Parece a premissa de um filme dos anos 1980, mas é nesse ambiente inóspito que se situa Huntdown (Multi). O título de ação chega às plataformas mostrando que com os elementos certos e uma dose certeira de nostalgia, pode-se conseguir uma grande aventura.
Caçada perigosa
Em Huntdown, podemos assumir o papel de três caçadores de recompensas: Anna Conda, John Sawyer e Mow Man. A única diferença entre eles são suas armas primárias, tanto a de fogo quanto a usada para ataques corpo a corpo, e as clássicas frases clichês que soltam enquanto matam hordas de inimigos pelos cenários. Um fator estranho é que podemos alternar entre o trio a qualquer momento durante a fase ao preço de reiniciá-la, mas nunca antes dela.No mais, a movimentação deles é a mesma. É possível correr, pular, se esquivar, buscar cobertura em garagens ou blocos e descer de lugares altos. O deslocamento é bastante ágil e fluido, porém, em momentos que exigem muita rapidez, como em algumas batalhas contra chefes, é bem comum não dar tempo de buscar uma plataforma abaixo do personagem, comando executado com o botão de pulo e a seta para baixo. Logo, acontece a execução de um salto equivocado.
O que torna tudo mais interessante é que nenhuma delas tem munição infinita, exceto pelas iniciais. Isso aumenta a necessidade da troca constante de equipamentos para progredir pelo cenário.
Na mão das gangues
O jogo possui 20 fases, divididas em quatro áreas, cada uma controlada por uma gangue: os Hoodlum Dolls são um grupo de punks que destruíram os subúrbios; os Misconducts são jogadores de hóquei que dominaram os subterrâneos pelos túneis do metrô; os Heatseekers são formados por um grupo de motoqueiros que estão usando o complexo industrial para práticas ilícitas; e os N°1 Suspects são ninjas e artistas marciais que comandam o centro da cidade.Cada bando de marginais possui uma identidade visual própria, o que enriquece os detalhes de cada cenário, como pichações, veículos, uniformes e equipamentos dos capangas. Tudo isso é acompanhado de uma excelente trilha sonora, que auxilia ainda mais em criar a sensação de estarmos em um filme.
Ao final de cada fase, temos que enfrentar um chefe, membro principal da gangue. Alguns confrontos são bem bolados e interessantes, pois envolvem utilizar o espaço e até o armamento do meliante ao seu favor. Já outros se baseiam em mais do mesmo, que é atirar, desviar e repetir até a queda do inimigo, o que chega a ser um pouco maçante e cansativo.
Além da conclusão do cenário, que nos permite avançar para o próximo, é possível atingir três outros objetivos, visando o 100%. Eles consistem em não perder nenhuma vida, matar um número específico de inimigos e achar três maletas espalhadas em pontos estratégicos.
Infelizmente, essas metas não possuem nenhum outro atrativo além da conclusão total da área. Isto as torna um tanto quanto desinteressantes em relação à diversão de progredir em meio aos diversos marginais utilizando diferentes tipos de armas.
Outro ponto que deixa a desejar é a dificuldade do jogo. Existem quatro níveis: fácil, médio, difícil e badass. Porém, a única diferença de fato entre eles é o tamanho da barra de vida do protagonista, que passa de cinco para três pontos. O modo badass, no qual não se pode tomar dano, chega a ser um pouco mais desafiador, mas ainda assim não é algo tão chamativo.
Uma caçada prazerosa
Huntdown foi feito para ser simples, divertido e viciante. Seus deslizes não chegam a comprometer a experiência e sua atmosfera é ideal para fãs de ação com visual retrô. As diversas inspirações e referências a obras cinematográficas como Blade Runner, Warriors e Akira farão os jogadores se sentirem no mais puro do universo cyberpunk.Prós
- Jogabilidade dinâmica;
- Grande variedade de armas;
- Ambiente de cada área muito bem representado por elementos visuais e trilha sonora;
- Algumas batalhas contra chefes são bem interessantes e demandam estratégia.
Contras
- Não dá para escolher o personagem antes da fase, só durante;
- Em trechos em que é necessário trocar de plataforma rapidamente, o comando de descer de lugar pode falhar;
- Algumas batalhas de chefes são repetitivas;
- Pouca variação entre os níveis de dificuldade.
Huntdowm — PC/PS4/Switch/XBO — Nota: 8.5
Versão utilizada para análise: PS4
Revisão: Davi Sousa
Análise feita com cópia digital cedida pela Coffee Stain