Desenvolvida pela Primula, Taisho x Alice é uma visual novel otome lançada em formato episódico. Ela conta a história de uma jovem garota chamada Yurika Arisu, que, após acordar em um mundo sombrio, tem a oportunidade de se relacionar com rapazes baseados em contos de fada e salvá-los de suas aflições.
Enquanto o primeiro episódio era focado em Cinderela e Chapeuzinho Vermelho, o mais novo conta as histórias de Kaguya e Gretel. Com temáticas bem mais pesadas, o episódio 2 conta com duas narrativas envolventes, sombrias e bastante satisfatórias, ao mesmo tempo em que atiça a curiosidade do jogador para o próximo capítulo.
Kaguya ou Gretel?
Em um mundo sombrio, reencontramos a figura curiosa de Alice. |
Nessa cena inicial já é possível ver bem a dinâmica da localização, que valoriza os floreios e devaneios dos personagens em suas escolhas de expressões. Vale destacar que a cena tem algumas pequenas alterações e mesmo os trechos que já existiam no anterior são interessantes de ser relidos já tendo um pouco mais de contexto.
Kaguya é uma das opções vistas nos espelhos desta vez. |
Ambos foram apresentados no episódio anterior, mas estão em posições bastante diferentes devido às características específicas de suas histórias originais. Gretel agora é irmão de Yurika e sua personalidade pode parecer um tanto arrogante a princípio. Os dois vivem sozinhos e uma série de eventos pode abalar a relação entre eles. Já Kaguya prefere seguir o que os outros dizem, sem nunca se posicionar a respeito de nada. Após terminar com sua namorada, ele pede Yurika em namoro repentinamente e os dois decidem se conhecer melhor.
Quem dera a história fosse simples assim. |
Isso já era de certa forma esperado, considerando que o jogo anterior deixava indícios desse tipo de temática, mesmo tendo apresentado questões menos impactantes. Devido a isso é importante ter em mente que o conteúdo pode ser bastante desagradável de lidar. No entanto, os tópicos supracitados são parte fundamental da experiência, sendo necessária e esperada a repulsa, já que o jogo busca construir um envolvimento emocional entre jogador e personagens.
Sombras dos contos de fada
Doces são uma parte muito importante da história de Gretel. |
Mesmo se considerarmos as rotas isoladamente, a obra conta com uma narrativa bastante envolvente. Um aspecto que contribui para isso é a utilização de elementos que se referem diretamente aos contos de fada. Como as obras originais são populares, com Kaguya sendo a menos conhecida no Ocidente, é divertido reparar em como Taisho x Alice faz a sua releitura.
Outro elemento fundamental e um dos pontos altos do jogo é a sua localização. A tradutora, Molly Lee, faz um trabalho sensacional na sua escolha de palavras, que fazem com que todos os diálogos fluam de forma natural e ao mesmo tempo sejam divertidos e reflitam bem as peculiaridades dos personagens.
Yurika chama atenção com suas falas e atitudes ousadas. |
No Episódio 1 já era possível notar que a personagem era um tanto ousada e havia pistas de que há aspectos mais complicados por trás de sua personalidade. Agora já é possível ver como ela pode extrapolar limites de razoabilidade com muita facilidade. A complexidade de Yurika é sedutora e deixa o jogador em uma frequente tensão por não saber até onde ela é capaz de ir.
Obviamente, em se tratando de uma visual novel, também é importante considerar os aspectos gráficos e sonoros. Visualmente, Taisho x Alice é bastante atraente, com personagens masculinos que seguem o estilo bishounen e fundos bem detalhados. Existe um bom uso de posicionamento para indicar proximidade com os rapazes, que são os únicos com sprites.
Há também uma boa quantidade de CGs (imagens que funcionam como cenas especiais de visual novels) para destacar momentos importantes da história com Yurika e/ou seu possível par romântico. Em particular, vale mencionar as CGs de backstories, que utilizam um esquema muito bonito de sombras e silhuetas. Essa escolha artística reforça o tom de passado, de uma história no estilo conto de fada, como se fosse um vitral de uma antiga lenda.
O uso de silhuetas confere a algumas CGs um estilo marcante. |
O único aspecto verdadeiramente ruim no jogo é a falta de indicação de escolhas corretas. Já mencionei isso para o episódio anterior, mas essa falha acaba sendo ainda mais perceptível aqui. Enquanto a rota de Gretel é mais direta ao ponto, Kaguya exige uma série de escolhas corretas e conta com muitos finais ruins. O problema chega ao ponto de que pode ser necessário usar um guia, e a própria desenvolvedora compartilhou um fluxograma de escolhas para garantir que seja possível alcançar o final bom.
Uma indicação de quando se faz a escolha correta já seria suficiente para facilitar essa exploração da visual novel. Mesmo com esse pequeno problema, Taisho x Alice continua sendo um excelente exemplar do gênero. Mais do que isso, o Episódio 2 conta com rotas muito envolventes e de forte carga emocional. Para quem não se incomodar com os tópicos mais pesados da história, é um otome game obrigatório.
Prós
- Excelente localização;
- Protagonista carismática com falas e decisões cheias de personalidade;
- Rotas bem escritas e satisfatórias, mesmo isoladamente;
- Artes detalhadas de personagens e cenários, com um estilo especial durante backstories.
Contras
- Sem indicação de escolhas corretas, uma das rotas pode exigir do jogador um guia.
Taisho x Alice -Episode II- — PC — Nota: 9.0
Análise produzida com cópia digital cedida pela Primula
Revisão: Davi Sousa