festival.
Além disso, a empresa dará um prêmio em dinheiro de US$ 10 mil ao vencedor de uma categoria especial promovida pela Xsolla: "Melhor Jogo - Escolha da Xsolla". O vencedor desta categoria foi o jogo Figment 2: Creed Valley, do estúdio dinamarquês Bedtime Digital Games e foi escolhido pela própria empresa entre todos os 96 finalistas.
Veja a lista completa de vencedores:

Melhor Jogo
Curious Expedition 2
Estúdio: Maschinen-Mensch
País: Alemanha
Melhor Jogo: América Latina
Per Aspera
Estúdio: Tlön Industries
País: Argentina

Retro Machina
Estúdio: Orbit Studio
País: Brasil
Inovação
Genesis Noir
Estúdio: Feral Cat Den
País: Estados Unidos
Melhor Multiplayer
Hypercharge: Unboxed
Estúdio: Digital Cybercherries
País: Reino Unido
Melhor Jogo Mobile
HoloVista
Estúdio: Aconite Co.
País: Estados Unidos
Melhor Som
Genesis Noir
Estúdio: Feral Cat Den
País: Estados Unidos
Melhor XR/VR
A Rogue Escape
Estúdio: Spare Parts Oasis
País: Itália

Vamos Brincar de Cozinhar
Estúdio: Akom Studio
País: Brasil
Melhor Jogo BIG Brands
Cartoon Network Golf Stars
Estúdio: Avix Games
País: Argentina
Melhor Jogo de Estudante
Symphonia
Estúdio: ISART DIGITAL
País: França
Melhor Arte
Liberated
Estúdio: Atomic Wolf
País: Polônia

Gravitational
Estúdio: Electric Monkeys
País: Brasil
Melhor Narrativa
Lost Ember
Estúdio: Mooneye Studios
País: Alemanha
Melhor Gameplay
Not For Broadcast
Estúdio: NotGames
País: Reino Unido
BIG Impact: Melhor Jogo Diversidade
Arrog
Estúdio: Hermanos Magia and Leap Game Studios
País: Peru

Do Not Disturb
Estúdio: Hollow Harpy
País: Brasil
BIG Impact: Melhor Jogo Educacional
Please, Touch the Artwork
Estúdio: Studio Waterzooi
País: Bélgica
BIG Impact: Melhor Jogo de Questões Sociais
Svoboda 1945: Liberation
Estúdio: Charles Games
País: República Checa
Melhor Jogo - Escolha da Xsolla
Figment 2: Creed Valley
Estúdio: Bedtime Digital Games
País: Dinamarca
O BIG Festival 2021 acontece entre os dias 3 e 9 de maio e todo o conteúdo do festival será disponibilizado de forma virtual e gratuita, com exceção das rodadas de negócios, voltadas a desenvolvedores, compradores, publishers e investidores internacionais e nacionais.