Se dedicar a algo que você gosta é uma ótima opção para aliviar os ânimos durante o período em que vivemos. Cozinhar algo diferente, investir num curso ou até mesmo passar umas horinhas a mais no videogame... tudo é válido!
O isolamento social pode ser uma experiência estressante para muitos. Por isso, se transportar a uma realidade alternativa é uma opção excelente. Imergir e conhecer novos jogos é muito válido neste período.
Devido ao contínuo desenvolvimento e crescimento do mercado de games para mobile, existe uma infinidade de títulos interessantes para conhecer, além dos mais famosos como Fortnite, Call of Duty e Free Fire. Existem diversos gêneros para todos os gostos, e mais: muitos são gratuitos.
Você também pode conferir jogos gratuitos para Playstation e Xbox, nesta outra lista do Blast.
Once Upon a Tower
Desenvolvido pela Pomelo Games, Once Upon a Tower é um jogo de ação em que o jogador controla uma princesa em fuga da torre onde está trancafiada. Diferente de muitos jogos, ele ultrapassa a ideia de que a princesa precisa ser salva pelo príncipe.
Para escapar, é preciso destruir blocos e inimigos, e coletar vaga-lumes, que podem ser trocados por equipamentos de defesa e ataque. Tudo isso enquanto um dragão observa seus movimentos e tenta te impedir. Quanto mais próximo da saída, mais difícil o jogo fica.
Para baixar: Android | iOS
Samsara Room
Soul Knight
Sky: Children of the Light
Last Day on Earth: Survival
Until Dead
Mario Kart Tour
Aventura de Tsuki
The Seven Deadly Sins: Grand Cross
Samsara Room é um jogo indie criado pelo estúdio Rusty Lake. Para comemorar o aniversário de cinco anos, Samsara foi disponibilizado de forma gratuita para Android, iOS e PC.
O estúdio também é responsável pelos títulos Rusty Lake e Cube Escape. Samsara Room é um point-and-click no qual você está num quarto com um telefone, um espelho, um relógio e outros objetos que não conhece. Para escapar, é preciso pensar para além de soluções óbvias.
Este jogo de tiro estilo arcade tem apenas um objetivo: ver você se divertir conforme avança. Soul Knight foi desenvolvido pelos estúdios Zeyang Li e ChillyRoom Inc., lançado em 2017.
É um game de ação com jogabilidade simples. Ou seja, você basicamente precisa correr e atirar durante todas as fases para sobreviver contra vilões e avançar para a próxima sala. O personagem está numa masmorra, tem munição ilimitada e um animal de estimação que pode ser muito útil. Ao vencer o Soul Knight, o modo difícil é liberado.
Jogo de aventura indie em mundo aberto, Sky promete trazer um momento de paz e esperança para quem joga. Desenvolvido pela That Game Company, responsável pelo sucesso Journey, o game tem uma pegada mais minimalista, assim como seu antecessor.
Sky é um jogo multiplayer cooperativo em que o jogador controla os chamados “filhos da luz”. Sua responsabilidade é encontrar espíritos ancestrais para então devolvê-los às constelações. É possível voar entre reinos, deslizar sobre dunas, ajudar e fazer amigos.
Em Last Day on Earth, como o próprio nome sugere, é preciso lutar para sobreviver ao “último dia na Terra”. O game é um MMORPG de sobrevivência num mundo pós-apocalíptico dominado por zumbis.
Você é um dos últimos sobreviventes. Como responsabilidades, deve administrar recursos, construir abrigos e ajudar aliados. Além disso, o personagem também deve se alimentar e se hidratar para não morrer. Mesmo sendo um jogo mobile, Last Day on Earth é elogiado pela jogabilidade simples e gráficos de qualidade. O jogo foi desenvolvido pela Kefir Games.
Seguindo a pegada pós-apocalíptica, outra opção é o game Until Dead. Esse puzzle tem mecânica de turnos e combate tático. E mais: foi produzido por um estúdio indie brasileiro, a Monomyto.
Após nove meses de remodelação, a nova versão do jogo acaba de ser lançada, mas ainda não há versão para iOS. Em Until Dead, controlamos o detetive John Mur, sobrevivente que é o responsável por desvendar todo o mistério deste novo mundo. Contudo, é preciso pensar antes de agir.
Para baixar: Android
Para os amantes de clássicos, Mario Kart Tour tem uma versão mobile. Assim como Animal Crossing e Fire Emblem Heroes, a Nintendo transformou mais um clássico numa versão mais acessível.
Mas, como já era de se esperar, a jogabilidade entre a versão de console e mobile é diferente. Na tela do celular, os controles são mais simples e a jogatina é mais limitada. No começo desse ano, a Nintendo adicionou a versão multiplayer no game. Agora é possível jogar com competidores online ou com amigos.
Aventura de Tsuki pode ser definido como uma mistura de Animal Crossing e do sucesso dos anos 1990, os Tamagotchis. Desenvolvido pela HyperBeard Games, este é um jogo casual de simulação, com foco na história do personagem principal, o coelho Tsuki.
Tsuki acaba de se mudar da cidade grande para o interior, com um único objetivo em mente: relaxar. Mas, por ser um jogo ocioso, com ritmo lento, não há muito que o jogador possa fazer, a não ser observar o protagonista. Seu diário é preenchido conforme o jogador ajuda o coelho a avançar no jogo - nesse caso, ajudando-o a ter novas experiências agradáveis, como pescar, brincar ou ler.
Mesmo lançado há pouco tempo, The Seven Deadly Sins agradou o público, sejam fãs de videogames, do anime, ou simplesmente marinheiros de primeira viagem. O jogo inspirado na obra de animação é considerado como um excelente RPG para mobile.
The Seven Deadly Sins segue a trama original, por isso é fácil identificar personagens icônicos dentro da história e situações específicas. Entre as missões do game, inclusive, há cutscenes que remetem ao anime. O sistema de batalha, com combate estratégico aliado a bons gráficos, trouxe inúmeros elogios à desenvolvedora Netmarble.
Revisão: Davi Sousa