A edição deste ano da Comic Con Experience (CCXP) manteve a tradição de dedicar um espaço do pavilhão de exposições para os esportes eletrônicos. Diversas modalidades passaram pelo palco da Oi Game Arena e ofereceram ao público uma pequena amostra da emoção proporcionada pelos eSports. Foram realizados desde campeonatos universitários até mesmo etapas que valiam vagas para torneios internacionais.
Entre uma disputa e outra, a Copa Teamfight Tactics está entre as que mais despertaram curiosidade. Afinal, o auto chess de League of Legends, lançado neste ano, ainda não conta com cenário competitivo estabelecido e essa foi a primeira vez que um campeonato do game aconteceu em um grande evento. Brigavam pelo título oito influenciadores e streamers: Daniels, Kyure, Mit, LeoMane, Pimpimenta, Rakin, Kalera e Ken Harusame.
Para determinar o campeão, foram jogadas quatro partidas, sendo que a posição final dos participantes em cada uma delas resultava em certa quantidade de pontos somados ao ranking geral. A copa começou mostrando que a composição de Druida e Bosque realmente é a mais poderosa no early game deste patch atual. Quem conseguia antes as peças de duas estrelas dessas classes/origens quase sempre largava com boa vantagem.
Porém, o momento de transição da composição se revelou o principal divisor de águas. No primeiro jogo, Pimpimenta manteve os 100 pontos de vida até o estágio 3-2, no entanto viu a força de seu time diminuindo e ficou em quarto. Já Daniels, no terceiro game, viveu algo parecido ao vencer todos os confrontos até o estágio 4-6 e depois engatou sequência de derrotas que o fez terminar na quarta posição.
A briga pelo campeonato parecia definida depois de Mit ter vencido as duas partidas iniciais. Mas, ele encontrou dificuldades para fortalecer a composição no terceiro jogo — já que os demais competidores compravam antes as peças-chaves que encaixariam no time dele. Com isso, a vitória ficou com LeoMane e Mit teve que se contentar com a medalha de bronze no jogo de número três.
O resultado fez com que LeoMane, Mit e Ken Harusame entrassem no duelo decisivo com chances reais de título. No momento derradeiro, graças à um Singed duas estrelas e equipado com itens perfeitos, LeoMane ganhou o jogo final e se tornou campeão da Copa Teamfight Tactics.
Outras competições
A Oi Game Arena também recebeu as finais do Torneio Universitário de eSports (TUES). No campeonato de Clash Royale, o vencedor foi Randall, estudante de engenharia no Instituto Federal do Piauí (IFPI). Já em Rainbow Six: Siege, o troféu ficou com a equipe Teckmac — representante da Universidade Presbiteriana Mackenzie. No League of Legends, a Falkol Storm conquistou seu hexacampeonato do TUES. Por fim, a UTFPR de Pato Branco garantiu a vitória no CS:GO e a taça do eFootball PES está na prateleira de Vitor "MITO" Abdalla, da UFF.A CCXP ainda sediou a etapa brasileira do M.A.C. Challenge de Just Dance. O participante Tiago Silva, de Brasília, se consagrou campeão da categoria masculina, enquanto Aynne Allana, de Belo Horizonte, garantiu o título do feminino. Ambos representarão o nosso país na disputa final latino-americana, que acontece no ano que vem.