A Primeira Etapa da edição de 2020 do Campeonato Brasileiro de League of Legends (CBLoL) tem novo líder. Após vencer o Flamengo e ver o ex-primeiro colocado tropeçar no dia seguinte, a Vivo Keyd assumiu a ponta da tabela. O final de semana em Summoner's Rift contou ainda com a estreia da estratégia da Fasting Senna e um inacreditável ultimate de Aphelios que ajudou os Guerreiros na vitória sobre os Rubro-Negros. Confira, logo abaixo, o resumo de todas as partidas que acontecerem no sábado e domingo.
Fugindo da lanterna
Ocupando as últimas posições na tabela, KaBuM! e Redemption brigavam para fugir da lanterna. A partida começou com as atenções divididas: enquanto os Ninjas construíam vantagem com o topo Parang e conquistavam o primeiro Arauto, a RDP estava mais atenta na metade inferior do mapa, se fortalecendo com o buff da Montanha. A estratégia da KaBuM! se mostrou mais eficiente quando o segundo dragão pousou em Summoner's Rift. Parang brilhou com um Double Kill e viu sua equipe levar o bônus Infernal.A pressão da KaBuM! se tornava cada vez mais insustentável e quando a Redemption se organizou para derrubar a T1 do topo, acabou punida em uma team fight em que Parang saiu com um Triple Kill. Enquanto a ação se desenrolava, o caçador Wiz derrotava o segundo dragão e adquiria o buff do Oceano para os Ninjas. O domínio da KaBuM! era imenso e o terceiro dragão, outro do Oceano, também foi abatido sem contestação.
A RDP apostou suas últimas fichas em um possível roubo de Barão, porém, na luta que estourou ao redor do covil, a equipe sofreu o Ace. Sem mais obstáculos, a KaBuM! garantiu o buff do Na’Shor e a alma do Oceano, depois bastou invadir a base inimiga, colecionar alguns abates e demolir o Nexus para jogar a Redemption na última posição.
KaBuM! — lado azul
Parang (Hecarim) — 10/0/4
Wiz (Olaf) — 3/1/9
Tutsz (Zoe) — 3/0/8
Disave (Ezreal) — 1/3/7
Ceos (Yummi) — 0/0/15
Redemption — lado vermelho
Nyu (Sett) — 1/4/0
BalKhan (Elise) — 1/3/2
Krastyel (Azir) — 0/3/1
Patrick (Aphelios) — 0/4/4
BocaJR (Karma) — 2/3/2
Bans
KaBuM!: Yasuo / Renekton / Rumble / Volibear / Kennen
Redemption: Orn / Senna / Lucian / Jayce / Aatrox
MVP: Parang
Clássico apertado
Ainda buscando afirmação, a paiN tinha o clássico contra a INTZ pela frente e começou sendo apertada. Os Intrépidos ficaram com o Dragão do Oceano e também conseguiram evitar que o Arauto parasse nas mãos inimigas, impedindo que os adversários coletassem o olho do monstro recém-abatido. A INTZ ditava o ritmo e adquiriu mais dois dragões, um das Nuvens e um Infernal, enquanto isso, a paiN ficou apenas com o segundo Arauto. O rumo do jogo mudou quando os Intrépidos foram encaixotados em uma luta dentro da selva, perdendo quatro de seus jogadores.Alguns minutos mais tarde, após pick off sobre o caçador Shini, a paiN levou o seu primeiro dragão, um Infernal. Para tentar retomar a dianteira, a INTZ atraiu os adversários para uma armadilha no covil do Barão. No entanto, a team fight não estourou e o topo Yang usou essa brecha para ir empurrando a rota inferior sozinho, até destruir o inibidor. Aproveitando a pressão dos Super Minions, a paiN derrotou o Barão e usou o buff para encurralar os Intrépidos contra a parede.
Tendo controle total do mapa, a paiN esperou o segundo Barão nascer e se fortaleceu com o bônus para o avanço final. Sem muito que fazer, a INTZ sofreu o Ace dentro da selva e apenas assistiu o Nexus sendo destruído.
