Destes, a fatia maior do montante ficou com os jogos mobile, que geraram faturamento de 64,4 bilhões de dólares. 4 de cada 5 dólares gastos em jogos em 2019 foram para jogos mobile. Jogos para PC e consoles geraram US$29,6 bilhões e US$15,4 bilhões, respectivamente. Fortnite fechou 2019 com o maior faturamento em um jogo free to play pelo segundo ano consecutivo, com faturamento de US$1,8 bilhões e boa parte disso foi graças as parcerias feitas com grandes franquias consolidadas na cultura pop, como Vingadores e Star Wars.
O relatório da empresa também traz duas observações importantes sobre os jogos triple A. O primeiro é sobre a vinda das grandes franquias para o mercado mobile. Caso dos jogos Call of Duty e Mario Kart, que sempre foram recordistas de vendas nas plataformas onde são vendidas. A chegada destas franquias para os dispositivos móveis se mostrou uma boa estratégia de negócio para as publishers.
Em contra-partida, os jogos triple A sofreram uma queda de 5% no faturamento se comparado ao ano anterior. Jogos como Red Dead Redemption 2, Monster Hunter: World e Marvel's Spider-Man foram títulos com grande volume de vendas em 2018 e, segundo o relatório, em 2019 a quantidade de títulos com apelo que estes tiveram foi menor, o que ocasionou a queda.
A Realidade Virtual continua em ascensão, com uma significativa alta de 26% no faturamento em 2019, o que corresponde a um faturamento de US$6,3 bilhões. A popularização da tecnologia e a facilidade no acesso a ela, além de novos lançamentos em óculos para uso do VR favoreceram este mercado.
Fonte: SuperData