Tal como já vimos em outros exemplos, spin-offs podem ser oportunidades interessantes para ver jogos conhecidos em novas roupagens. Persona 5 Strikers (Multi) é mais um que tenta aproveitar essa premissa e mostrar que pode oferecer uma experiência repleta de ação a partir de um RPG de grande sucesso. Mas o que podemos esperar desse título tão promissor? Pegue a sua máscara e não esqueça seu Persona, pois a matéria vai começar.
Tradição e inovação
Antes de falar de Persona 5 Strikers (P5 Strikers para encurtar), é preciso lembrar a principal franquia que compõe o título: a série Persona, que iniciou em 1996 como um spin-off de Megami Tensei. Desde então, foram lançados vários games do gênero RPG, culminando no hoje clássico Persona 5 (PS3/PS4). Original de 2017, ele obteve um enorme sucesso e recebeu uma nova versão em março de 2020.Um dos melhores RPGs de todos os tempos |
Essa série é famosa pelos jogos musou, que trazem combates intensos contra hordas de inimigos no estilo hack and slash. Dado que a franquia Persona é focada em RPGs, essa mistura poderia soar meio estranha. Na prática, tudo aponta para um jogo inovador e excelente, que combina os pontos fortes de cada gênero em uma incrível e inédita aventura no Ocidente.
Para quem não sabe, o título já foi lançado no mercado japonês, para Switch e PS4, em 20 de fevereiro de 2020 com o nome de Persona 5 Scramble: The Phantom Strikers. No Ocidente, a data será o dia 23 de fevereiro de 2021, agora também com uma versão para PC. Além da versão básica, o game terá versões luxo, incluindo uma com caixa metalizada.
Um spin-off que também é continuação
Embora não seja uma sequência no sentido literal, P5 Strikers continua a história vista em Persona 5. Sem trazer maiores spoilers sobre o game original, ele conta a história do grupo Phantom Thieves of Hearts e sua luta contra os criminosos utilizando o Metaverse. Através dele, os jovens conseguem “roubar” o coração dos vilões, fazendo com que eles admitam seus erros.A turma se reúne novamente para viver novas aventuras |
Para organizar a viagem, eles resolvem utilizar um aplicativo popular chamado EMMA. A questão é que o programa permite aos usuários viajar para uma dimensão alternativa chamada Jail, onde eles encontram perigos semelhantes aos vistos em Persona 5. Logo, para resolver esse mistério e ajudar as pessoas, os Phantom Thieves voltam à ação.
Conheça Sophie, a nova personagem da franquia |
Prepare-se para conhecer diversos locais incríveis |
Ação e RPG lado a lado
Como dito lá na introdução, o título trará uma mistura de ação com RPG. Mais especificamente, teremos elementos vistos em Persona 5 combinados com a mecânica básica de Dynasty Warriors. Logo, a curiosa combinação trará ataques furtivos e quebra-cabeças, tais como vistos no gênero de jogo principal, assim como combates dinâmicos contra hordas de inimigos.As cutscenes também prometem muito no game |
Cada um dos Phantom Thieves terá suas próprias características, incluindo visuais, frases e estilo de luta. Quem já jogou Persona 5 tem uma boa ideia de como eles serão; para quem não jogou, prepare-se para golpes estilosos e muito divertidos. Mal posso esperar pelos especiais chamados All-Out Attack!, que além de poderosos, trazem todo o famoso charme da franquia.
Caso você não saiba, vale ressaltar que a série de RPG tem foco nos chamados Personas, poderosas criaturas que lutam ao lado dos heróis. Elas podem ser capturadas, treinadas e colecionadas como nos títulos anteriores, no melhor estilo Pokémon. Além de obtê-las nas fases, um sistema de fusão permitirá a criação de monstros ainda mais poderosos.
Confesso que fiquei um pouco cético logo quando Persona 5 Strikers foi anunciado; a cada novo material divulgado, entretanto, fui perdendo o preconceito e aceitando a proposta. Hoje, acredito que o game tem um potencial imenso, considerando ambos os jogadores novos e veteranos. Fico na torcida para que ele alcance o mesmo sucesso que teve no Oriente.
O que podemos esperar?
Um leitor mais atento certamente pode estar se perguntando: “se a versão japonesa já saiu ano passado, já não temos algum veredicto sobre P5 Strikers?”. Questão absolutamente justa e com uma resposta alinhada com tudo o que vimos até agora nesta prévia. Considerando a análise da Famitsu, um dos veículos mais respeitados do mercado de videogames, o novo título será um sucesso também no Ocidente.Strikers terá lutas dinâmicas e cheias de recursos |
Creio que uma das poucas incertezas será quanto à localização do game. Esse, inclusive, foi um dos pouquíssimos pontos criticados em Persona 5. Determinadas falas e textos sofreram com uma tradução, aparentemente, apressada e, até certo ponto, desleixada. Atualizações posteriores e a própria versão Royal conseguiram corrigir boa parte dos problemas.
Como é característicos da franquia, teremos um jogo belo e encantador |
Garantia de mais um grande sucesso
A competência das produtoras envolvidas, a alta qualidade do game original e a boa recepção da versão japonesa levam somente a uma única conclusão: Persona 5 Strikers (Multi) será um excelente título estrelando os ladrões de coração mais famosos dos videogames. A mistura hack and slash no estilo musou de Dynasty Warriors com os elementos RPG de Persona promete render uma aventura divertida e bem produzida. Só nos resta esperar pelo lançamento e aproveitar essa ótima e diferente aventura dos Phantom Thieves.Pronto para essa incrível aventura? |
Persona 5 Strikers - PC/PS4/Switch
Desenvolvedores: Omega Force e P-Studio
Gêneros: Hack and Slash e RPG
Lançamento: 23 de fevereiro de 2021
Expectativa: 5/5
Revisão: Davi Sousa