paiN — lado azul
Yang (Sett) — 4/3/4
SeongHwan (Elise) — 3/0/5
tinowns (Azir) — 5/0/7
brTT (Kalista) — 0/0/6
Key (Blitzcrank) — 1/1/5
INTZ — lado vermelho
Tay (Vladimir) — 1/2/1
Shini (Olaf) — 0/4/2
Envy (Syndra) — 2/2/2
micaO (Miss Fortune) — 1/2/3
RedBert (Thresh) — 0/3/3
Bans
paiN: Gragas / Aphelios / Senna / Nautilus / Yummi
INTZ: Orn / Zoe / Gangplank / Alistar / Taric
MVP: Yang
A força da Fasting Senna
Na partida contra a Prodigy, a FURIA Uppercut estreou uma estratégia no CBLoL que vem rendendo bons resultados em outras ligas: a Fasting Senna. Nela, o atirador não farma e apenas coleta almas para ir fortalecendo a campeã Senna, enquanto isso, o suporte vai adquirindo recursos ao abater os minions. Falando na dupla da rota inferior, foi exatamente neste ponto do mapa onde os Panteras começaram a construir a vitória, após um dive totalmente mal executado que terminou com três jogadores da PRG eliminados.A FURIA crescia de maneira muito rápida, dominando todas as lutas. Por outro lado, a Prodigy via suas chances reduzidas e cada vez mais era dominada no quesito objetivos: enquanto os adversários se fortaleciam com a alma do Dragão Infernal e já haviam demolido cinco torres por Summoner’s Rift, a PRG tinha derrubado apenas uma T1.
Muito superior e sem ser realmente ameaçada, a FURIA organizou o cerco à base da PRG e veio demolindo todas as estruturas que estavam pela frente. Colecionando abates pelo caminho, os Panteras não tiveram dificuldades para focar o Nexus e garantir a vitória.
FURIA Uppercut — lado azul
Tyrin (Renekton) — 4/2/6
Sting (Taliyah) — 3/1/14
Anyyy (LeBlanc) — 7/2/9
Alternative (Senna) — 6/0/13
Damage (Tahm Kench) — 3/1/13
Prodigy — lado vermelho
fNb (Aatrox) — 2/4/2
Yampi (Jarvan IV) — 0/5/6
Aloned (Zoe) — 2/5/2
Garo (Aphelios) — 2/3/1
Wos (Nautilus) — 0/6/2
Bans
FURIA Uppercut: Ezreal / Elise / Sett / Lee Sin / Pantheon
Prodigy: Orn / Syndra / Lucian / Rek’Sai / Sejuani
MVP: Alternative
O jogo da semana (e o Aphelios imoral)
A partida mais aguardada da semana colocou frente a frente o líder Flamengo e a segunda colocada Vivo Keyd. A expectativa foi recompensada pelo melhor duelo do CBLoL até agora, que começou com os Guerreiros encontrando alguns abates pelo mapa e também conseguindo o primeiro dragão, um da Montanha. Os Rubro-Negros responderam com o Arauto, usado para demolir a T1 do topo. Enquanto isso, o atirador Klaus conseguia recursos para fortalecer seu Aphelios ao derrubar sozinho as barricadas da T1 na rota inferior — algo que se revelaria vital no final do jogo.Se a Vivo Keyd teve o early game melhor, aos poucos, o Flamengo crescia e equiparava as forças. Porém, os Guerreiros voltaram a ter vantagem após uma luta dentro da selva, em que aplicaram o Ace, ficaram com o seu terceiro dragão, um Infernal, e ainda tiveram espaço para adquirir o buff do Barão. A Keyd usou o bônus para aumentar a pressão e liberar espaço para que tentassem a alma infernal. No entanto, o caçador Ranger roubou o dragão e o Flamengo venceu a luta ao redor do covil.
Bastante equilibrado, qualquer erro podia definir o jogo e o deslize veio do suporte Professor, que acabou pego em um pick off. Com a vantagem numérica, o Flamengo conquistou o buff do Barão e parecia que tinha a partida encaminhada. Porém, outra tensa team fight estourou próximo do covil do dragão e, melhor organizada, a Keyd saiu com a vitória e a alma infernal. Mesmo com maior poder de fogo, os Guerreiros foram surpreendidos na rota inferior e tiveram dois de seus integrantes eliminados.
Já na porta da base adversária e com mais jogadores, o Flamengo partiu para garantir a vitória quando o impensável aconteceu. Klaus acertou um belíssimo ultimate com seu Aphelios e garantiu dois abates, forçando o Rubro-Negro a recuar e dando mais alguns minutos de esperança para seu time. Os Guerreiros usaram muito bem essa sobrevida, conquistando o buff do Barão e invadindo a base inimiga. Depois de algumas lutas ao redor do Nexus, bastou a Vivo Keyd focar no objetivo máximo para alcançar o sétimo triunfo consecutivo.
