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Gírias de League of Legends (PC): um dicionário rápido para iníciantes (parte 2)

O guia do dialeto dos jogadores de League of Legends, agora com termos um pouco mais avançados.

Essa é a segunda parte da lista de gírias e termos usados no universo de League of Legends, na qual vamos abordar termos mais complexos. Não esqueça de conferir a primeira parte com os termos básicos para começar suas aventuras em Rift.

O dicionário dos Desafiantes

A

  • Acampar - Quando um Campeão inimigo, normalmente um Jungler, presta mais auxílio a uma rota específica do que às outras.
  • Aggro - O "aggro" significa que você é alvo de uma unidade ou torre. Você pode sair do aggro de uma torre saindo do seu alcance, ou saindo do campo de visão no caso de tropas e unidades inimigas ou neutras. Também pode ser usado como verbo.
  • AOE - São habilidades que atingem uma área em vez de apenas um personagem.
  • Aura - Uma habilidade passiva que não se aplica apenas ao Campeão que a tem, como também os outros dentro do alcance da aura. Uma passiva compartilhada.

B

  • Backdoor - Significa atacar torres e a base de seus inimigos sem o apoio de suas tropas, normalmente pelas costas do time adversário.
  • Bait - É fazer com que um ou mais inimigos se aproximem para criar uma emboscada com sua equipe.
  • Banir - Em partidas ranqueadas ou escolha alternada, cada time tem o direito de desabilitar 5 Campeões que poderiam ser utilizados naquela partida. Geralmente abreviado como ban. Pode ser usado como verbo ou adjetivo.
  • Bounceback - É a estratégia de empurrar a wave de minions até a torre inimiga para que a wave aliada e a inimiga se encontre no meio da rota novamente.
  • Buff - Um efeito que aumenta, normalmente em caráter temporário, um ou mais atributos de um Campeão. Também pode significar que um Campeão teve um aumento de poder de uma atualização para outra e pode ser usada como verbo e adjetivo.
  • Burst - Significa dar muito dano em um curto período de tempo. Pode ser usado como verbo ou adjetivo.

C

  • Carregador - Um tipo de personagem que, quando jogado de forma correta, vence as batalhas tardias para a equipe. Normalmente são fracos no começo da partida e requerem experiência, ouro e itens para ficarem fortes. Mais conhecido em Inglês como "carry".
  • Comp - Refere-se à composição de campeões da equipe (team composition), que pode ser criada para fins específicos.
  • Counter - Essa expressão é usada em situações onde uma escolha é baseada nas fraquezas do inimigo. Pode ser usado para campeões, itens ou estratégias.
  • Counter Gank - Se refere ao ato de realizar um gank em uma determinada rota logo após o time inimigo ter gankado aquela rota.
  • Counter Jungle - Quando um jungler invade a selva inimiga e "rouba" o abate dos monstros neutros de lá ou derrota o jungler inimigo em seu próprio território.

D

  • Dive - Quando um ou mais Campeões se arriscam dentro do alcance da torre inimiga para conseguir um abate.
  • DOT - É como chamamos quando um dano não é causado todo de uma única vez e sim dividido em pequenas quantidades ao longo de um período de tempo. Mais conhecido em Inglês como "Damage Over Time".
  • Draft - Estágio pré-partida em que são feitos os banimentos e as escolhas de Campeões.
Escolha seu campeão.

E

  • Elo - Sua classificação em partidas ranqueadas. Ao todo são  9 divisões: Ferro, Bronze, Prata, Ouro, Platina, Diamante, Mestre, Grão-mestre e Desafiante.
  • Engage - É quando você avança em um inimigo e entra em combate com ele.
  • Execute - Ser abatido por uma torre ou monstro neutro sem um herói inimigo levar o crédito e o ouro.

F

  • Face Check - Ato de entrar em um arbusto sem ter visão do que tem dentro dele. Para contornar isso, use sentinelas ou habilidades que dão visão.
  • Fair Play - Significa "Jogada Justa". Em League, também pode significar dar espaço para um inimigo voltar para o jogo após não ter conectado.
  • Flank - Cercar a equipe inimiga com a finalidade de forçar uma luta surpresa. Também pode ser usado como verbo.
  • Freezar - Controlar o fluxo das ondas de tropas inimigas para que elas colidam com as suas tropas próximo a sua torre para fazer com que o seu oponente de rota se exponha a riscos caso queira farmar.

G

  • Gap Close - Qualquer habilidade que facilite no posicionamento do seu campeão para que ele chegue mais perto do inimigo.
  • GPM - Do inglês Gold per Minute, indica a sua média de ouro coletado dividido por cada minuto de partida.

H

  • Harass/Poke - É quando um Campeão reduz a vida do seu oponente aos poucos com ataques espaçados. Normalmente acontece na fase de rotas, aproveitando bem um bom posicionamento para atacar sem sofrer nenhum dano de volta.

