Em 17 de junho foi lançado em acesso antecipado Haxity, desenvolvido e publicado pela Megapop. O jogo consiste em uma mistura muito interessante de roguelike, luta e deck building com temática cyberpunk. Antecipadamente, já vale comentar que o jogo chegou à Steam bastante completo, incluindo modos campanha e multijogador.
Os jogadores que buscam um bom jogo de cartas estarão em casa, pois Haxity oferece muitas combinações e três personagens iniciais que apresentam métodos de batalha bastante únicos. O seu fator roguelike faz com que cada partida seja única.
Personagens com histórias próprias
Até o momento, o jogo conta com três personagens, cada um deles apresentando um histórico diferente e cartas características que mostram formas distintas de elaboração de estratégias.Os personagens são:
- Cooperson: o personagem foi um policial neste caótico universo cyberpunk. Agora, ele está atrás de vingança e sabe manipular armas de fogo como ninguém.
- Banshee: apesar de ser uma garota rica, ela não está satisfeita com a situação da cidade em que vive, se tornando uma assassina muito bem equipada.
- Dr. Ratz: um cientista que foi em busca de melhorias e se tornou um monstro; com 50% de seu corpo humano e 50% rato, a única certeza é que ele é poderoso e louco.
Variedade de cartas e mecânicas
No jogo temos quatro tipos de cartas, sendo elas do tipo Melee, Skills, Ranged, representadas respectivamente por M, S e R, e os chips. Os chips são colocados em uma pilha separada devido ao seu uso diferenciado durante a luta. Os tipos das cartas são muito importantes, pois uma anula a outra em um esquema pedra, papel e tesoura; R anula M, M anula S e S anula R.Para o personagem podem ser adquiridas modificações corporais que irão trazer um benefício passivo. Os modificadores serão aplicados antes da luta iniciar, por exemplo, alterando a quantidade de vida e até mesmo dando armadura para resistir a ataques.
A batalha em si acontece com a adição das cartas compradas nos três espaços disponíveis. Ambos os jogadores irão adicionar simultaneamente, então serão reveladas as cartas que serão utilizadas naquela rodada. Após a escolha e relação, os jogadores podem utilizar a energia disponível, que é aumentada em uma unidade a cada turno, para utilizar os chips e manipular as cartas nos slots.
A fase de manipulação ocorre de forma alternada e, depois de encerrada, os danos são causados aos personagens se baseando nas cartas, da esquerda para direita. As cartas também apresentam o fator velocidade e faz com as que são definidas como rápidas impeçam a execução da carta mais lenta do oponente. O jogo é encerrado quando um dos personagens tem sua barra de vida zerada.
Jogue como quiser
Como já dito anteriormente, o jogo chegou em acesso antecipado com os modos campanha e multijogador. No modo campanha, escolhemos um personagem e o conjunto básico de cartas para então realizar o draft inicial, assim, completando o nosso baralho. A partir deste ponto iremos explorar a cidade, através de opções que possibilitarão incrementar o baralho e melhorar o personagem.Ao entrar em uma luta podemos perder e tentar revanche. Caso nosso personagem seja derrotado novamente, a campanha chega ao fim e deve-se iniciar uma nova. Entre as batalhas, explorando a cidade, teremos acesso a vendedores e outros ambientes que irão influenciar a composição do baralho e possibilita mudanças de estratégia, caso desejado.
Em relação à escolha de personagem e draft, o modo multijogador funciona da mesma forma. A grande diferença dele é que jogamos no formato melhor de cinco. Desta forma, para vencer o oponente é preciso vencer três batalhas de cinco. O modo pode ser jogado contra a máquina, jogador aleatório ou até mesmo contra amigos que também tenham o jogo. Um ponto muito positivo do modo multiplayer é o seu formato já estruturado. Assim, Haxity chega ao mercado pronto para o cenário do e-sport e apresentando um grande potencial pelas características do jogo.
Um lançamento promissor
Apesar de estar em acesso antecipado, Haxity foi lançado bastante completo. Com três personagens até o momento, cada um deles possui uma vasta coleção de cartas e diferentes arquétipos. Além disso, o fator draft possibilita a aplicação de múltiplas estratégias e combinações de ataques durante a partida. O modo multijogador é divertido e o modo campanha desafia o jogador a sempre se aprimorar.
Revisão: José Carlos Alves