Está definida a grande final do Mundial 2019 de League of Legends. FunPlus Phoenix e G2 Esports se enfrentarão no próximo domingo (10), em Paris, pelo direito de levantar a Summoner's Cup e garantir o título mais importante da temporada. É a segunda vez consecutiva que o campeonato será decidido entre uma equipe da China e outra da Europa — em 2018, a Invictus Gaming bateu a Fnatic e levou a taça para o Oriente.
A FunPlus Phoenix garantiu sua vaga na final ao bater a Invictus Gaming em um clássico regional. O sonho do bicampeonato da IG começou a ruir logo na primeira partida da série Melhor de Cinco (Md5), quando a FPX precisou somente de 28 minutos para derrubar o Nexus da base rival. Os atuais detentores do título mundial conseguiram o empate no duelo seguinte, porém, foram dominados nos outros dois. Com o placar de 3x1, a FunPlus Phoenix se tornou a primeira finalista.
Já a G2 Esports precisou encarar a temida SK Telecom T1 — em uma reedição da semifinal do último Mid-Season Invitational (MSI). Porém, os coreanos não aproveitaram a chance da revanche e mais uma vez foram eliminados pelos europeus. A Md5 pôde ser resumida em duas palavras: tensão e imprevisibilidade. Em todas as partidas, era impossível afirmar quem sairia com a vitória até o momento em que o último golpe no Nexus fosse desferido. Com vantagens sendo revertidas a todo momento, G2 e SKT proporcionaram um verdadeiro espetáculo, com os europeus vencendo por 3x1.
A derrota da SKT fez com que a Coreia não tenha representantes na decisão pelo segundo ano seguido. O país que dominava o competitivo internacional até 2017 — sempre com, pelo menos, um time disputando o título mundial — teve como última campanha mais vitoriosa o MSI 2018, quando a Kingzone DragonX chegou na final e perdeu para a Royal Never Give Up, da China. Desde então, os coreanos pararam nas quartas-de-final do Mundial 2018 e nas semifinais do MSI e Mundial de 2019.
FunPlus Phoenix e G2 Esports chegam pela primeira vez na decisão e a equipe europeia pode fazer história. Além do título inédito, o time busca encerrar os sete anos de hegemonia dos asiáticos. Depois que a Fnatic foi campeã da season one, em 2011, o campeonato passou a ser completamente dominado pelos orientais. A G2 também briga pela tríplice coroa inédita, ou seja, quer ser a primeira organização a conquistar na mesma temporada seu torneio regional, MSI e Mundial. A grande final será transmitida ao vivo nos canais oficiais da Riot Games (YouTube, Twitch e site).
Mundial 2019 — final
Dia 10/11, a partir das 09h (horário de Brasília)
- FunPlus Phoenix x G2 Esports