Vivo Keyd — lado azul
Robo (Poppy) — 4/5/8
Grell (Pantheon) — 4/2/9
NOsFerus (LeBlanc) — 8/1/11
Klaus (Aphelios) — 8/4/10
Professor (Thresh) — 2/4/17
Flamengo — lado vermelho
WooFe (Kayle) — 4/4/12
Ranger (Jarvan IV) — 3/4/13
Goku (Lucian) — 2/8/7
Absolut (Varus) — 6/3/4
Jojo (Braum) — 1/7/11
Bans
Vivo Keyd: Elise / Lee Sin / Senna / Sejuani / Gragas
Flamengo: Orn / Yummi / Sett / Taliyah / Karthus
MVP: NOsFerus
Alegria que dura pouco
Após se livrar da lanterna, a KaBuM! encarou a INTZ para se manter afastada da última colocação, mas viu os adversários com um início de jogo mais ativo. Com um abate na rota inferior e o Arauto, usado para derrubar a T1 do topo, os Intrépidos também ficaram com um Dragão do Oceano — o segundo do jogo. Os Ninjas tentavam se manter próximos no placar, com um Dragão do Oceano e o segundo Arauto, aproveitado para dar o máximo de recursos possível para o topo Parang.
Porém, a situação desandou após bom engage da INTZ no meio, que resultou em dois jogadores da KaBuM! abatidos e abriu as portas para que os Intrépidos derrotassem o Barão. Com o bônus, a INTZ foi aos poucos entrando na base adversária e destruiu os inibidores do meio e rota inferior, resetando na sequência para capitalizar o ouro. Desesperada, a KaBuM! tentou usar essa janela para iniciar o Na’Shor, mas o resultado não poderia ter sido mais desastroso.
A INTZ também foi para o covil e aplicou um Ace na team fight. Sem ninguém vivo para defender a base, os Intrépidos demoliram as estruturas pelo caminho e conquistaram a tão esperada vitória, acabando com a alegria da KaBuM! que voltou para a última posição da tabela de classificação.
INTZ — lado azul
Tay (Sett) — 1/1/3
Shini (Gragas) — 6/0/3
Hauz (Tristana) — 3/0/5
micaO (Aphelios) — 1/0/6
RedBert (Nautilus) — 0/0/8
KaBuM! — lado vermelho
Parang (Vayne) — 1/3/0
Wiz (Olaf) — 0/2/0
Tutsz (Orianna) — 0/3/0
Disave (Xayah) — 0/2/0
Ceos (Rakan) — 0/1/0
Bans
INTZ: Zoe / Yummi / Elise / Syndra / Cassiopeia
KaBuM!: Orn / Senna / Camille / Lucian / LeBlanc
MVP: Shini
Final de semana para esquecer
O Flamengo encarou a Prodigy para tentar superar a derrota de sábado, e a partida começou agitada, com os Rubro-Negros garantindo o First Blood e o primeiro Dragão das Nuvens. Aproveitando o bom momento, o Fla iniciou o Arauto e viu todos os cinco adversários vindo contestar. Em um belíssimo combo de ultimates de Qiyana e Pantheon, que atordoou todos os jogadores do Flamengo, o atirador Garo garantiu o Double Kill e sua equipe levou o Arauto.A partir deste ponto, a Prodigy passou a colecionar objetivos pelo mapa e se organizar melhor, vencendo praticamente todas team fights. A complicada situação do Flamengo ficou ainda pior após uma armadilha na rota do meio, que terminou com muitos abates para os dois lados, mas com a PRG levando a melhor. Logo depois, a Prodigy executou bom pick off, que resultou em três abates, um Dragão da Montanha e o Barão.
A PRG estava imparável e encaixou mais uma bela team fight na selva, que resultou em dois Double Kill — um para Garo e outro para Aloned —, além da alma da montanha. Sem muitas opções, o Flamengo foi para o covil do Na’Shor e até conquistou o buff, porém, na luta que estourou na sequência, a Prodigy não perdoou e garantiu mais quatro eliminações, com outro Double Kill para Garo. Com a vitória, a PRG invadiu a base adversária, aplicou o Ace e destruiu o Nexus.
