Quanto aos western, estes resistiam bravamente, como muitos dos heróis e anti-heróis que apresentavam nas telas. Dances with Wolves (“Dança com Lobos”), de 1990, arrebatou milhares de pessoas mundo afora e hoje é considerado um filme cult. Mesmo títulos famosos como Back to the Future (“De Volta Para o Ffuturo”), lançado no mesmo ano, se inclinaram ao gênero — no terceiro filme da trilogia — e mesmo desenhos animados embarcavam no faroeste, como An American Tail: Fievel Goes West e Wild West COW-Boys of Moo Mesa — ambos com bastante sucesso na TV.
Dances with Wolves: a perspectiva de câmera colocando o homem branco sem destaque em relação aos nativos representa a evolução do cinema western à época. |
Billy the Kid Returns!
- Console: PC (sistema operacional MS-DOS)
- Geração de consoles: não se aplica
- Ano de lançamento: 1993
Cada estágio possui uma explicação para situar o jogador na história do anti-herói. |
Billy the Kid Returns! se destaca porque tenta apresentar ao jogador a história de vida de Billy the Kid (embora não se conecte ao filme homônimo de 1938), desde suas fugas miraculosas até seu embate final contra o xerife Pat Garrett e seus homens — famosos por finalmente serem os responsáveis pela morte do famoso “criminoso”. Embora o jogo possua algumas passagens não condizentes com a história de Billy the Kid, é interessante por apresentar ao público um personagem real, em vez de uma criação “meia-boca”.
Lethal Enforcers II: Gun Fighters
- Console: Arcade / Mega Drive / Sega CD
- Geração de consoles: 4ª geração (aplicável a Mega Drive e Sega CD)
- Ano de lançamento: 1994
Jogos western nesse estilo já viram dias melhores... |
Basicamente o personagem controlado pelo jogador é um pistoleiro que está à procura de criminosos que atacam uma cidadezinha qualquer no estereótipo do Velho Oeste e deve se atentar para não atingir civis ou agentes da lei. Ao longo do jogo, armas como espingardas e até mesmo um canhão são disponibilizados. A versão para Sega CD era levemente superior em gráficos e sons ao port para Mega Drive.
Wild Guns
- Console: SNES
- Geração de consoles: 4ª geração
- Ano de lançamento: 1994
Absurdo, mas um dos melhores representantes do gênero. |
O enredo conta a história de Annie e Clint, dois caçadores de recompensas que buscam vingança pela morte da família de Clint. A despeito de comumente ser taxado como um jogo com influências sci-fi e steampunk, é certo que elementos do western spaghetti estão presentes em todo o conjunto da obra: vingança, caçadas a recompensas e brutais embates com armas pesadas. Embora boa parte dos inimigos enfrentados sejam robôs ou máquinas, é um título altamente recomendado para os fãs de faroeste.
Oregon Trail II
- Console: PC
- Geração de consoles: não se aplica
- Ano de lançamento: 1996
Visualmente mais agradável que o título original. |
As mecânicas e jogabilidade não se alteraram em demasia, sendo mais impactante por suas melhorias visuais e aspecto “ético” do que pelo produto em si.
Wild Arms
- Console: PS
- Geração de consoles: 5ª geração
- Ano de lançamento: 1996
Os demais jogos da franquia destacariam ainda mais os conceitos western. |
O jogo se passa no início da Revolução Industrial, com máquinas sendo empregadas no dia-a-dia, ao passo que os personagens precisam lidar com a utilização de “tecnologia destrutiva” (no caso, armas de fogo), a qual é considerada (por sua obviedade) perigosa e, portanto, proibida.
Outlaws
- Console: PC
- Geração de consoles: não se aplica
- Ano de lançamento: 1997
Outlaws foi pioneiro na utilização de armas com zoom, como o rifle de longo alcance. |
O jogo possui visão em terceira pessoa e, a despeito de ter competidores de peso, como Quake, foi muito elogiado por sua trilha sonora, que ficou sob os cuidados de Clint Bajakian, que desenvolveu uma mistura entre elementos de suspense e de western.
America
- Console: PC
- Geração de consoles: não se aplica
- Ano de lançamento: 2001
Welcome to America! (Or not.) |
Como a maioria dos jogos do gênero estratégia, as missões consistem em fazer com que a “tribo” escolhida sobreviva e se desenvolva, além de expandir seu território.
O futuro estará nas mãos das novas gerações
Muitos jogos lançados entre os anos 1990 e 2000 buscaram se renovar, seja pela mistura de gêneros, como Wild Arms e America, seja pela busca de profundidade nos enredos. Como dito no início deste artigo, alguns atingiram seus objetivos, enquanto outros foram esquecidos.A única certeza que havia é que o western não desistiria tão facilmente de sua audiência e, com a nova geração de consoles, a tendência seria de melhores e maiores jogos do gênero. Os fãs mal podiam esperar.
Revisão: Ives Boitano