Final Fantasy VII Remake (PS4) é um título cujos combates são bem desafiadores e exigem do jogador muito mais do que apenas esmagar botões. Separamos aqui algumas dicas preciosas para tornar a jornada por Midgar um pouco mais simples.
1 - Não trate o jogo como um hack n' slash
FFVIIR tem um sistema de combate em tempo real bastante fluido e rápido, mas isso não significa que é possível finalizar todos os seus combates apenas apertando quadrado o tempo todo. Os inimigos atacam com frequência e possuem habilidades e capacidade de dano suficientes para acabar com a graça do jogador mais afobado.Adotar uma postura ofensiva é o ideal, mas sempre utilizando o botão de defesa entre um combo e outro. A grande maioria dos ataques inimigos pode ter efeito de derrubada cancelado pela defesa do jogador, além de diminuir o dano sofrido pelo personagem.
2 - Cloud é o protagonista, mas não o único personagem jogável
O ex-SOLDIER é um exímio combatente corpo a corpo com suas espadas, mas diversos inimigos são muito eficientes em se manterem afastados do jogador para causar dano. Em situações como essas, o ideal a ser feito é assumir o controle de Barret ou Aerith, cujos ataques básicos e habilidades especiais são voltados para combate à distância. O uso da magia de trovão também é uma excelente forma de atingir inimigos difíceis de acertar no corpo a corpo.3 - A barra de BTA preenche mais rápido para o personagem controlado
Para utilizar Matérias e habilidades, o jogador deve preencher e gastar suas barras de BTA. Esses medidores de ação preenchem conforme os personagens atacam os inimigos, se defendem e sofrem dano. Entretanto, eles se completam muito mais rápido quando o jogador está controlando o personagem em batalha. Para utilizar as habilidades de cada um com mais frequência e eficiência, é ideal alternar o controle entre os combatentes do grupo a todo momento, principalmente em batalhas contra chefes e inimigos mais fortes.4 - Utilize a Matéria de Análise em todos os inimigos
A Matéria de Análise é concedida ao jogador por Chadley, um aliado apresentado no começo do jogo. Essa Matéria pode ser usada durante o combate e gasta uma barra de BTA. Ela analisa o inimigo selecionado e traz todas as informações principais sobre ele, incluindo a maneira mais eficiente de preencher sua barra de atordoamento, suas fraquezas e suas resistências. No nível 2, Análise fornece informações de todos os inimigos presentes no combate atual.Essas informações são essenciais para que o jogador monte suas estratégias e equipe seus personagens com Matérias elementais e habilidades para lutar contra os diferentes tipos de inimigos que existem em Midgar.
5 - Uma Matéria elemental para cada membro do grupo
Cloud e companhia podem utilizar Matérias de gelo, fogo, vento e eletricidade. Cada uma delas possui eficiência contra tipos diferentes de inimigos, então é sábio equipar ao menos uma de cada nos personagens, alternando seus tipos. Em minha experiência, Aerith era praticamente a maga elemental do grupo, contando com as quatro Matérias elementais equipadas e sendo útil contra todos os tipos de inimigos. Ainda assim, Cloud, Barret e Tifa contavam com magias de Trovão e Nevasca para momentos em que Aerith não estivesse presente.As Matérias equipadas evoluem conforme o jogador ganha PA ao derrotar inimigos. Desta forma, novas potências de magia são desbloqueadas, como Fogo+ e Fogo++. Embora consumam mais pontos de magia (PM) para serem utilizadas, causam maior dano à de vida do oponente e preenchem mais sua barra de atordoamento.