A alteração brusca no preço, chegando a mais de 100% de acréscimo, foi sentida e fortemente criticada pelos consumidores, que questionaram o motivo da alteração no valor. A justificativa dada pela Sony para o aumento significativo no preço foi por conta da má conduta de usuários que estavam fazendo uso de VPN, um serviço que altera a região de onde a pessoa acessa a internet, para acessar a loja onde o preço estava mais em conta para fazer a compra, o que é ilegal pelos termos de uso do Steam.
No caso do Brasil, por conta da desvalorização do Real, o preço fica bastante atrativo para quem compra o jogo em dólares americanos ou euros. Em contrapartida, a medida prejudica diretamente os usuários brasileiros.
Outros países estão passando pelo mesmo problema, como na Turquia que, inicialmente, comercializava o jogo ao equivalente a £9 e hoje está custando £32. A Valve informou que usa sistema de bloqueio regional para impedir que jogos comprados em regiões diferentes sejam ativados em contas registradas em outro país como forma de impedir a prática, mas a precificação de jogos é de total responsabilidade de quem está distribuindo o jogo, no caso, a Sony.
A possibilidade do preço ter sido divulgado de forma equivocada na abertura das pré-vendas também existe. Na Epic Games Store, onde o jogo também estava sendo vendido a um valor menor inicialmente, agora também custa R$200.
Horizon Zero Dawn Complete Edition será lançado para PC em 7 de agosto.
Fonte: PC Gamer