I

  • IK - Quando o dano do Burst é tão alto que mata o inimigo. Sigla do inglês “Instant Kill”.
  • Insec - Jogada em que se posiciona atrás de um campeão inimigo, geralmente o oponente mais frágil, e o empurra em direção ao seu time utilizando alguma habilidade.
  • Invade - Entrar no território inimigo no começo da partida, normalmente para roubar algum objetivo ou preparar uma emboscada.

K

  • Kite - técnica de jogo avançada que consiste em alternar ataque e movimento. É usada principalmente para perseguir ou fugir de um Campeão inimigo enquanto continua causando dano.
  • KS - Abreviação de "kill steal"; em Português "roubar um abate". Quando um jogador apenas contribui com o último golpe no abate de um Campeão inimigo.

L

  • Leash - Quando um Campeão dá o primeiro ataque em um monstro da selva e recebe uma parte do dano para que o jungler consiga eliminar o monstro sem perder tanta vida. Um bom "leash" também envolve contribuir com dano, cura, escudos e outras habilidades que ajudem o jungler e eliminar o monstro com mais eficiência. É muito comum fazer isso logo no início da partida.
Trabalho em equipe faz tudo ser mais fácil.

M

  • Macro - Conceitos estratégicos do jogo que são feitos em equipe.
  • Meta - É o conjunto de estratégias e estilos de jogo que são comuns no momento. Vale lembrar que o metagame é bem fluido e muda bastante conforme campeões, itens e habilidades são introduzidas ou modificadas.
  • Mia - Quando um campeão não está ou some de uma das rotas, podendo indicar um gank.
  • Micro - Estratégia e jogadas que você consegue fazer individualmente.

O

  • Outplay - Quando jogador supera o outro em habilidades, normalmente com uma jogada de difícil execução.

P

  • Pick Off - Quando um jogador é eliminado sozinho por estar fora de posição.
  • Power Spike - Ponto do jogo onde um campeão está em seu ponto mais forte.
  • Proxy - Estratégia avançada de farmar entre a T1 e a T2 do inimigo.
  • Push - Significa eliminar tropas inimigas rapidamente, visando avançar na sua rota e/ou destruir um objetivo (Torre, Inibidor, Nexus).

R

  • Ragequit - Abandonar um jogo por raiva, algo que não deve ser feito, pois prejudica a equipe. Brigar com a equipe pode ser classificado como Atitude Negativa e, se reportado, é investigado e pode receber medidas de reforma, como restrições de chat e suspensão do jogo.

    Sair de uma partida também tem consequências. O Leaver Buster pode agir no jogador que dá ragequit, dando um tempo de espera longo para que ele possa se acalmar antes de entrar em outras partidas.
  • Roaming - Quando um Campeão não fica parado em sua rota e passa pelas demais partes do mapa, criando espaço para ganks e tomadas de objetivos.
  • Rush - Se dirigir rapidamente a algum ponto do mapa no intuito de pressionar algum objetivo. O termo também pode ser sinônimo de "adiantar" ou "acelerar" alguma coisa no jogo, como por exemplo, a construção de um item.

S

  • Safe - Quando alguém joga embaixo de sua torre, ficando em segurança.
  • Skirmish -  Lutas pequenas, como 2v2 ou 3v3.
  • Smurf - Como é chamada uma conta "secundária" de um jogador, que não seja sua principal. Normalmente indica uma conta de level baixo sendo usada por um jogador mais experiente do que aparenta.
  • Snowball -  Aproveitar uma vantagem sua em cima de um adversário para colocar ainda mais pressão, conquistar objetivos e expandir ainda mais essa vantagem.
Não é esse tipo de Snowball.
  • Split Push - Pressionar uma rota lateral enquanto ao mesmo tempo o time pressiona outra rota no intuito de capitalizar objetivos. Geralmente feito por Campeões que têm algum tipo de mobilidade para sobreviverem em caso de alguma emboscada ou tenha facilidade para duelar sozinho contra múltiplos inimigos.
  • Sustain - Termo usado para definir a durabilidade de Campeões que conseguem ficar em sua rota sem precisar voltar para a base com frequência. Habilidades com efeito de cura, roubo de vida e itens de recuperação de mana são formas de aumentar seu sustain.

T

  • Tribush - Como são chamados os arbustos em formato de estrela de 3 pontas que estão nos dois lados do rio, nas partes norte e sul.
  • Troll - Pessoa que intencionalmente quer estragar a experiência do jogo. Exemplos: ficando parado na base; morrendo de propósito para o time inimigo.  Se reportado ao final da partida, é investigado e pode receber medidas de reforma, como restrições de chat e suspensão do jogo.

    Importante: Não confunda com um jogador que está tendo dificuldades no jogo. Você ter uma partida ruim não te torna um troll.

Z

  • Zoning -  É uma técnica de jogo onde você aproveita do alcance do seu Campeão e de um bom posicionamento para forçar o recuo do seu oponente. Assim, você o coloca em uma posição desfavorável para atacar e para dar últimos golpes nas tropas.
Revisão: Farley Santos

Jojotard assumido, verdadeira identidade de Jarro Plumaluz, inventor hextech, keyblade master, pirata do bando do chapéu de palha e homunculo da inveja.
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