A empresa perguntou aos consumidores se eles sentiam que o Xbox Series X passaria uma "sensação de nova geração" e em seguida o que eles sentiam que estaria faltando nos periféricos. A questão dizia "Eu tenho conhecimento de funcionalidades dos controles PlayStation que eu gostaria que estivessem presentes no controle que acompanha este console", segundo o TechRadar.
Estas menções fazem referência a funções do periférico da Sony, como os gatilhos adaptativos, que simulam a sensação de resistência e ao haptic feedback, que incrementa a imersão nos jogos.
Os controles da Microsoft foram muito elogiados na geração anterior, especialmente pela sua ergonomia. Porém os periféricos que acompanham os consoles de última geração trouxeram pouca inovação, apresentando como novas características gatilhos texturizados, um d-pad similar aos controles Elite e um botão dedicado ao compartilhamento de gravações e screenshots.
Esta pesquisa indica que pode haver interesse da Microsoft em aprimorar seus periféricos. Historicamente a empresa já fez melhorias nos controles no decorrer de uma geração, como por exemplo a adição de conectores de áudio padrão 3,5mm para fones de ouvido e compatibilidade com dispositivos bluetooth no Xbox One e um redesenho completo do controle "Duke" no Xbox original.
Fonte: IGN