Prodigy — lado azul
fNb (Pantheon) — 6/1/13
Yampi (Elise) — 4/1/10
Aloned (Qiyana) — 6/4/10
Garo (Heimerdinger) — 9/0/6
Wos (Alistar) — 0/1/21
Flamengo — lado vermelho
WooFe (Renekton) — 2/7/4
Ranger (Olaf) — 3/3/4
Goku (Viktor) — 0/4/2
Absolut (Aphelios) — 2/4/3
Jojo (Nautilus) — 0/7/3
Bans
Prodigy: Sejuani / Lee Sin / Lucian / LeBlanc / Tahm Kench
Flamengo: Orn / Sett / Senna / Yummi / Varus
MVP: Aloned
Novo líder
Com a derrota do Flamengo, bastava a Vivo Keyd vencer a paiN para assumir a liderança do CBLoL. Os Guerreiros começaram a partida com o objetivo de fortalecer o topo Robo, missão que foi cumprida após dois ganks do caçador Grell que se transformaram em abates para o seu companheiro. Esse início forte garantiu o primeiro dragão, do Oceano, para a Keyd. A paiN não deixou a vantagem adversária se distanciar graças ao Arauto, usado para derrubar a T1 do topo e ainda dar outra cabeçada na T2, e ao Dragão da Montanha conquistado logo depois.A paiN também deu início ao segundo Arauto, porém a resposta da Keyd foi brilhante e os Guerreiros acumularam três abates. Melhor posicionada e com controle do mapa, a Keyd se organizada para que o meio NOsFerus fizesse split push e empurrasse as rotas laterais. Além disso, quando a fase é boa até mesmo quando as coisas pareciam dar errado, acabavam tendo resultado positivo: após os Guerreiros perderem dois jogadores, os outros três estavam no covil do Barão e garantiam o buff.
Para piorar a situação, a paiN fazia escolhas erradas, por exemplo, mandando três jogadores caçar Robo no topo, enquanto o restante da Keyd derrubava algumas T3. Muito mais forte, os Guerreiros ainda adquiriram a alma do Dragão Infernal e partiram como um trator para cima dos adversários. Sem forças para se defender, a paiN apenas assistiu seu Nexus ser demolido e o CBLoL receber um novo líder.
paiN — lado azul
Yang (Sett) — 3/5/2
SeongHwan (Sejuani) — 0/2/5
tinowns (Zoe) — 0/0/2
brTT (Miss Fortune) — 2/1/3
Key (Thresh) — 2/2/4
Vivo Keyd — lado vermelho
Robo (Pantheon) — 4/3/3
Grell (Karthus) — 2/0/7
NOsFerus (Ekko) — 1/1/4
Klaus (Varus) — 3/2/1
Professor (Braum) — 0/1/6
Bans
paiN: Yummi / Senna / Aphelios / LeBlanc / Gnar
Vivo Keyd: Orn / Gangplank / Elise / Leona / Nautilus
MVP: Robo
Fim do jejum
O momento da Redemption não é nada positivo, a última vitória da equipe havia sido na semana 01 e a FURIA Uppercut era a próxima adversária. Os Panteras repetiram a estratégia da Fasting Senna, que trouxe bons resultados no sábado, mas foi a RDP que começou melhor e mais focada nos objetivos, garantindo o Arauto e o Dragão Infernal.
Depois de uma longa luta no topo, a Redemption se deu melhor e conseguiu também o segundo Arauto, usado na rota do meio para destruir a T1 e ocupar o time da FURIA. Enquanto os adversários se preocupavam em defender as torres, a RDP foi para o covil do dragão conquistar o seu terceiro buff, um do Oceano.
Mais tarde, em uma boa ação ao redor do covil, a Redemption garantiu a alma do oceano e ainda coletou mais quatro abates, com um Double Kill de Krastyel. De sobra, a RDP foi para o covil do Barão para ficar com o bônus do Na’Shor. Muito superior, a equipe de Porto Alegre invadiu a base inimiga, tirou dois inibidores do caminho e focou o Nexus para garantir a vitória e encerrar o incomodo jejum.
FURIA Uppercut — lado azul
Tyrin (Gnar) — 3/2/0
Minerva (Trundle) — 0/0/2
Anyyy (Zoe) — 0/5/3
Stepz (Senna) — 0/4/1
Damage (Tahm Kench) — 0/2/3
Redemption — lado vermelho
Glowcore (Renekton) — 1/2/6
Sephis (Sejuani) — 4/0/2
Krastyel (Syndra) — 3/0/5
Patrick (Ezreal) — 5/1/4
BocaJR (Karma) — 0/0/10
Bans
FURIA Uppercut: Aphelios / Sett / Yummi / Camille / Yasuo
Redemption: Orn / Lucian / Karthus / Vladimir / LeBlanc
MVP: Patrick